Pregação sobre fé

0

Pregação sobre fé, terá um efeito extraordinário sobre a vida do ouvinte, despertando nele  a capacidade de crer, portanto,  alguém com determinação.  Desta forma, ele se tornará  fortalecido para enfrentar os grandes obstáculos no caminho e conquistar seus sonhos.

Pregação sobre fé

A fé é o firme fundamento das coisas  que se esperam, e a prova das coisas que não vemos. Levar o publico a colocar a fé em prática, e ensiná-los a mergulhar no rio em busca de tesouros.  fé realmente, é o ato de mergulhar no sobrenatural.

Quais os motivos para escolher a pregação sobre a fé?

Por certo, a pregação sobre a fé, caberá em qualquer momento ou lugar. Poderá ser ministrado ao mais variado público, pois  falar de fé, é dar a receita de um remédio sem contra-indicação, o qual poderá sanar os mais difíceis dilemas.

Quem são os preletores que fazem pregação sobre a fé?

Muitos preletores pregam e mostram suas experiencias por meio da fé. Dentre eles estão:

  • Billy Graham
  • Tiago Brunet
  • Marco Feliciano
  • Paulo Junior
  • Helena  Tannure
  • Claudio Duarte
  • Padre Fábio de Mello
  • Marco Feliciano
  • Isa Reis
  • Lucinho Barreto e outros.

Pregadores com pregação sobre a fé  que influenciaram gerações: John Wesley

Foram muitos pregadores que foram verdadeiros instrumentos de Deus por pregarem e viverem a genuína fé. John Wesley se encontrava entre eles

Biografia de John Wesley

John Wesley (1703-1791) foi um reverendo anglicano e teólogo britânico. Foi o líder e precursor do Movimento Metodista ocorrido na Inglaterra no século XVIII. Responsável por fazer pregação sobre fé. 

John Wesley (1703-1791) nasceu em Epworth, na Inglaterra, no dia 17 de junho de 1703. Filho de um sacerdote anglicano foi o décimo quinto filho de uma família de dezenove irmãos. Estudou durante seis anos na escola de Charterhouse, em Londres.

Em 1720 foi para a Christ Church College, em Oxford. Em 1726 foi eleito membro da Lincoln College. Foi ordenado diácono para o Ministério Anglicano, e passou a acompanhar seu pai na direção da Igreja Anglicana.

Em Oxford, Wesley se reunia com um grupo de estudantes, entre eles, seu irmão Charles Wesley e o pastor Jorge Whitefield, com a finalidade de estudar as Escrituras e praticar a religião com fidelidade.

Fizeram votos para levar uma vida santa, comungar uma vez por semana, orar diariamente e visitar os enfermos encarcerados com certa regularidade. Também reservou três horas diárias para estudar a Bíblia. O grupo passou a ser chamado pelos colegas universitários de “Santo Clube”.

A intervenção de John Wesley na  Revolução Industrial 

Nessa época, a Inglaterra vivia uma Revolução Industrial, e o número de desempregados e mendigos era enorme, levando John Wesley a se interessar pela questão social e pela miséria.

Passou a fazer pregações, onde reunia um grande número de pessoas na Inglaterra e na Irlanda. Fez campanhas para diversas questões sociais, entre elas, a reforma do sistema educacional e prisional.

Após a morte de seu pai, Wesley estava cheio de dúvidas e aceitou o convite para pregar o Evangelho em uma colônia da Geórgia. A bordo de um navio, seguiu em viagem para os Estados Unidos, onde permaneceu entre 1736 a 1738. Na Geórgia, Wesley atraia uma multidão para ouvir suas pregações]

Apesar de Wesley ter a intenção de permanecer como membro da Igreja Anglicana, em 1740, quando os seus seguidores foram excluídos da comunhão, ele passou a administrar a comunhão durante as suas reuniões e fazer pregação sobre fé.

Wesley a superação

Como os púlpitos da Igreja Anglicana estavam fechados para os irmãos Wesley e para Whitefield, este decidiu fazer as pregações ao ar livre, o que fez um enorme sucesso, e logo os irmãos Wesley seguiram o mesmo exemplo.

John e Charles organizaram pequenas sociedades e classe dentro da Igreja da Inglaterra, com o objetivo de estudar a Bíblia, orar e pregar. Seus trabalhos logo foram difundidos em vários países, principalmente nos Estados Unidos e na Inglaterra, reunindo milhares de integrantes, deixando um legado de 300 pregadores itinerantes e mil pregadores locais.

Só após a morte de Wesley, a Igreja Metodista se organizou como Igreja propriamente formada. Primeiro nos Estados Unidos e depois na Inglaterra.

John Wesley faleceu em Londres, Inglaterra, no dia 02 de março de 1791.

Vídeo sobre  John Wesley

Foram muitos os que plantaram a semente da fé, dentre eles, trouxemos o virtuoso John Wesley. Assistam o vídeo, e acreditem, foi verdade!

Como iniciar a pregação sobre  fé ?

Como toda boa pregação, comece pela oração. Peça a Deus sabedoria, para falar sua palavra. Escolha um dos diversos versos da Bíblia que falam sobre a fé. Temos como exemplos:

79 Versículos da Bíblia para pregação sobre Fé

Fé parte 1

Por isso, vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis.

 

 
Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor.

 

 
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.

 

 
Porque andamos por fé e não por vista.

 

 
Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.

 

 
Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte.

 

Fé parte 2

 
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.

 

 
Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?

 

Fé parte 3

Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso, alcançando o fim da vossa fé, a salvação da alma.

 

 
Sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência.

 

 
E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê.

 

 
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crês tu isso?

 

 
Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas.

 

 
Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

Fé parte 3

 
Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.

 

 
E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.

 

 

Fé parte 4

 
E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.

 

 
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

 

 
E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede.

 

 
Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos.

 

 
Pela fé, também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.

 

 

Fé parte 5

 
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

 

 
Está escrito: “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo”.

 

 
Assim diz a Palavra de Deus: “Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.”
 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

 

( Fonte )

Como escolher uma pregação sobre a fé ?

A pregação sobre a fé poderá ser exposta a qualquer publico, seja homem, mulher, jovem e até criança.  É lógico que cada publico, a mensagem deverá ser ajustada com a linguagem e capacidade de intendimento, assim:

  • Pregue para crianças, por meios das histórias bíblicas, como a história de Davi e Golias, Moisés e o mar vermelho…use ilustrações, fantoches e linguagem simples
  • Fale sobre a fé para mulheres em uma linguagem emotiva, contando sobre os milagres alcançados para suas famílias…
  • Comente sobre a fé para os homens, contando sobre a coragem dos grandes líderes na bíblia, suas guerras vencidas e conquistas por intermédio de sua confiança em Deus.

Como fazer uma pregação sobre a fé?

O esboço a seguir, servirá simplesmente como modelo, para direcioná-lo como conduzirá a preleção de forma organizada, para deixar a mensagem clara para o público. No entanto, entenda que você deverá orar a Deus e pedir-lhe orientação dentro de sua Palavra ( Bíblia) para conseguir ter exito na pregação.

Esboço de pregação sobre a fé

Um sermão sem a unção, conhecimento e colaboração do Espírito Santo de Deus, torna-se enfadonha! Então, ser quer ser eloquente, ore e leia a Palavra de Deus antes de pregar! 

Tema – introdução

Primeiro , após ter já em casa, escolhido o verso chave da pregação, faça a  Leitura do texto bíblico para a igreja. Aqui um exemplo: ” Se tu puderes crer” ,  poderá usar como base a passagem bíblica exposta em Marcos capitulo 9, verso 14 , sobre um pai de família, pedindo  a cura de seu filho; a mulher do fluxo de sangue; o centurião…

Introdução da pregação

Para introduzir,  após saudar o publico, e agradecer ao responsável  pelo convite ou oportunidade para a preleção, convide todos para a leitura da palavra. Você poderá usar após a leitura, como abertura da mensagem, um acontecimento , ou testemunho de algo que recebeu por meio da fé, ou algum relato que conheça, e venha abrir caminho para a mensagem.

Desenvolvimento – Explicação do texto

Enriqueça seu sermão  associando o verso escolhido para a pregação a outras passagens bíblicas que lhe dê embasamento. Um bom exemplo é a passagem acima citada, quando o pai de família vai até Jesus pedir que cure seu filho epilético.

O homem disse a Jesus, que seus discípulos já haviam orado pelo rapaz, mas, nada havia acontecido. Jesus então, percebeu que o homem não havia recebido seu milagre, não pelo fato da oração dos discípulos ter sido fraca, mas por ele não acreditar como devia.

Em contraste com essa passagem, poderia ser usado a história da mulher, que rompeu a multidão,  tocou na orla das vestes de Jesus e sarou.

O Mestre quis ensiná-lo, que qualquer benção, só será liberada, a partir do momento em que a pessoa necessitada, acreditar de verdade que Deus pode realizar o que ela pede. 

Mostre o tema do estudo para a igreja

Durante o sermão, fale pelo menos três vezes o tema da pregação. Se possível,  peça a igreja que repita com você. Busque deixar a marca da Palavra.

Argumentação

(Aqui entram as separações em pontos: ponto 1, ponto 2, ponto 3 …)

Ponto 1

Pode-se usar o ponto 1 por exemplo, para ligar outro versículo, ao texto chave. Fale um pouco, sobre  o significado da palavra fé, e comente  que Jesus comparou a fé do tamanho de um grão de mostarda a tamanha eficiência, que é capaz de mover uma montanha.

Ponto 2

Desenvolva a mensagem, apropriando-se de uma história bíblica. Pode ser sobre Gideão e os trezentos, Pedro andando sobre as águas… Explore bem as passagens bíblicas. Use exemplos da vida atual, como contar uma benção recebida, etc.

Ponto 3

No ponto 3, você poderá dar uma pausa, e levar o público a refletir. Poderá, portanto, pedir para que perguntem para si mesmos, qual o tamanho de minha fé em Deus?

Leve-os a refletir que, se tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão tirar de sua frente, uma montanha de problemas

Você poderá contar, a experiência de um milagre vivido, ou mesmo, um testemunho que ouviu de alguém, relacionado ao assunto, o qual funcionará para acender a fé dos ouvintes.

Conclusão da pregação sobre a fé

É na conclusão que na maioria das vezes, o povo fica mais emocionado, pois a Palavra foi penetrando em seu íntimo. Nela você fará, a comparação dos tópicos desenvolvidos, e os interpretará à luz da bíblia. Por isso é necessário oração, para que o efeito seja poderoso, em uma verdadeira pregação sobre a fé.

No final, se você desejar, poderá pedir para vir a frente, as pessoas que desejam receber a Jesus como Salvador, pois esse é o maior ato de fé. Ou se todos já forem cristãos, poderá convidá-los a orar com você para que Deus lhes ajude a crer mais Nele e em seu grande poder.

Pregação sobre fé – Pregadores atuais- Tiago Brunet

Tiago Brunet é casado, pai de 3 filhos, graduado em teologia, Mestre em Coaching, Fundador da Casa de Destino, CEO do Instituto Destiny, Autor e Escritor dos livros: O Maior Poder do Mundo, 12 dias para Atualizar a Sua Vida (best seller em diversos países), Rumo ao Lugar Desejado e Dinheiro e Emocional

Assista uma poderosa pregação sobre a fé com Tiago Brunet

Exercícios com o texto: Pregação sobre fé

Sabia que quase todo bom pregador, tem uma história de pregar primeiro para o espelho, ou para uma plantação? Grandes homens de Deus, inciaram seu ministério falando sozinhos, e sem um público expressivo para os escutar.

Passo a passo para o exercício pregando no espelho – Pregação sobre fé

  1. O desafio é você construir seu próprio sermão sobre a fé
  2. Monte-o seguindo os exemplos dados nesse artigo
  3. Se colocar diante do espelho e pregue para você mesmo
  4. Esse método fará com que você ganhe segurança, e se torne mais desinibido.
  5. Ele aumenta auto confiança, e desprende a pessoa que necessita falar em publico.
  6. Após o treino, marque uma pequena reunião e apresente seu sermão para alguns amigos, e veja o que acontece!

Até mesmo em um ensaio, Deus pode fazer coisas grandes.

Fim

Se você gostou do texto de Pregação sobre fé, continue nos seguindo! Temos muitas novidades para compartilhar com você!Caso deseje conhecer mais sobre nosso trabalho, temos uma diversidade de textos e estudos, para ajudá-lo a entender melhor os assuntos sobre fé e religião. Fique conosco!

Um grande abraço, e até breve!