Problemas ambientais: causas e consequências

0

Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com o nosso modo de viver, com base no uso de práticas biológicas, e nesse post vamos trabalhar com o “Problemas ambientais: causas e consequências”.

Onde vamos mostrar o modo de se relacionar das pessoas baseada em práticas biológicas, que demonstram através de vários fatores do dia a dia.

Problemas ambientais: causas e consequências

Os problemas ambientais estão presentes na vida das pessoas de diversas formas, sendo que a maior parte desses problemas, são causados por ações dos homens com suas transformações.

A partir das transformações feitas pelos homens são causados diversos problemas, que atingem bastante a vida e a forma de viver das pessoas.

Exploração da Natureza

A exploração da Natureza é uma ação que é feita diariamente em diversos lugares, que podem ser com o uso de práticas de diferentes explorações.

Resultado de imagem para Exploração da Natureza

No Brasil a exploração e o uso de recursos naturais em alguns lugares ainda é dentro da norma, mas em alguns lugares tem uma exploração bastante desorganizada, como por exemplo o desmatamento desenfreado.

Uso dos Recursos Naturais

Existem diferentes formas de aproveitar os recursos naturais, tais como: a prática da agricultura, caça, pesca, extrativismo mineral e vegetal, entre outras atividades socioeconômicas. Sendo que as vezes o uso exagerado dos recursos naturais causas danos enormes.

Vídeo sobre Exploração e uso de recursos naturais:

Mudanças climáticas

As mudanças climáticas são muito frequentes nos dias atuais, o que deixa o clima muito diferente, de alguns tempos atrás.

Resultado de imagem para Mudanças climáticas

Algumas mudanças climáticas estão presentes em nossos dias e são as que mais observamos, como: invernos de longo tempos, varões de muito tempo, desastres naturais como furacão.

Aquecimento Global

O aquecimento global é, sim, uma mudança climática que vem acontecendo ao longo dos anos, mas não a única. Além disso, não é a primeira vez que nosso planeta sofre mudanças no clima a nível global. É um pouco mais difícil visualizarmos a questão das mudanças climáticas, pois as escalas de tempo envolvidas são muito grandes, e seus impactos são menos imediatos.

Vídeo sobre mudanças climáticas:

Efeito estufa

O efeito estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases na atmosfera, os quais formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor.

Imagem relacionada

Esse processo é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário. Sem ele, certamente nosso planeta seria muito frio e a sobrevivência dos seres vivos seria afetada.

Vídeo sobre Efeito estufa:

Desmatamento

O desmatamento é uma grande desastre que acontece nas florestas tanto mundial como brasileiras, fazendo o desaparecimento completo e permanente de florestas, atualmente causado em sua maior parte por atividades humanas.

Resultado de imagem para desmatamento

No Brasil, houve um grande avanço no desmatamento com a chegada dos portugueses em 1500, os quais exploravam o pau-brasil para venda na Europa.

Causas de Desmatamento

  • Atividade agrícola e pecuária, responsável por 80% do desmatamento mundial;
  • Urbanização;
  • Exploração comercial de madeira, principalmente madeira de lei.

Vídeo sobre desmatamento:

Erosão

A erosão é um processo natural, que nas últimas décadas tem sido muito maior pela ação humana (desmatamento, urbanização, queimadas, práticas agrícolas, exploração de minérios, etc.), que corresponde ao desgaste das rochas e dos solos.

Resultado de imagem para Erosão

A erosão atua na formação dos relevos e pode ocorrer pela ação dos ventos, das chuvas, dos rios, das intempéries do clima, dentre outros.

Tipos de Erosão

Erosão geológica é uma erosão que é causada pela própria natureza, através de fenômenos naturais que acontecem como chuvas.

Erosão acelerada, é a erosão que é causada pelas ações do homem como desmatamento.

Vídeo sobre Erosão:

Poluição da água

A poluição da água é um grande desastre que acontece por falta de pessoas conscientizadas,  que desfrutam da água e não pensam em cuidar, achando que nunca se acaba.

Resultado de imagem para poluição da água

Poluição da água é a degradação da qualidade da água a ponto de: prejudicar a saúde, a segurança e o bem-estar da população; criar condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetar desfavoravelmente a biota; afetar desfavoravelmente as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente.

Causas da poluição da água

A ação humana é a principal responsável pela poluição da água. As principais fontes de poluição da água são as atividades agrícolas, domésticas e industriais.

A atividade agrícola é potencialmente poluidora porque o uso de pesticidas e fertilizantes químicos pode infiltrar no solo e atingir o lençol freático.

A atividade das indústrias gera diversos tipos de resíduos poluentes que podem ser lançados nos rios e no mar.

A atividade doméstica tem destaque pelo uso de detergentes, os quais potencializam o crescimento do fitoplâncton e algas que, quando morrem, esgotam a oferta de oxigênio.

Assim como ocorre com os lixões, a contaminação da água por resíduos de cadáveres deve-se pela infiltração de substâncias no solo.

Vídeo sobre Poluição da água:

Poluição do solo

A Poluição do Solo é toda e qualquer mudança em sua natureza (do solo), causada pelo contato com produtos químicos, resíduos sólidos e resíduos líquidos, os quais causam sua deterioração ao ponto de tornar a terra inútil ou até gerar um risco a saúde.

Resultado de imagem para Poluição do solo

Sendo assim o solo se forma pela desagregação de rochas e a decomposição de restos vegetais e animais, por meio da ação dos referidos agentes decompositores e outras intempéries (chuva, ventos, etc.).

Causas da poluição do solo

Detritos da vida urbana – Em quantidade é a principal fonte causadora da poluição dos solos. É responsável pela produção exacerbada de lixo nas grandes cidades.

Depósitos ilegais de despejos industriais – É fato conhecido que as indústrias fazem uso desse recurso e descartam indevidamente metais pesados, produtos químicos de alto risco, além de dejetos sólidos.

Agrotóxicos e adubação incorreta – Nas áreas rurais, por sua vez, os principais vilões são a utilização indiscriminada de defensivos agrícolas, bem como a adubação incorreta ou excessiva.

Vídeo sobre Poluição do solo:

Poluição do ar

A Poluição do Ar ou Poluição Atmosférica é o resultado do lançamento na atmosfera de grandes quantidades de gases ou partículas líquidas e sólidas, que provocam impacto ambiental e problemas de saúde humana.

Resultado de imagem para poluição do ar

Dentre as substâncias poluentes temos as poeiras industriais, aerossóis, fumaças negras, solventes, ácidos e hidrocarbonetos.

Vídeo sobre Poluição do ar:

FIM

Chegamos ao fim do poste onde fala das Estudo das práticas corporais, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.