Professor pardal

O Professor pardal é inventor mais famoso do mundo, mas, não vive no mundo real. Morador da fictícia cidade de Patópolis, ele foi criado pelo quadrinista Carl Barks e se tornou um dos mais conhecidos e queridos personagens da galeria Disney.

Professor pardal
Professor pardal

A partir de sua estreia, em maio de 1952, na HQ Gladstone’s terrible secret (no Brasil, A sorte do Gastão ou A sorte é para quem tem), não foram necessários muitos anos para o tresloucado Prof. Pardal virar ícone da cultura pop mundial, tornando-se sinônimo de gênio inventivo não apenas na seara científica, mas em outras áreas das atividades humanas como o esporte e a música, citado até mesmo por quem jamais o reconheceria se o visse numa revista em quadrinhos.

Sua influência na vida real vai ainda mais além do que emprestar o nome como apelido para pessoas inteligentes. O maior exemplo disso é o inventor norte-americano Dean Kamen, que não só carrega o título de verdadeiro professor pardal, como se inspirou no personagem para criar algumas de suas invenções, como o Segway.

Neste mês de maio, ao completar 65 anos de vida editorial, o genial cientista dos gibis Disney comemora mais uma década de intenso e ininterrupto trabalho nos quadrinhos, sempre presente nas HQs como parceiro de aventuras da Família Pato ou protagonizando suas próprias histórias.

Uma trajetória de sucesso que até hoje permite a ele estrelar almanaques, edições especiais e linhas de estátuas e figuras de ação, além de ter reservado ao inventor o auge de sua carreira: um espaço importante na série de desenhos animados DuckTales, a animação Disney de maior sucesso na TV.

Sujeito boa praça

Ele é workaholic, desorganizado, atrapalhado e muito biruta (a prova disso são as invenções inúteis, como a “máquina de não fazer nada” e coisas como o chapéu pensador um pequeno telhado com um ninho de corvos, que supostamente o ajuda a ter novas e malucas ideias e o helicóptero, uma máquina voadora movida a “quacs” do Pato Donald).

Como se não bastasse tudo isso, ele ainda dorme pouco, se alimenta mal e não tira férias quando muito, um reles descanso de algumas horas para um piquenique, durante o qual não para de pensar em trabalho ou inventar alguma parafernália contra as formigas.

Professor pardal
Professor pardal

No entanto, para todos os pontos negativos existe sempre a presença do minirrobô Lampadinha a maior criação do Prof. Pardal e seu melhor (talvez único) amigo – para colocá-lo nos eixos e situá-lo no mundo dos normais.

Mas, não há como negar, o Professor Pardal é um poço de virtudes que, à parte a comicidade inerente ao seu conceito, angaria de imediato a simpatia dos leitores.

O cientista maluco é a gentileza, o diletantismo e a abnegação num único galináceo. Isso explica o fato de ele não cobrar nada aos pobretões Donald, Peninha e Zé Carioca para produzir os artefatos que os três usam contra o crime em suas respectivas identidades de Superpato, Morcego Vermelho e Morcego Verde.

Professor pardal e tio patinhas

Da mesma forma, às vezes, não recebe nada do Tio Patinhas e nem adiantaria cobrar para criar todas as armadilhas da Caixa-Forte ou as espaçonaves e outros maquinários de transporte que levam o pato muquirana e seus sobrinhos em aventuras por lugares longínquos da Terra e da própria Via Láctea.

Na esfera íntima, é tão cavalheiro com as mulheres que não tem coragem de ceder às investidas delas, nem mesmo às da implacável Hermengarda.É ainda um tio dedicado que cuida da educação do sobrinho-prodígio Pascoal, um gênio mirim que quase rivaliza com ele em inteligência.

Professor pardal
Professor pardal

Como amigo, é leal como poucos, chegando ao ponto de assumir os problemas de certo pato enfezado para livrá-lo da fúria de um conhecido velho “quaquilionário”.

Quanto aos inimigos, demonstra compaixão até pelo maior deles, o Prof. Gavião, que está sempre roubando suas invenções ou tentando desacreditá-lo diante do povo de Patópolis.

Também não se pode esquecer que muitas invenções do cientista são fruto da observação que faz das necessidades dos penapolenses. Tudo para o bem da população e pela melhoria de vida dos menos abastados.

Professor pardal e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre o Professor pardal e quer conhecer ainda mais sobre outros personagens marcantes da cultura Pop, aproveite para ler nosso artigo sobre: Professor Xavier.

Add Comment