Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com o nosso modo de viver, com base no uso de práticas biológicas e geográficas, e nesse post vamos trabalhar com a “Qualidade de vida das populações humanas”.

Onde vamos mostrar o modo de se relacionar das pessoas baseada em práticas da biologia e da geografia de diversas maneiras diferentes.

Qualidade de vida das populações humanas

A qualidade da vida das pessoas hoje é uma grande confusão que muita vivem em uma correria constante, outros trabalham muito e aproveitam pouco, também temos ainda a falta de saneamento básica.

Projeto sem título 19

A qualidade da vida das pessoas mais pobre é uma grande falta de respeito pelos governantes e conselhos responsáveis

Aspectos biológicos da pobreza

Cientistas americanos definiram uma espécie de “biologia da pobreza” entre adultos que passaram a infância em um ambiente pobre. Principalmente entre aqueles que viveram na miséria antes dos cinco anos de idade, diz o estudo publicado, na reunião anual da AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência).

Resultado de imagem para Aspectos biológicos da pobreza

A pobreza pode deixar profundas e permanentes efeitos biológicos em crianças pequenas, fazendo com que elas corram mais riscos de sofrer problemas de saúde e ter renda mais baixa quando se tornarem adultas.

Aspectos biológicos do desenvolvimento humano

Aspecto físico-motor: é a consideração do crescimento orgânico, da maturação neurofisiológica, da capacidade de manipulação de objetos e do exercício do próprio corpo. Exemplo: a criança que consegue procurar um brinquedo debaixo da cama por já conseguir coordenar os movimentos das pernas, pés, tronco, braços e mãos.

Aspecto intelectual: é a capacidade de pensar, de raciocinar. Exemplo: A criança que para alcançar um pacote de bolachas em cima do armário, usa de um banquinho para alcançar as bolachas, ou seja, como percebeu que sua altura não era suficiente para alcançá-las, planejou sua ação através do uso de uma ferramenta (o banquinho) e conseguiu realizar a ação.

Aspecto afetivo-emocional: é o modo particular de cada indivíduo integrar suas experiências, é o sentir. Exemplo: o medo da criança frente o comentário de sua professora no desempenho de uma atividade, a alegria de receber um presente.

Aspecto social: é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Exemplo: na sala de aula, é fácil observar que algumas crianças procuram outras para a realização de suas tarefas enquanto outras permanecem sozinhas.

Vídeo sobre Aspectos biológicos da pobreza:

Indicadores sociais, ambientais

Indicador social é uma medida, geralmente estatística, usada para traduzir quantitativamente um conceito social abstrato e informar algo sobre determinado aspecto da realidade social, para fins de pesquisa ou visando a formulação, monitoramento e avaliação de programas e políticas pública.

Indicador Ambiental são informações estatísticas quantificadas que são utilizadas nos processos decisórios que envolvem o meio ambiente, os recursos naturais e de atividades humanas relacionadas.

Indicadores econômicos

Um indicador econômico é uma estatística sobre uma atividade econômica. Os indicadores econômicos permitem a análise do desempenho econômico e as previsões de desempenho futuro. Uma aplicação de indicadores econômicos é o estudo dos ciclos de negócios.

Vídeo sobre Indicadores sociais, ambientais e econômicos:

Índice de desenvolvimento humano

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.

Resultado de imagem para Índice de desenvolvimento humano

Criado por Mahbub ul Haq com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral e sintética que, apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, não abrange nem esgota todos os aspectos de desenvolvimento.

Vídeo sobre Índice de desenvolvimento humano:

Principais doenças que afetam a população brasileira: caracterização, prevenção e profilaxia

A população brasileira é afetada por diversas doenças anos após anos, e pesquisas realizadas pelo IBGE, apontam que essas doenças são causada na maior parte das vezes pela falta de saneamento.

Resultado de imagem para Principais doenças que afetam a população brasileira

Uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou as principais doenças que atingem a população brasileira. De uma maneira geral, o predomínio é de doenças crônicas. São aproximadamente 59,5 milhões de brasileiros, o equivalente a 31,3% da população, com algum tipo de doença crônica, como a hipertensão e o diabetes.

Doenças

Obesidade – De acordo com o IBGE, 43,3% dos brasileiros com mais de 18 anos de idade apresentam sobrepeso ou obesidade. A doença traz riscos de problemas cardiovasculares e é causada principalmente pelo sedentarismo, histórico familiar e má alimentação.

Câncer – Os números de diagnósticos de câncer no Brasil tem aumentado ano após ano. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, dois em cada mil brasileiros terão a doença.

Aids – Apesar das inúmeras campanhas de prevenção, a Aids ainda é uma doença preocupante no Brasil, principalmente entre a população jovem.

Diabetes – De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, 11% da população brasileira tem diabetes.

Tabagismo – O vício do cigarro ainda é um problema de saúde pública no Brasil. O tabagismo é a causa de mais de 200 mil mortes por ano no país.

Dengue – A dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes, pode causar febre hemorrágica e outros sintomas graves. Anualmente, o Brasil vive epidemias de dengue em diversas regiões.

Hepatite C – Essa doença atinge mais de 3 milhões de brasileiros. A patologia pode provocar lesões no fígado e câncer.

Hipertensão – A doença atinge cerca de 47% dos brasileiros que estão acima dos 50 anos de idade. A hipertensão é fator de risco para outras doenças, como o AVC, por exemplo.

Vídeo sobre Principais doenças que afetam a população brasileira:

Noções de primeiros socorros

Primeiros-socorros são procedimentos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa em perigo de morte, visando manter os sinais vitais e evitando o agravamento, até que ela receba atendimento definitivo.

Resultado de imagem para Noções de primeiros socorros

Definimos ainda como o primeiro atendimento realizado a uma pessoa que sofreu algum trauma, lesão ou mau súbito. Ou ainda como as primeiras providências tomadas no local do acidente. É um atendimento inicial e temporário, até a chegada da equipe de socorristas.

Primeiros Socorros nas Escolas

Os primeiros socorros é para ser um disciplina essencial nas escolas, para que os alunos aprendam a ajudar a salvar vidas das pessoas quando precisarem.

Vídeo sobre Noções de primeiros socorros:

Aspectos sociais da biologia

Os aspectos sociais em países subdesenvolvidos é um fator que faz uma grande diferença no crescimento de qualquer país.

Resultado de imagem para obesidade

Muita das vezes o que faz o país retroceder são fatores como o uso de drogas, pessoas não querem trabalhar, gravidez na adolescência.

Uso indevido de drogas

Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), é qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento.

Gravidez na adolescência

Esse é um fator que é muito comum no país, pelo fato de que os país deixam os filhos no mundo jogados e acontece a gravidez indevida.

Vídeo sobre Aspectos sociais da biologia:

https://youtube.com/watch?v=dx88nyx1ZPM

Violência e segurança pública

A violência é um dos maiores problemas atuais, seja aquela praticada no seio familiar, seja a que vimos crescer consideravelmente nas ruas nos últimos anos, nos presídios, em escolas e nos próprios órgãos policiais, com o abuso de autoridade.

Resultado de imagem para Violência e segurança pública

Durante muito tempo se acreditou que a modernização, a tecnologia e os estudos sociais seriam capazes de resolver a questão da violência em todas as esferas da sociedade. No entanto, aconteceu o contrário, pois a onda de crimes evoluiu na mesma proporção.

Vídeo sobre Violência e segurança pública:

Exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é um grande beneficio a saúde de qualquer pessoa, podendo livrar as pessoas de várias doenças.

Resultado de imagem para exercicios fisicos

O exercício físico é um dos principais vilãs contra obesidade, diabetes, hipertensão e outras doenças.

Vida saudável

A vida saudável engloba diversos processos que são essenciais na vida das pessoas como praticar exercícios, comer verduras e legumes, frequentar o médico de vez em quando.

Vídeo sobre Exercícios físicos e vida saudável:

Aspectos biológicos do desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, esta é a definição mais comum de desenvolvimento sustentável.

Resultado de imagem para Aspectos biológicos do desenvolvimento sustentável

Ela implica possibilitar às pessoas, agora e no futuro, atingir um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais. Em resumo, é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Sustentabilidade ambiental

Consiste na manutenção das funções e componentes dos ecossistemas para assegurar que continuem viáveis – capazes de se auto-reproduzir e se adaptar a alterações, para manter a sua variedade biológica. É também a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para os outros seres vivos, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis.

Vídeo sobre Aspectos biológicos do desenvolvimento sustentável:

Legislação e cidadania

Ao falar em cidadania, é preciso falar em Ética: filosofia que se dedica à análise dos valores e da conduta humana, indagando sobre seu sentido, sua origem, seus fundamentos e sua finalidade. Na vida pessoal, familiar e profissional, é comum estarmos diante de situações nas quais a nossa decisão depende daquilo que consideramos bom, justo e moralmente correto.

Resultado de imagem para Legislação e cidadania

Assim, é preciso formar, além do profissional competente, o cidadão consciente, preparado para converter a sociedade de competitiva e selvagem em mais justa e equilibrada, onde o bem, o dever, a moral se sobreponham à corrupção, ao egoísmo e à contravenção.

Vídeo sobre Legislação e cidadania:

FIM

Chegamos ao fim do poste onde fala das Estudo das práticas biológicas e geográficas, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.