Quando diminui o risco de perder o bebê

0

Afinal, quando diminui o risco de perder o bebê? ter um bebê é um momento mágico mas a gravidez mesmo sendo tão linda pode ser assustadora quando você não tem experiência.

Os primeiros meses são bastante delicados e por isso os pais e mães estão sempre se perguntando quando a gravidez vai ficar mais segura, quando os maiores riscos vão deixar de estar presentes e todos vão poder curtir a gravidez.

Nesse artigo vamos tentar responder a essa pergunta, para isso falaremos sobre os principais riscos da gravidez e quando cada um deles deixa de ser um problema para que você também possa se organizar e aproveitar ao máximo o seu pequeno milagre.

Os riscos do Primeiro trimestre

Quando diminui o risco de perder o bebê
Quando diminui o risco de perder o bebê

O primeiro trimestre é o mais arriscado, nesse primeiro momento da gravidez o seu bebê ainda está ganhando os contornos básicos, sendo assim é bastante importante se manter calma.

O primeiro trimestre é o mais perigoso uma vez que o corpo da mãe ainda está se ajustando ao bebê, esse é o trimestre onde acontecem o maior número de abortos espontâneos que podem ser desencadeados por problemas físicos ou mentais.

Ao final do primeiro trimestre os riscos vão diminuir um pouco, mas durante os três primeiros meses é importante ficar atento aos fatores de riscos mais comuns e evitar:

  • Correr
  • Subir escadas
  • Praticar esportes
  • Remedios fortes

Evitando os fatores de risco a mãe vai ter uma chance maior de passar pelo primeiro trimestre com segurança e então os riscos de perder o bebê vão diminuir um pouco a cada semana.

Vale ainda lembrar que é bastante comum encontrar mães que não percebem que estão grávidas nos primeiros meses, nestes casos os riscos são ainda maiores, então ao primeiro sinal de mudança no corpo ou no ciclo menstrual é importante procurar um médico e garantir a certeza da segurança para seu futuro bebê. 

Riscos do Segundo trimestre

Quando diminui o risco de perder o bebê
Quando diminui o risco de perder o bebê

Depois do primeiro trimestre os riscos de perder o bebê vão ter diminuído bastante, o corpo do bebê está mais bem formado e já é possível ver os sinais de um contorno na barriga que indica que a criança está crescendo.

Nesse ponto o corpo esta mais preparado para as próximas mudanças e o bebê fica bem protegido contra os riscos internos, esse é o momento de se proteger contra os riscos externos mais comuns, para isso basta seguir os seguintes passos:

  1. Encontre um ritmo de exercício, para evitar o ganho exagerado de peso é importante se exercitar, lembre de fazer isso seguindo orientações médicas e sem exagero, afinal o equilíbrio é a chave.
  2. Modifique sua alimentação, comece a se alimentar melhor, assim você vai ser capaz de oferecer ao seu bebê os nutrientes necessários para o crescimento e vai diminuir os riscos durante a gravidez, além de garantir para a mamãe uma melhora na saúde que vai ser importante no momento do parto.
  3. Evite o Estresse, em geral evitar o estresse é o maior desafio desta lista mas também é o mais importante, evitando o estresse você vai poder aproveitar melhor o momento mágico da gravidez e se preparar para a última fase dela.

Tendo atenção aos 3 passos acima você vai conseguir diminuir os riscos de perder o bebê e vai tornar a gravidez em um momento realmente mágico de sua vida.

Os riscos do terceiro trimestre

Quando diminui o risco de perder o bebê
Quando diminui o risco de perder o bebê

O terceiro trimestre é bastante delicado, nessa última fase da gravidez a mãe vai estar com o corpo bastante sensível e dependendo do tamanho do bebê os dois podem estar tendo dificuldade em encontrar espaço.

Nesse momento o ideal é diminuir o ritmo, tentar manter o ambiente confortável em volta esperar, os exercícios devem diminuir para uma caminhada leve e a boa alimentação ainda deve ser prioridade.

Você está na reta final então os riscos são altos mas com um pouco de atenção aos detalhes mãe e bebê podem aproveitar ao máximo esse último momento da gravidez e se preparar para o momento mágico do nascimento.

Quero aprender mais!

Se você quer aprender ainda mais sobre maternidade e conhecer outras dicas e truques para cuidar ainda melhor do seu bebê, então não perca tempo, comece agora mesmo lendo nossa matéria sobre: Qual melhor sabão para lavar roupa de bebê.