Procurando palavras

0
760
A palavra é... - Brincadeira para Aprender Português 2

Durante os primeiros anos de estudo da língua portuguesa, é comum os alunos mais jovens ficarem um pouco perdidos quanto ao uso de sinônimos e classes gramaticais em geral, procurando palavras que façam sentido. E se considerarmos a dificuldade de estimular a leitura como um hábito regular, a situação fica ainda mais complicada.

Para resolver isto de uma forma mais direta, e mais divertida, temos uma ideia de brincadeira que pode ajudar tanto os alunos professores, deixando ambos mais tranquilos com o aprendizado.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Como fazer a brincadeira Procurando Palavras?

Fazer este tipo de brincadeira é bem simples, já que precisa apenas do próprio quadro negro para fazê-la dinâmica. Além disso, ela pode ser feita variando os temas. E aqui, você pode incluir tanto a própria língua portuguesa como outras disciplinas. Veja como fazer.

Procurando Palavras

Público Alvo: a partir dos 11 anos

Objetivo: esta é uma brincadeira que ajuda a desenvolver a criatividade do aluno e estimula o aprendizado para elaborar palavras relacionadas a um mesmo tema e escrevê-las de forma correta.

Recursos: um bom pilot e o quadro negro são suficientes para fazer a brincadeira de forma dinâmica e de bom aprendizado para todos.

Passo a passo

  1. A classe escolhe um assunto (cidade, frutas, animais, artistas) e uma palavra-chave, que pode ser qualquer palavra qualquer.
  2. Combina-se, então, o tempo do jogo (cinco minutos, por exemplo).
  3. Os alunos devem escrever de forma correta, o maior número de palavras ligadas ao assunto e iniciadas com as letras da palavra-chave.

Fácil, não? Como um complemento, você pode pedir aos alunos que busquem outras palavras conforme se desenvolvem. Assim, é possível fazer uso da brincadeira novamente, mas em níveis mais avançados e complexos. Não deixe de comentar abaixo como a brincadeira Procurando Palavras melhorou suas aulas. Vai nos ajudar bastante com as próximas brincadeiras. Até a Próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.