Quando o bebê começa a mexer?

1

Uma coisa comum durante a gravidez é a ansiedade que se sente por parte dos movimentos do bebê que está por vir dentro da barriga de sua mãe.
Todos os parentes próximos, o pai, a avó, tios, enfim, todos (ou quase) ficam eufóricos pela possibilidade e oportunidade de sentir o movimento da criança.

Em meio a ansiedade de sentir esse movimento poucos se fazem a seguinte pergunta: Quando o bebê começa a mexer?

Explicando

Quando o bebê começa a mexer?
Quando o bebê começa a mexer?

A sensação do bebê mexendo pela primeira vez pode ser parecida com bolhas de ar, borboletas voando, peixe nadando, gases, fome ou ronco no estômago, segundo a maioria das “mães de primeira viagem”. A partir do 5º mês, entre a 16ª e a 20ª semana de gestação, a grávida começa a sentir esta sensação mais vezes e consegue saber com certeza que é o bebê está mexendo.

A grávida, geralmente, sente o bebê mexendo pela primeira vez na barriga entre a 16ª e a 20ª semana de gestação, ou seja, no final do 4º mês ou durante o 5º mês de gravidez. Porém, na segunda gravidez, é normal a mãe sentir o bebê mexer mais cedo, entre o final do 3º mês e o início do 4º mês de gestação.

É normal não ter sentido o bebê mexer ainda?

  • Existem algumas razões ou causas para isso podem ser elas:
    Na primeira gravidez é normal não sentir de imediato, pois esta é uma sensação diferente e totalmente nova, e muitas vezes confundida com gases ou cólicas. A “gestante de primeira viagem” pode, seguramente sentir o bebê mexendo pela primeira vez apenas após o 5º mês de gestação.
  • Grávidas que estão acima do peso ou que têm muita gordura abdominal, também podem ter mais dificuldade em sentir o bebê mexendo pela primeira vez durante este período, isto é, entre o final do 4º mês e durante o 5º mês de gravidez.
  • A ansiedade também pode atrapalhar em perceber se o bebê está se desenvolvendo normalmente, nesse caso a grávida pode consultar o obstetra que está acompanhando a gravidez caso não sinta o bebê mexendo depois das 22 semanas de gestação, ou seja, do 5º mês de gravidez.

O que fazer para sentir o bebê?

Uma ótima dica para sentir o bebê é deitar de barriga para cima, depois de jantar, sem mexer muito, prestando atenção no bebê, pois a maioria das gestantes relata que é mais frequente sentir o bebê durante a noite.

Para conseguir sentir o bebê é importante que a grávida esteja relaxada enquanto se mantém nesta posição. A grávida pode ainda elevar as pernas, mantendo-as mais altas que o quadril, isso irá melhorar as chances de sentir o movimento do bebê.

É normal deixar de sentir o bebê mexer?

É possível a gestante sentir o bebê mexendo menos vezes em alguns dias ou mais vezes em outros, dependendo da sua alimentação, do seu estado de espírito, da sua atividade diária ou do grau de cansaço.

É importante que a grávida esteja atenta ao ritmo de movimentos do bebê e se notar uma diminuição drástica na sua quantidade, principalmente se for uma gravidez de risco, deve consultar o obstetra para verificar se o bebê está se desenvolvendo corretamente.

Para lembrar para quando o bebê começar a mexer

Mantenha portanto as seguintes coisas em mente para não se preocupar atoa caso não sinta o movimento do bebê e também para sentir ele mais facilmente.

  1. Controle a ansiedade
  2. O bebê não vai mexer antes do 4º mês de gestação
  3. Mãe de primeira viagem pode confundir
  4. Sobrepeso pode dificultar a sensação
  5. Depois do jantar, deite de barriga pra cima
  6. Quando deitada, levante as pernas

É isso, siga essas dicas e livre-se da ansiedade e preocupações desnecessárias, até para não fazer mal ao bebê não é mesmo?

Quero aprender mais!

Quem ama aprender já sabe, basta visitar outros artigos no nosso site e descobrir cada dia um conhecimento novo, veja home mesmo nosso artigo sobre Como desentupir o nariz do Bebê e aprenda ainda mais!