Qual a importância do leite materno para o bebê

0

Você sabe qual a importância do leite materno para o bebê? estamos sempre ouvindo sobre como o leite materno é importante e sobre manter ele como sendo a principal e única alimentação do bebê nos primeiros meses de vida, mas ainda assim poucas pessoas realmente entendem sua importância real.

O leite materno é rico em vitaminas e nutrientes que são fundamentais nos primeiros meses e que podem fazer a diferença para que o seu bebê tenha um crescimento saudável e cheio de energia.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre como o leite materno pode ser tão importante explicando quais são os principais nutrientes que seu bebê vai receber durante a amamentação e qual é a idade certa para começar a adicionar outras formas de alimentação.

Nutrientes presentes no leite materno 

Qual a importância do leite materno para o bebê
Qual a importância do leite materno para o bebê

O leite materno é perfeito como fonte de alimentação para os bebês por ser tão complexo, a cada fase do crescimento do bebê o leite se adapta oferecendo diferentes combinações de nutrientes necessários para aquele momento específico do crescimento, por exemplo:

  • Proteínas: importantes para o crescimento da criança, desenvolvimento intestinal e com substâncias que agem como anti-inflamatórios. Elas atuam como portadoras de vários outros nutrientes, como o ferro, por exemplo.
  • Lipídios: gorduras que servem principalmente de energia para o bebê, auxiliando no crescimento, desenvolvimento do sistema nervoso e prevenção de doenças oculares. Ainda, são ricas em ácidos graxos, vitaminas lipossolúveis e compostos bioativos.
  • Carboidratos: o principal carboidrato encontrado no leite humano é a lactose, que representa 40% das calorias fornecidas ao lactente pela amamentação. Ela ajuda a reduzir a presença de bactérias no trato gastrointestinal, melhorando a absorção de alguns micronutrientes como: cálcio, magnésio e fósforo.
  • Micronutrientes e vitaminas: como sódio, potássio, magnésio, vitamina B12, A e E.

As diferentes composições

  • Colostro: leite mais espesso, produzido em médias apenas nos primeiros cinco dias após o parto. Como é a primeira alimentação do recém-nascido, que visa seu fortalecimento e sua proteção, é rico em proteínas, vitaminas, sais minerais, lactose e macrófagos (células de defesa do organismo).
  • Leite de transição – acontece geralmente entre o quinto e o décimo dia pós-parto, período em que sua composição vai se modificando entre colostro e leite maduro.
  • Leite maduro – leite com todos os nutrientes citados, porém composto de mais gorduras e mais calorias que o colostro para o crescimento e o desenvolvimento do bebê.

Com essa complexidade o leite materno basicamente torna desnecessário qualquer outro tipo de alimentação durante pelo menos os seis primeiros meses o que o torna perfeito e indispensável para um crescimento saudável.

Como aproveitar ao máximo os nutrientes do leite materno

Qual a importância do leite materno para o bebê
Qual a importância do leite materno para o bebê

Durante o período inicial da vida seu bebê tem uma taxa de crescimento acelerada que é perfeita para que você possa fornecer o máximo de condições para o seu crescimento e desenvolvimento, sendo assim criamos um passo a passo que vai te ajudar a potencializar esse efeito.

  1. Banho de Sol: Aproveite o nascer ou o pôr do sol para passear um pouco com o seu bebê, a vitamina D é super importante para o fortalecimento da criança e não pode ser encontrada de outra forma que não no sol então é perfeita para combinar com o leite materno.
  2. Controle de horários: Nos primeiros dois a três meses seu bebê vai ter fome mais ou menos em horários que parecem aleatórios, contudo você pode aproveitar o uso do leite materno que está sempre com a mãe como uma forma de ajustar o bebê a comer sempre no mesmo horário ou o mais próximo disso que for possível, assim ele vai ter uma alimentação mais equilibrada. 
  3. Ajuste de sono: Colocar o bebê para dormir nos primeiros meses é bem desafiador, porém é nessa fase que seu bebê está desenvolvendo os hábitos que vão durar para sempre então é fundamental criar hábitos de sono saudáveis, para isso você pode aproveitar a amamentação que vai deixar o bebê satisfeito para induzir o sono, lembre apenas que o bebê apenas deve ser colocado para deitar depois de arrotar.

Com essas informações em mente você já sabe tudo o que precisa sobre a importância do leite materno para a vida do seu bebê e pode aproveitar ao máximo esse momento mágico.

Quero aprender mais!

Se você gostou de aprender sobre maternidade e bebês, não perca a chance de ler também nosso artigo sobre: Como estimular o bebê a engatinhar.