Quando o bebê começa a sentar

0

Conseguir ficar sentado sozinho é algo que muda completamente a forma como seu bebê consegue ver e interagir com o mundo, essa parte tão importante do desenvolvimento acontece logo nos primeiros meses assim que os músculos das costas e do pescoço ganham um pouco de força.

É natural que nesse momento o bebê já tenha aprendido a como colocar as pernas na posição correta e com isso possa ficar na posição de sentado de forma mais confortável.

Depois de começar a ficar sentado é apenas natural que seu bebê ganhe confiança o bastante para engatinhar e finalmente conseguir correr, mas por enquanto vamos falar um pouco sobre a habilidade de sentar.

Com que idade os bebês começam a sentar?

Quando o bebê começa a sentar?
Quando o bebê começa a sentar?

Não existe uma regra exata, assim como a maior parte dos grandes desafios do crescimento do bebê este também vai ser diferenciado de acordo com cada bebê por si só.

Ainda assim o mais comum é que essa habilidade chegue cedo, para alguns bebês pode acontecer mesmo aos 4 meses de idade enquanto que para os que nascem um pouco menores pode levar até os 7 meses para desenvolver a musculatura necessária.

Se você quiser colocar o bebê sentado e usar seu corpo como apoio vai perceber que isso é possível desde os primeiros dias, porém apenas quando o bebê consegue finalmente ter controle total dos movimentos da cabeça e consegue ficar de cabeça erguida ele vai realmente conseguir sentar.

Você vai perceber os sinais claros antes de chegar a esse ponto através de alguns comportamentos:

  1. O bebê fica com a cabeça erguida e acompanha seu  movimento.
  2. O bebê consegue rolar sobre o berço de um lado para o outro.
  3. O bebê faz mantém as costas retas quando está no seu braço
  4. O bebê consegue olhar em volta durante um passeio.

Depois de descobrir todas estas capacidades o bebê vai aprender a usar os braços como força de impulso para sentar, mais ou menos como uma mini flexão.

O que esperar depois que o bebê sentou?

Quando o bebê começa a sentar?
Quando o bebê começa a sentar?

Nos primeiros dias após descobrir que consegue ficar sentado seu bebê vai provavelmente se esforçar apenas para manter o corpo desta forma, porém isso é temporário.

Com apenas alguns dias de prática ele vai ter um domínio maior e vai aprender a se inclinar para os lados usando os braços como apoio sem cair, esse é o primeiro movimento em direção ao engatinhar que ele vai dominar mais para a frente.

Contudo, mesmo que seja bastante natural que o seu bebê fique sentado sem ajuda, não tiro os olhos dele, nessa idade ele ainda não tem tanto controle e pode acabar cansando e caindo, então fique por perto para não deixar isso acontecer.

Como ajudar seu bebê a se sentar

Para ajudar a acelerar o desenvolvimento do bebê você precisa fazer com que ele se interesse em fortalecer os músculos das costas e do pescoço, esse processo vai acontecer naturalmente mas você sempre pode dar uma mãozinha.

Coloque o bebê deitado no berço ou na sua cama com a barriga para baixo, depois chame pelo nome ou apelido do bebê, incentive que ele se esforce para manter a cabeça levantada e olhar para você.

Outra forma de garantir que você consiga ajudar é ter um brinquedo brilhante ou que faça barulhos para gerar interesse e fazer seu bebê olhar para cima.

Mas atenção, tudo isso apenas vai funcionar se você conseguir manter o bebê seguro durante o processo, afinal você não quer que ele se assuste e desista de tentar o movimento por mais alguns dias, quando o bebê estiver aprendendo a sentar tenha por perto:

  • Almofadas de apoio
  • Um cercadinho para ele não rolar ( se estiver na cama deitei ao lado e sirva de limite)
  • O brinquedo preferido para quando ele perder o interesse.

Agora você só precisa ter paciência e seu pequeno milagre logo vai estar sentado com você e vai te transformar na mãe mais feliz do mundo. 

Quer aprender mais?

Se você adora aprender mais sobre maternidade, não perca a oportunidade e leia também nosso artigo sobre: Como Dar banho no bebê.