As brincadeiras folclóricas sobreviveram ao tempo e às mudanças culturais, pelo fato de muitos pais transmitirem aos filhos o que aprenderam com seus avós. Na realidade, até hoje os meninos sonham em empinar uma pipa, e quase todas as meninas se encantam pelas bonecas de pano feitas à mão. Sem falar nas brincadeiras animadíssimas. Como demonstração do que poderá ser feito, trouxemos aqui Pular Amarelinha e outras brincadeiras folclóricas.

Pular Amarelinha

São muito utilizadas na educação infantil pois além de divertirem, trabalham com a cognição, a coordenação, a criatividade, a concentração e desenvolve a interação social das crianças. As brincadeiras folclóricas são passadas de geração em geração e normalmente não possuem um autor definido. Elas podem sofrer algumas modificações, seja no nome ou nas regras, dependendo da região do país.

Brincadeiras folclóricas

Elas acompanharam o crescimento de muita gente. Devido à vasta expansão do uso tecnológico, as crianças de hoje, se não forem estimuladas, acabam perdendo a oportunidade de aproveitarem os benefícios das brincadeiras folclóricas. Para que possam conhece-las, sugerimos aqui algumas delas.

Pular Amarelinha – Brincadeiras folclóricas

Pular Amarelinha é uma brincadeira folclórica, que ajuda a criança desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio, e ainda  ensina a obedecer regras,  uma necessidade para se viver em sociedade.

brincadeiras folclóricas - amarelinha

Recursos para a brincadeira folclórica: Pular Amarelinha.

Publico alvo: crianças e adolescentes. Idade: A partir de 4 anos. Recurso: Pedaço de giz , carvão ou tijolo para riscar o chão. Objetivo: Treinar a coordenação motora da criança, o equilíbrio, a socialização.

Passo a passo da Brincadeira: Pular Amarelinha

  1. Risque no chão, um quadrado ou desenho  com o pedaço de giz.
  2. Realize o sorteio para saber  quando cada jogador deverá jogar. Cada um deve ter uma pedra na mão.
  3. O primeiro jogador, ficará  de pé na frente da casa número 1. Ele começará  jogando  a pedrinha na casa 1.
  4. Observe que, a casa onde foi jogada a pedra não poderá ser pisada, é terá que  pular por cima dela.Vá pulando com um só pé , ou, se tiver  2 casas lado a lado, um pé em cada casa, cursando o caminho das casas até o Céu.
  5. Quando o jogador chegar no Céu, coloca os dois pés no chão.
  6. Logo depois, volta, pulando todo o caminho  até a casa que possui número anterior à pedra. Quando chegar, pegará a pedra de volta, tentando não perder o equilíbrio.
  7. Se estiver utilizando  um pé só, terá que pular somente com ele, e pegar a pedra. Com ela  na mão, poderá  pular na casa em que  estava a pedra e retornar ao início do jogo.
  8. O vencedor será aquele que conseguir percorrer todas as casas com a pedra sem perder a vez.

Esta é uma ótima brincadeira para crianças em crescimento. Desenvolvendo naturalmente o corpo e equilíbrio, por meio dos constantes movimentos.

Fim da brincadeira Pular Amarelinha

Se você gostou das brincadeiras, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista de brincadeiras, e quer mais, temos diversas outras brincadeiras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!