Você conhece o Professor Villa? Marco Antonio Villa nasceu em Santos (SP), passou a adolescência no ABC (SP) e aos 17 anos mudou-se para a capital paulista. Faz aniversário em 25 de maio. É bacharel e licenciado em História, mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1989) e doutor em História Social pela USP (1993). Inicialmente estudou Economia na PUC.

professor villa
Professor Villa

Foi professor da Universidade Federal de Ouro Preto de 1985 a 1993. Após 1994 passou a lecionar na Universidade Federal de São Carlos (SP), Departamento de Ciências Sociais. Lá deu aulas por 19 anos, entre 1994 e 2013, quando se aposentou. Foi colaborador de O Estado de S. Paulo e da Folha de S. Paulo. Entre 1997 e 2011 publicou 245 artigos em jornais e revistas.

Desde janeiro de 2015 o Jornal da Manhã, da Jovem Pan, passou a contar com comentários do historiador Marco Antonio Villa. Ele estreou dividindo a bancada com Joseval Peixoto, Denise Campos de Toledo e Anchieta Filho e Silvia Poppovic. Além do Jornal da Manhã, Villa atua como consultor do site de notícias da Jovem Pan. No Jornal da Manhã Villa tem um bordão diário quando se refere ao poder no planalto central: “projeto criminoso de poder”. Villa também é comentarista do Jornal da Cultura, da TV Cultura de São Paulo. Participar semanalmente da segunda edição do Jornal apresentado por Willian Corrêa.

O Blog do Marco Antonio Villa

Desde abril de 2010 publica comentários e análises em seu blog, chamado “Blog do Marco Antonio Villa”. No blog estão os últimos comentários para o Jornal da Manhã da Jovem Pan, no Jornal da Cultura e a agenda de participações como analista convidado em outras emissoras.

Professor Villa
Professor Villa

Na página no dia seis de março Marco Antonio convidou os leitores do blog a irem para as ruas, “tomarem as ruas” no dia 13 de março de 2016.

Em agosto de 2014 quando a Veja.com lançou o canal, Tveja focado na cobertura das eleições, Villa passou a fazer parte do time de colunistas da publicação, do qual faziam parte também jornalistas como Augusto Nunes, Reinaldo Azevedo, Ricardo Setti, J.R. Guzzo, Lauro Jardim, Caio Blinder e Geraldo Samor.

Em setembro de 2015 os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entraram com queixa-crime contra o historiador, por entenderem que as afirmações proferidas na edição de 20 de julho do Jornal da Cultura 2ª edição eram “caluniosas” contra o ex-presidente. Segundo a alegação da ação, Villa disse que o ex-presidente “mente, mente”, que é culpado de “tráfico de influência internacional, sim”, além de “réu oculto do mensalão”, “chefe do petrolão”, “chefe da quadrilha” e teria organizado “todo o esquema de corrupção”.

De volta a Jovem Pan

Fora do ar desde fevereiro, Marco Antonio Villa rescindiu seu contrato com a Jovem Pan. O projeto de fazer dois programas acabou não se concretizando, e ele deixa a rádio em definitivo.Segundo a reportagem, posicionamentos e pensamentos políticos antagônicos foram determinantes para a decisão. Villa segue na TV Cultura, na IstoÉ e com seu canal no YouTube. Ele promete novos projetos no canal, como lives, entrevistas e participações ao vivo.

Professor Villa
Professor Villa

Declarou que está escrevendo “uma história concisa do Brasil para a Editora Planeta, que está quase no final. Devemos lançar no segundo semestre”. A partir deste ano, ministra um curso online gratuito sobre ditadura militar.

Além de tudo isso ele tem outros títulos então não deixe de procurar informações sobre esse tão respeitado professor, sempre com boas energias ele sempre procura um bem maior e com o apoio de alguns ideais íntegros ele tem conseguido fazer a diferença, não deixei de sempre estar por dentro desse assunto.

Professor Villa e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre o Professor Villa e quer continuar aprendendo sobre temas diversos, aproveite para ler nossos artigos de temas variados.