Processo de Planejamento Curricular

Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “Processo de Planejamento Curricular” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais de elaborar currículo e educação mostrando como pode ser mais simples o processo de encontrar um trabalho

Processo de Planejamento Curricular

O planeja mento curricular é um processo que exige muito conhecimento, dedicação de todas as partes envolvidas. Sendo que o objetivo principal é contar com os melhores requisitos de aprendizagem e que sejam fácil de si trabalhar.

É o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno.

Procedimentos, Elementos e Critérios

Cada escola deve elaborar seu planejamento de currículo, inserindo todos os componentes escolares que, direta ou indiretamente, fazem parte do processo educativo, como diretor, supervisor pedagógico, orientador educacional e professores. Assim, definirão juntos os objetivos finais, o conteúdo básico e delinearão os métodos e as estratégias de avaliação.

De acordo com Luckesi (2006, p.112), o planejamento curricular é uma tarefa multidisciplinar que tem por objetivo a organização de um sistema de relações lógicas e psicológicas dentro de um ou vários campos de conhecimento, de tal modo que se favoreça ao máximo o processo ensino-aprendizagem. É, dessa forma, a previsão de todas as atividades que o educando realiza sob a orientação da escola para atingir os fins da educação.

Diagnostico

  • Analisar os objetos amplos da educação, definição dos objetivos a nível de escola; definição dos objetivos das disciplinas e dos seus conteúdos;
  • Seleção e organização das disciplinas e conteúdos mais significativos para atingir os objetivos.
  • Seleção dos melhores procedimentos e técnicas de ensino que mais facilmente favorecem a consecução dos objetivos.
  • Seleção dos recursos materiais e humanos que mais favorecem e auxiliam o professor e o aluno na efetivação do ensino e da aprendizagem.

Objetivos educacionais

A previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares.

Vídeo Sobre Procedimentos, Elementos e Critérios:

Elaboração de Currículo – Um Processo de Grupo

Investir tempo na criação de um currículo, portanto, é algo que dá retorno. “É preciso refletir sobre sua carreira e não só sobre seu CV”..

Tente pensar em como transmitir, clara e honestamente, que você absorveu coisas novas. Sem televisão ao fundo ou celular nas mãos, pense com calma no que viveu e no que vale a pena expor aos possíveis empregadores.

Critérios de Seleção e Organização de: Conteúdo Programático, Experiências de Aprendizagem, Instrumentos de Currículo

É tentador inovar no formato de um currículo, mas a não ser que seja essa sua linha de trabalho (algo como design, artes, etc.), melhor se ater ao básico. O estilo ideal ainda é papel branco, margens fixas e fontes tradicionais na cor preta e em tamanho legível.

Para facilitar a leitura, use um espaçamento consistente e experimente com itálicos, sublinhados, e negritos para destaque. Conclua exportando o documento no formato PDF, para não perder a formatação.

Vídeo Sobre elaboração de Currículo – Um Processo de Grupo:

FIM

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de Processo de Planejamento Curricular com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.

Add Comment