A Relação professor e aluno

0

Hoje vamos falar sobre algo muito importante a relação professor e aluno, um  aspecto essencial no processo de ensino e aprendizado que precisa ser tratado com cuidado e carinho pelos professores e educadores de uma forma geral.

A criança quando  adentra o espaço escolar está conhecendo um novo mundo que até então ela não conhecia, onde ela vai passar do seu tempo desenvolver importantes relações afetivas que vão influenciar todo seu desenvolvimento.

Por outro lado, os professores tem um dia bastante agitado, são muitas turmas para atender e muitas tarefas para dar conta. Muitas vezes, os educadores estão  estressados, e acabam deixando a relação professor e aluno de lado.

Por isso neste post nós vamos falar um pouquinho mais sobre a importância do contexto professor e aluno, destacando a importância e os benefícios dessa relação para o aluno e também como o professor pode aproveitar todo esse contexto para favorecer a sua metodologia de ensino.

Acompanhe a seguir.

Por que é importante cultivar a relação professor e aluno?

Mesmo que o professor não tenha a intenção de formar um vínculo afetivo com o seu aluno, devido a grande convivência desta relação professor e aluno, na qual o estudante passa muitas horas do seu dia cinco dias por semana na instituição escolar um vínculo de afeto acaba sendo formado.

professor e aluno
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Como um indivíduo em formação, a criança e o adolescente tem a sua personalidade moldada pelo mundo ao redor e Isso inclui as relações que o aluno estabelece no ambiente escolar.

Todas as experiências que a criança passa na escola acabam influenciando o seu mundo interno, e dependendo do professor e do nível de apego que essa criança desenvolva com ele, um simples comentário ou atitude que o docente tem em relação ao aluno pode tanto fazer um grande bem deixando este aluno mais confiante e forte, quanto prejudicar o seu desenvolvimento gerando algum trauma afetivo ou fazendo com que o estudante se revolte de alguma forma contra o professor e Isso dificulta a grandemente foi o processo de ensino-aprendizagem.

Vamos entender isso melhor a seguir.

Professor e aluno – a perspectiva da criança

Quando a criança entra na escola para ela tudo é novidade, até então ela só tinha tido contato com seus familiares e talvez vizinhos e amigos próximos da família, e então ela tem acesso a um novo mundo repleto de colegas e também professores, que vão conviver com elas todos os dias.

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Especialmente no contexto atual, quando é cada vez mais comum que as mães, pais e responsáveis deixem as crianças no Jardim de Infância e creches cada vez mais cedo, a criança acaba desenvolvendo um vínculo afetivo ainda maior com seus professores que nesse contexto também acabam sendo um pouco como seus segundos pais.

Em outras palavras, do ponto de vista da criança a relação com o seu professor é uma parte imprescindível disse o mundo já que o professor ou professora, depois da família, são as pessoas com as quais a criança mais convivem e ainda representa uma figura de autoridade e modelo a ser seguido em seu mundo.

E no meio de tantos professores a criança sempre tem aquele que é o seu preferido, e esse professor acaba desempenhando um papel ainda maior no Imaginário in é imprescindível que todo educador ao entrar em sala de aula independente da correria do dia a dia, tenha sensibilidade para compreender que ele pode ser um dos principais personagens, uma pessoa muito importante, no universo interno de vários de seus alunos.

Por que ocorre a formação de vínculo entre professor e aluno?

A escola é um momento muito importante na vida de todo indivíduo, querendo ou não a criança passa lá muitas horas de seu dia, são no mínimo quatro horas no espaço escolar, mas muitas crianças acabam passando mais tempo devido à escola integral ou atividades extra classe.

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Em qualquer lugar que o indivíduo conviva tanto tempo inevitavelmente vai desenvolver vínculos de afeto que podem ser positivos ou negativos.

Qual a importância da relação professor e aluno para formação da personalidade da criança?

Todas as experiências que crianças têm durante a sua infância e adolescência acabam contribuindo de algum modo para moldar o seu caráter como um indivíduo adulto. Nesse contexto o professor é uma das figuras que mais podem influenciar esse desenvolvimento da personalidade do indivíduo.

Professor e aluno: a perspectiva do professor

Ser professor nos dias de hoje não é uma tarefa fácil os docentes enfrentam um cotidiano estressante com sala de aula lotada repleta de indisciplina para ajudar a tornar tudo ainda mais complexa muitas vezes as condições de trabalho não são as melhores e os professores precisam constantemente se unir para reivindicar os seus direitos básicos como profissionais.

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

A falta de materiais, a falta de uma infraestrutura adequada e as crescentes cobranças pela apresentação de resultados com aprovação e melhora das notas dos alunos são atividades que demandam muito tempo do professor e fazem com que esses profissionais da educação fiquem felizes com um dia em que a sua turma teve uma disciplina um pouco melhor, se comportou dentro das normas e conseguiu fazer algumas das atividades propostas.

A verdade é que isso aí da sala de aula depois de um dia relativamente calma em que você conseguiu aplicar o seu plano de ensino e simplesmente trocar de turma quando o sinal toca é muito fácil e é o que a maioria dos professores desejam.

Não estamos aqui para dizer que os professores que precisam esperar por dias agitado só que não posso ficar feliz por simplesmente tem tido um dia calmo de aula. Mas é imprescindível dedicar tempo para perceber quem são os alunos da sua turma e entender a importância que você como professor tem na vida de cada um para aquelas crianças e adolescentes.

Compreender Porque alguns são mais falados do que outros ou porque aquele aluno não está tendo bom rendimento de escolares implica em capacidade de dialogar, conhecer o contexto de Viciado por este aluno, e compreender a sua importância como professor no mundo daquele estudante.

Como fica a relação professor e aluno no contexto da educação contemporânea do Século XXI?

Mesmo que o estudante de hoje não seja mais o mesmo aluno de algumas Décadas atrás e que as tecnologias da informação exerce uma grande influência sobre o desenvolvimento da Criança e do Adolescente a relação professor e aluno continua sendo um foco central do desenvolvimento de qualquer pessoa.

Como o professor pode melhorar a relação professor e aluno Nesse contexto das novas tecnologias da informação?

Compreender quem é o aluno atual é essencial para que o professor possa desenvolver melhor que o relação professor e aluno e tirar deste convívio diário com seus estudantes os melhores resultados possíveis para o processo de ensino-aprendizagem.

Relação professor e aluno: dicas finais

como vimos a relação entre professor e aluno entre em muitos aspectos importantes que transcendem a transmissão dos conteúdos escolares.

Portanto,,que você é professor por mais que seu dia tenha sido corrido,lembre-se de dialogar com os seus alunos, e conhecer cada um deles um pouco melhor!

Essas formas nossas dicas de hoje,até a próxima!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.