Professor de matemática: 5 dicas para a sua prática docente

0

Hoje vamos falar sobre o professor de matemática e abordar um pouco das nuances próprias do exercício da prática docente em matemática no dia a dia da profissão.

Pensando em  toda a complexidade que significa dar aula na sociedade contemporânea,  considerando os fatores que influem na prática docente  diária,  elaboramos uma lista com cinco dicas para facilitar o seu dia a dia professor de matemática

E você  que não é professor ainda, mas tem o sonho de seguir uma carreira na docência,  pode aproveitar essas dicas também!

Acompanhe.

O professor de matemática

Ser professor de matemática muitas vezes não é uma tarefa fácil,  afinal, essa é uma das disciplinas mas temida pelos alunos.

professor de matemática
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com.

É importante considerar o fator professor e aluno nessa equação,  esse pastor é imprescindível pois esse fator é imprescindível para fomentar um bom professor ensino e aprendizagem. 

Por isso selecionamos algumas dicas que podem ajudar a melhorar o seu cotidiano durante suas aulas de matemática, ajudando Inclusive a melhorar a sua relação com os seus alunos e conquistar a atenção da sua turma para os seus conteúdos escolares!

Curioso para feira de dicas que preparamos para você professor de matemática? Então fique com a gente e acompanhe até o final!

1 Professor de matemática – tenha domínio do conteúdo da disciplina

Essa mágica básica para todo o professor de matemática e para professores de quaisquer disciplinas escolares. Tenha certeza que mesmo que seus alunos sejam crianças do primeiro ano escolar, eles podem perceber com facilidade quando o professor não domina os conteúdos que tá tentando ensinar.

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com.

E se você está pensando “ah, mas isso é uma obrigação básica de qualquer professor, não tem como não saber”, saiba que existem muitos conteúdos para serem aprendidos e dominados, e até mesmo um professor que estudou de três a quatro anos para essa carreira pode falhar em alguns deles.

Como ser um bom professor de matemática através do domínio dos conteúdos escolares?

Não bate o cabelo que você está apresentando na aula, É preciso conhecer o conteúdo de forma mais profunda, você deve conhecer o conteúdo trabalhado ao ponto de conseguir explicar esse conteúdo dentro de um contexto vivenciado pelo aluno no dia a dia para que tenha sentido para uma estudante.

Qual o segredo para ser um bom professor de matemática que domina todos os conteúdos da disciplina?

Não tem nenhum segredo, e sim muito trabalho duro e dedicação. É preciso pensar em uma boa formação de professores, ou seja, você deve ter uma formação continuada constante e estar sempre aprimorando seus conhecimentos e metodologias de ensino.

2. Professor de matemática – exponha o conteúdo de forma clara

Nós sabemos que todo Professor, principalmente o de matemática, estuda muito para chegar a se tornar um docente e na Faculdade de Matemática, durante sua graduação, precisa tratar tudo de uma forma científica com linguajar acadêmico. Mas, em sala de aula é preciso adotar uma linguagem que esteja de acordo coma capacidade de entendimento do aluno.

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

É preciso que o professor seja claro na hora de apresentar os problemas e sistematizar o conteúdo, sabendo se comunicar com a turma.

Quais estratégias um professor de matemática pode usar para apresentar o conteúdo de forma mais clara aos alunos?

Use um tom de voz tranquilo, fale mais devagar, evite falar muito tempo sem fazer pausas, evite escrever muito conteúdo no quadro, passando apenas os tópicos essenciais, fórmulas, equações e outros elementos que são mesmo indispensáveis e sempre ouça as ideias de seus alunos, ajudando os alunos a expressarem suas ideiaspara se poder conferir o que a turma realmente aprendeu.

Por que ser claro ao expor o conteúdo me torna um bom professor de matemática?

Isso facilita que a  turma entenda os seus conteúdos,  não se esqueça que a matemática costuma ser uma disciplina as mais  temidas  pela maioria dos estudantes.

3.  Professor de matemática –  planeje suas aulas

 Toda a aula deve ser estruturada, mesmo aquela em que você vai ensinar as coisas mais básicas como as operações de somar e subtrair. 

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Além disso, você precisa definir os conteúdos e expectativas de  aprendizagem antes de apresentar esses conteúdos a turma.  Em outras palavras, você precisa saber o que vai ensinar, como vai ensinar e o que espera que seus alunos aprendam de tudo isso.

Quais estratégias eu posso utilizar para planejar  minha aula como professor de matemática?

Converse com a turma,  veja quais conteúdos a turma realmente domina, é muito comum que os alunos tenham esquecido eu não  tenham aprendido conteúdos de anos anteriores,  não se esqueça de incluir isso no seu planejamento,pois sem o aprendizado dos conteúdos anteriores e os podem não conseguir acompanhar o conteúdo do ano letivo atual.

O que mais posso fazer para planejar o meu dia como professor de matemática?

Faça diagnósticos com destinos para verificar o andamento da turma e sempre finalizei cada conteúdo trabalhado com uma avaliação rápida, que não necessariamente precisa ter um peso de nota na média do bimestre.

4.  Professor de matemática –  contextualize o conteúdo

Essa é uma dica funcional para colocar disciplina é muito válida para matemática onde uma das principais queixas dos alunos é justamente não enxergar o uso prático para o conteúdo aprendido na escola.

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Portanto,  conheça bem o contexto vivenciado pelos seus alunos e  busque formas de incluir esse contexto no seu planejamento dos conteúdos escolares.

Como posso contextualizar os conteúdos matemáticos para ser um professor de matemática melhor?

Alguns conteúdos podem ser contextualizados, mas volto de realmente fica difícil fazer uma contextualização com o dia a dia de uma criança ou adolescente.  O mais importante, é que você demonstre como consigo em questão pode ser utilizado para construir um  raciocínio e pensar,  para dar sentido  plástico aquele conteúdo.

Quais estratégias eu posso utilizar para contextualizar um conteúdo que não está relacionada ao Dia a Dia da Criança?

Nesses casos uma boa alternativa é fazer relações desse conteúdo com outros conceitos já estudados ou seja, explique para a criança como uma coisa leva a outra  dando sentido a esse saber.

5.  Professor de matemática –  cada  aluno tem seu tempo para aprender

A nossa última dica de hoje é fundamental:  cada criança tem um ritmo diferente de aprendizado e a sua aula precisa proporcionar a participação e o avanço de todos,  mas respeitando o tempo de cada um.

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Cada aluno precisa ter um momento para pensar, ensaiar, errar, comparar suas conclusões com as dos colegas e assim ter um crescimento pessoal.

Como um professor de matemática pode identificar o tempo de aprendizado de cada aluno?

Isso é algo que só é possível com a observação cuidadosa todos os dias, observe a criança, verifique os registros de avaliações dela, sempre  olhe  o caderno dela e nunca se esqueça de perguntar se ela tem  dúvidas.  Com o tempo e atenção você vai ver que consegue conhecer bem cada um  de seus alunos.

Que mais posso fazer para favorecer a aprendizagem dos meus alunos como  professor de matemática?

Não recrimine  seus alunos pelos  erros deles,  ouça a criança  e procura entender a lógica que ela utilizou para chegar a resposta antes de falar qual é a resposta correta, e dizer que a criança errou só porque não fez tudo exatamente como você ensinou. 

Dê a chance de que o aluno chegue por si mesmo   ao resultado,  testando suas próprias hipóteses.  e se a resposta estiver mesmo errada,  use isso como uma oportunidade para ensinar a criança o jeito certo.

Professor de matemática:  dicas finais

não se esqueça,  é importante também ser recursos tecnológicos e visuais nas aulas,  mostre que você é um professor por dentro das novas tecnologias e Isso vai tornar a sua  aula mais interessante para os alunos.

Essas são as nossas dicas de hoje,  você é professor de matemática?  Que tal dividir alguma experiência sua em sala de aula com a gente nos comentários? 

Até a próxima!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.