Quanto tempo depois de amamentar posso deitar o bebê

0

Afinal, quanto tempo depois de amamentar posso deitar o bebê?  A amamentação é um momento mágico entre mãe e bebê, o leite materno é o alimento mais importante e naturalmente deve ser o único alimento durante os primeiros meses depois do nascimento.

Porém com a amamentação vem certos cuidados que precisam ser levados em conta para garantir uma boa experiência alimentar além de tornar a vida do seu bebê mais segura, entre estes cuidados vem o momento de deitar.

Depois de mamar o bebê normalmente fica com sono, mas não podemos colocar ele para dormir imediatamente, nesse artigo você vai entender os motivos e conhecer o método correto para nunca mais cometer erros com o seu bebê. 

Cada bebê é único 

Quanto tempo depois de amamentar posso deitar o bebê
Quanto tempo depois de amamentar posso deitar o bebê

Primeiro é importante entender que cada bebê é único e que não existe uma regra absoluta sobre como você deve lidar tomar decisões, na verdade é necessário considerar vários fatores para então conseguir fazer a escolha certa, por exemplo:

  • Idade do bebê
  • Tamanho do bebê
  • Peso do bebê

Estes são apenas os principais fatores que vão afetar diretamente o seu bebê e definir quanto tempo depois de amamentar você pode deitar o bebê, então o que temos que fazer para garantir um melhor resultado é considerar tudo.

Primeiro considere a idade, bebês mais novos tendem a arrotar mais rápido, isso acontece pois eles tem um estômago menor e por isso não tem muito espaço sobrando para os gases, enquanto que conforme cresce esse tempo de espera tende a aumentar.

Da mesma forma podemos dizer sobre os bebês que nascem maiores, quanto maior o bebê mais espaço ele tem no estômago e por isso é mais provável ele demorar para arrotar e você precisa mesmo ficar atento para garantir que ele arrotou antes de deitar o bebê.

Já bebês com um peso menor tendem a arrotar mais rápido enquanto que os bebês com mais peso podem acabar demorando mais ou até mesmo arrotando mais de uma vez o que exige atenção dos pais para perceber o padrão e ajustar o tempo de espera.

Apenas depois de combinar estas informações você vai conseguir de verdade entender o comportamento do seu bebê e saber aproximadamente quanto tempo precisa esperar antes de deitar o bebê.

Passo a passo para deitar o bebê depois da amamentação

Quanto tempo depois de amamentar posso deitar o bebê
Quanto tempo depois de amamentar posso deitar o bebê

Agora que você já sabe o que considerar vamos ao passo a passo que vai te ajudar a definir quanto tempo depois da amamentação você deve esperar antes de deitar o bebê. 

  1. Arrotar: Depois da amamentação o primeiro ponto de checagem é o arroto, você não pode de maneira alguma deitar o bebê antes de ter certeza que ele arrotou, nessa fase o arroto é super importante uma vez que sem ele o bebê pode acabar engasgado, normalmente o bebê leva entre 5 a 10 minutos para arrotar mas alguns podem levar mais tempo, então tenha paciência. 
  2. Refluxo: Mesmo depois de arrotar o seu bebê ainda pode ter refluxo, embora isso seja incomum pode acontecer, por isso depois do arroto é interessante esperar mais alguns minutos para garantir que seu bebê está respirando normalmente e não mostra sinais de refluxo, 3 a 5 minutos são o bastante.
  3. Cuidado com a posição: Finalmente você pode colocar o seu bebê para deitar, porém cuidado com a posição, depois da amamentação seu bebê vai estar com a barriga bem cheia, então evite colocar ele de barriga para baixo, o esforço e pressão poderiam causar refluxo, fique atento e evite o risco.

Pronto, em apenas 3 passos você aprendeu tudo sobre colocar o seu bebê para deitar depois da amamentação, comece a usar hoje mesmo tudo o que você aprendeu.

Quero aprender mais!

Se você gostou de aprender sobre maternidade e bebês, não perca a chance de ler também nosso artigo sobre: Como estimular o bebê a engatinhar.