Quem define o sexo do bebê

0
Quem define o sexo do bebê
Quem define o sexo do bebê

Você já se perguntou, “quem que define o sexo do bebê?’ Talvez seja uma pergunta complexa, mas sabemos quem define o sexo do bebê.

Todos os dois, tanto o pai como a mãe são essenciais na formação de um bebê, pois o pai possui os cromossomos XY e a mulher o XX e esses cromossomos são essenciais na formação genética do bebê, que vem dos pais.

Definição do sexo do bebê

É o espermatozóide que define o sexo do bebê, pois ele é célula sexual, também chamado de gameta, do homem.

Fecundando o no óvulo da mulher, ele definirá o sexo do bebê. O cromossomo que é o causador disso, pois ele carrega toda a informação genética de todos nós, por exemplo, tipos de pele, cor dos olhos, cor dos cabelos, etc.

Os óvulos possuem somente o cromossomos X, entretanto o espermatozoide pode possuir tanto o X como o Y. O cruzamento XX resulta em um embrião feminino, já o XY resulta em um embrião masculino.

Explicação dos cromossomos

Quem define o sexo do bebê
Quem define o sexo do bebê

O DNA em grande medida determina as nossas características físicas, ela é uma substância que está presente nas nossas células que se organiza em 46 estruturas, são eles os cromossomos.

Através de nossos pais, nós herdamos 23 cromossomos e de nossas mães também são 23. Na formação dos gametas, cada célula especializada na reprodução recebe metade de nossos cromossomos.

Dos nossos 46 cromossomos, 23 de nosso pai e 23 de nossa mãe, só dois são responsáveis pela decisão do sexo. Se uma pessoa tiver um apx XX, consequentemente nascerá uma mulher, mas com um par de XY, consequentemente nascerá um homem. Na formação do ovócito, a mulher sempre fornecerá o cromossomos X.

Porém o homem fornece metade de espermatozóides com o X e metade com o Y. Consequentemente, quem determina o sexo do bebê é o pai.

Como já dissemos, se um espermatozóide X chegar primeiro ao ovócito, uma mulher será formada, mas se for um espermatozóide Y, será um homem.

Síndrome de Klinefelter

Isso que contamos é o que geralmente ocorre, mas existe um definição contrária. Algumas vezes alguns de nossos gametas possuem um número diferente de cromossomos, por exemplo, podemos possuir um espermatozóide com 24 cromossomos, sendo 22 + XY.

Ao fecundar um ovócito normal, um indivíduo com 47 cromossomos será formado, consequentemente ele terá 3 cromossomos sexuais, são eles XXY, essa formação se chama de Síndrome de Klinefelter, uma das mais possíveis síndromes relacionadas ao sexo.

Provavelmente nasça em média um bebê com alguma síndrome sexual em cada 1500 partos. É um evento raro, mas absolutamente normal. Eles são conhecidos como indivíduos intersexuais. No Brasil pode existir apenas 130 mil pessoas interxesuais, essas pessoas geralmente possuem características intermediárias ou combinações dos dois sexos.

Método Shettles

Quem define o sexo do bebê
Quem define o sexo do bebê

Pode ser possível escolher o sexo do bebê de forma natural? O biólogo Landrum Shettles na década de 1960, apresentou um método para aumentar a probabilidade de se ter um filho ou uma filha.

Esse método se baseia na ideia de que os espermatozóides Y são mais velozes que os X, que é o mais resistente. O Shettles apresentou algumas técnicas, que relaciona a posição e a data da relação sexual, que poderia resultar em um menino ou em uma menina.

Entretanto, esses estudos científicos posteriores que foram feitos para testar esse método de Shettles, demonstraram até o momento que ele não funciona. Mas a suposta diferença entre espermatozóides X e Y que foi proposta pelo biólogo foi desmentida. Isso diz que, independente do que podemos fazer, o acaso poderá seguir nos proporcionando cerca de 50% de meninas e 50% de meninos.

Por fim

Vimos que quem define o sexo do bebê realmente é o pai e como ocorre para que nasça menino ou menina, também apresentamos um problema que resulta na Síndrome de Klinefelter e em um método que pode decidir os sexo do bebê.

Agora que você sabe quem define, o que pode ocorrer e sabe até um método, você pode fazer o que quiser, mas sem esquecer se procurar um médico especializado nisso para mais informações. Boa sorte!

Quero aprender mais!

Se você gostou do nosso artigo e quer aprender ainda mais, aproveite essa chance para ler também sobre: Como fazer lembrancinhas de chá de bebê.

(Visited 1 times, 1 visits today)