Projeto para educação infantil

Ficar doente é bom pois a gente pode colocar na caneta muito projeto bom que estava guardado, então, vamos ao tópico projeto para educação infantil:

Projeto para educação infantil

Um dos caminhos ou recursos para a aprendizagem que professor pode-se utilizar é a elaboração de projetos. Aproveitando-se dos projetos de educação infantil como uma etapa da construção de seu trabalho com a turma e na educação infantil, há grande valia para desenvolver temas e aguçar o senso investigativo das crianças que são ávidas por conhecimento e novas experiências.

Projeto para educação infantil

Dessa forma, o docente através de projetos pode potencializar esse interesse por tantos assuntos oferecendo boas perguntas e bons cenários de pesquisa. Conforme podemos visualizar no trecho do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, exposto a seguir:

“Um dos ganhos de se trabalhar com projetos é possibilitar às crianças que a partir de um assunto relacionado com um dos eixos de trabalho, possam estabelecer múltiplas relações, ampliando suas ideias sobre um assunto específico, buscando complementações com conhecimentos pertinentes aos diferentes eixos. Esse aprendizado serve de referência para outras situações, permitindo generalizações de ordens diversas”.

Os projetos podem reunir uma série de condições favoráveis para que a escola assuma sua maior responsabilidade, que seria promover a construção de novos conhecimentos com sentido e profundidade. Pois, é uma forma de organizar o trabalho com metas claras de aprendizagem e de desenvolvimento dos alunos, proporcionando situações significativas nas quais atividades de exploração e criação substituem as rotineiras tarefas de treino e repetição, criando um ambiente em que possam investigar e solucionar problemas, fazer reflexões, comparar o que sabem com o que é novidade, experimentar o que vivem, para, então, construir novos conhecimentos. Outro grande valor do projeto é permitir ao professor identificar conceitos frágeis no seu grupo de alunos e poder planejar novas ações para desenvolvê-los mais especificamente.

A utilização dessa ferramenta educacional é importante, pois, ela não obedece a uma forma única para ser desenvolvida, por isso há diversos tipos de projetos, como os bimestrais que geralmente estão relacionados a algo que as crianças estão aprendendo no momento, por exemplo, frutas e trabalhar com sementes, semestrais que costumam ser interdisciplinar como a construção de um livro da turma, que pode abranger várias temáticas e os anuais que costumam ser fixos da escola, por exemplo, a horta que pode ser trabalhada o ano inteiro com as turmas e também há escolas e professores que trabalham apenas com projetos nesta fase, desta forma são elaborados diversos minis projetos ao longo do ano. Mas é necessário salientar que cada projeto possui uma duração que pode variar conforme o objetivo, o desenrolar das várias etapas, o desejo e o interesse das crianças pelo assunto tratado, o que faz com que comportem uma grande dose de imprevisibilidade. Assim, eles podem ser alterados sempre que necessário, tendo inclusive modificações no produto final.

Obviamente, estes são só alguns exemplos de como pode ser planejado e desenvolvido o trabalho com projetos, contudo, a forma, o conteúdo, o tempo e a execução do mesmo devem ser pensados e organizados por cada professor, sendo ele o responsável por adotar medidas de acordo com a turma e de cada interesse, estabelecendo como será o desenvolvimento do projeto.

Como elaborar um projeto para educação infantil?

Mas a grande dúvida que assombra muitos docentes é: como elaborar o um projeto na educação infantil, já que esta não possui um currículo com conteúdo pré-determinados como no ensino fundamental. Realmente o fato de não se ter um currículo fixo deixa este espaço muito amplo, mas também oferece a chance de trabalhar conteúdos que façam parte do cotidiano e do interesse das crianças, e para isso um dos primeiros passos é sempre conhecer um pouco de cada aluno, seu envolvimento no grupo, seus interesses, as características de cada faixa etária e, a partir daí, selecionar e articular os temas que serão estudados por aquela determinada turma de alunos, sendo que da escuta atenta do professor surgem os projetos as investigações.

COMO ELABORAR UM PROJETO

Retomando, como desenvolver um projeto na educação infantil?

Para desenvolver um bom projeto e que alcance os resultados esperados, é necessário que o professor faça algumas reflexões nesse percurso e na sua elaboração, a seguir alguns pontos importantes, que são as partes do projeto e que na medida que for respondendo vou também elaborando um construto fundamentado para você professor:

O que é um projeto pedagógico?

Deve estar claro o papel do projeto no processo de aprendizagem e o que pode ser proporcionado através desta ferramenta e os objetivos que pretende alcançar.

Temas – projeto educação infantil

Outro ponto muito importante, é a escolha do tema a ser trabalhado, aqui deve haver uma junção dos interesses dos alunos com as propostas do professor. Portanto, é necessário ter uma escuta para os interesses dos alunos, respeitando o que as crianças propõem e também a articulação com os objetivos estabelecidos para que se construa um trabalho significativo, contudo muitas vezes é elaborado um projeto que abrange diversos temas, e o conteúdo que, inicialmente, deveria estar no foco da intenção educativa termina por ser abordado somente de maneira superficial, portanto o tema o planejamento devem estar unidos para não prejudicar o resultado final.

Papel do professor no projeto de educação infantil

Muitos professores ainda possuem dúvidas sobre como deve ser sua postura ao trabalhar com projetos, portanto, deve ficar claro que, o papel do professor nesta ocasião é de mediador, um provocador de novos sentidos e curiosidades. A sua atuação embora não tenha caráter direcionador, em nenhum momento deve ser de abandono, pois, cabe a ele oferecer apoio constante para ampliar os saberes que circulam no grupo. A intervenção acontece quando as crianças pedem e também quando ele mesmo vê essa necessidade e considera que há tempo adequado para acrescentar novas perguntas ou informações. Cabe ao professor que o conduz a função de observar e interpretar as intencionalidades infantis, documentando todo o processo para poder, a partir da análise dos registros, relançar situações de aprendizagem motivadoras e favorecedoras da construção de aprendizagens significativas.

Planejamento no projeto para educação infantil

Uma das principais vertentes da educação é o planejamento, e quando se trata de projetos não poderia ser ao contrário; estabelecer um foco e as expectativas de aprendizagem é essencial, assim como oferecer tempo, condições necessárias para que as crianças possam se envolver e usufruir do projeto e as intervenções necessárias para criar mais oportunidades de aprendizagem. E outro conceito importante dentro do planejamento, é o as informações oferecidas, o tema como já dito deve partir do interesse infantil, contudo cabe ao professor oferecer conteúdos pertinentes ao projeto e que possam suscitar ainda mais a curiosidade e os questionamentos dos alunos.

O papel das crianças nos projetos escolares

As crianças possuem um grande papel na elaboração, pois, é a partir das curiosidades delas é que surge a sugestão de temas e também a continuidade do projeto. Trabalhar a curiosidade significa promover a interação da criança com ambientes desafiadores que guiem seu pensamento para o que está em foco na investigação, portanto, é preciso ter em mente que os contextos planejados podem tanto alargar as experiências como restringi-las. Por isso, colocar as crianças como protagonistas de suas aprendizagens significa interagir com as suas narrativas e expressões, interpretá-las e sempre relacioná-las com a intencionalidade do projeto. E quanto a ao aspecto de aprendizagem, que é o produto final esperado, esse se dá durante todo o processo e não envolve apenas conteúdo, neste processo as crianças desenvolvem habilidades não-cognitivas, ou sócio emocionais que são fundamentais para a formação integral. Conviver, negociar, argumentar, respeitar a opinião do outro, lidar com frustrações, colaborar, trabalhar em equipe, são algumas dessas habilidades.

Flexibilidade nos projetos para educação infantil

E por último e não menos importante, a flexibilidade, o docente tem que ter em seu planejamento um espaço reservado para este item, afinal, o trabalho com as crianças muitas vezes toma caminhos imprevisíveis e que podem ser muito proveitosos em sua pratica, e apesar de não estar planejado, podem levar as crianças a expandirem seus conhecimentos e suas experiências.

Terminando o texto sobre projeto educação infantil

São muitas etapas que constituem um projeto, mas o mais interessante é o produto final e todo esse caminho, depois de vivenciado, traz grandes resultados. Mais do que conteúdos e informações, estimula nas crianças o pensamento científico, atitudes de pesquisadores e pensadores, ou seja, pessoas que perguntam, investigam, criam, interagem, acolhem e vão buscar, em conjunto com os colegas, as respostas sobre o que desconhecem.

Espero com esse texto ter sido bem didático. Aqui no blog você pode encontrar projetos para educação infantil e demais etapas do ensino básico, assim como diversas outras coisas. Amanhã tem mais texto sobre educação infantil, fique atendo!

Add Comment