Quando dá pra saber o sexo do bebê

0

A gravidez é um momento mágico, cheio de beleza e mistério, naturalmente a gravidez traz consigo uma grande surpresa e deixa muitos pais se questionando, afinal, quando dá para saber o sexo do bebê?

Nas primeiras semanas da gravidez isso não é possível, então os pais estão sempre atentos para descobrir um pouco mais sobre esse pequeno milagre o mais cedo possível, para ajudar nesse processo a medicina desenvolveu algumas formas.

Nesse artigo vamos falar quando dá para saber o sexo do bebê através de todas as opções disponíveis no mercado, desta forma você pode começar agora mesmo os preparativos para receber essa notícia tão fantástica.

Quando dá para saber o sexo do bebê através do exame de sangue?

Quando dá pra saber o sexo do bebê

O exame de sangue específico que pode ser feito na mãe para descobrir o sexo do bebê é chamado de Sexagem fetal, este exame é bastante simples bastando algumas gotas de sangue para identificar o sexo do bebê.

Este exame é super preciso tendo uma taxa de acerto de 99% que é ideal para quem deseja saber o mais cedo possível, o exame pode ser feito logo na 12ª semana e os resultados saem em poucas horas.

O maior problemas é que a sexagem fetal é um exame caro que não é oferecido pelo SUS e nem tem cobertura de nenhum plano de saúde, nesse caso a maior parte dos pais acaba não tendo acesso a esta opção, ainda assim quem desejar fazer o exame de sangue pode fazer através de: 

  • Hospitais particulares
  • Clinicas especializadas
  • Centros de estudo especializado

Vale lembrar mais uma vez que o exame é realmente bastante caro e pode ser feito ao mesmo momento que nossa próxima opção que é bem mais acessível

Quando dá para saber o sexo do bebê através da ultrassom? 

Quando dá pra saber o sexo do bebê
Quando dá pra saber o sexo do bebê

Este é o exame mais comum para quem deseja saber o sexo do bebê, ele pode ser feito desde a 13ª semana da gravidez e normalmente seu resultado é garantido.

Claro que existem situações onde o ultrassom não vai ser o bastante para determinar o sexo do bebê, isso acontece quando a posição do bebê não permite uma observação precisa, embora isso seja bastante raro, ainda assim nestes casos a mamãe pode tentar de novo em alguns dias e ter um resultado definitivo.

O melhor de tudo é que a ultrassom pode ser feita através do SUS ou com a cobertura do seu plano de saúde uma vez que a grande maioria deles cobre esse exame. 

Como solicitar a ultrassom através do SUS

Para quem não está com condições de pagar por exames mas quer ainda assim fazer o acompanhamento e saber um pouco mais sobre o bebê, a ultrassom pode ser feita de graça, basta seguir este passo a passo:

  1. Qualquer mulher grávida deve se dirigir a unidade de saúde mais próxima com seus documentos e cartão do SUS, o atendimento inicial vai ser feito e a mamãe poderá dar início ao processo conhecido como pré-natal.
  2. Durante o pré-natal a mãe e o bebê vão ser atendidos diversas vezes por médicos especializados que vão ajudar a tornar a gravidez mais segura e confortável para mãe e bebê.
  3. Ao completar as treze semanas o médico irá pedir uma ultrassom e encaminhar para que o exame seja feito diretamente através do SUS sem custos extras.
  4. Uma vez feito o exame a mãe vai saber o sexo do bebê, caso seja inconclusivo o médico responsável pelo caso pode solicitar outro exame mais a frente na gravidez.

Agora você já sabe como conseguir sua ultrassom de graça através do SUS e quando saber o sexo do bebê, então corra agora mesmo para descobrir mais sobre o seu bebê.

Quero aprender mais!

Se você gostou do nosso artigo e quer aprender ainda mais sobre como proteger o seu bebê e conhecer mais dicas sobre maternidade, leia também nosso artigo: Como acabar com a cólica do bebê.