Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com o nosso modo de viver, com base no uso de químicas, e nesse post vamos trabalhar com o “Estudo das práticas corporais”.

Onde vamos mostrar o modo de se relacionar das pessoas baseada em práticas químicas, que demonstram como estão se sentindo.

Química

Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas e a sua relação com a energia.

A Química possui papel fundamental no desenvolvimento tecnológico, pois a utilização dos conceitos e técnicas dessa ciência permite a obtenção de novas substâncias, além de preocupar-se com a prevenção de danos e exploração sustentável do meio ambiente.

Estequiometria

Estequiometria é o cálculo que permite relacionar quantidades de reagentes e produtos, que participam de uma reação química com o auxílio das equações químicas correspondentes.

Resultado de imagem para Estequiometria

A Química só obteve caráter científico a partir do século XVIII quando se aliaram teoria e prática. Nesta época surge Lavoisier com a lei da conservação da massa ou lei da natureza.

Leis Ponderais

As Leis Ponderais são as leis experimentais que regem as reações químicas em geral e são relativas às massas dos componentes dessas reações. São basicamente leis que relacionam as massas dos reagentes e produtos em uma reação química qualquer.

Vídeo sobre Estequiometria:

Concentração de Solução

A concentração de uma solução deve ser expressa em unidades quantitativas. São usadas as chamadas unidades de concentração que são medidas quantitativas da afinidade de soluto que se dissolve.

Imagem relacionada

A quantidade relativa de uma substância é conhecida como concentração e é expressa em diferentes unidades.

Unidade de Concentração

Concentração Comum (C) Também chamada concentração em g/L (grama por litro), relaciona a massa do soluto em gramas com o volume da solução em litros.

Densidade (d) Relaciona a massa e o volume da solução, geralmente, as unidades usadas são g/mL ou g/cm[Math Processing Error]. Devemos tomar cuidado pois a concentração comum relaciona a massa de soluto com o volume da solução e densidade, a massa de solução com o volume da solução.

Concentração em Quantidade de Matéria (C) Cientificamente, é mais usual esta concentração, que relaciona a quantidade de soluto (mol) com o volume da solução, geralmente em litros.

Título (T) Pode relacionar a massa de soluto com a massa da solução ou o volume do soluto com o volume da solução.

Fração Molar A fração molar (X) de um componente ”a” em solução é a razão do número de mols deste componente pelo número total de mols de todos os componentes.

Molaridade (M) Molaridade ou concentração molar é o número de mols do soluto dissolvido por litro de solução.

Vídeo sobre Unidades de concentração:

pH e pOH

A sigla pH significa potencial (ou potência) hidrogeniônico e indica o teor de íons hidrônio (H3O+(aq)) livres por unidade de volume da solução. Quanto mais hidrônios houver no meio, mais ácida será a solução.

Resultado de imagem para pOH

O cálculo do pOH de uma solução depende diretamente da concentração de hidróxidos (OH-) no meio.

Vídeo sobre pH e pOH:

Radioatividade

A radioatividade é um termo químico que causa muita desconfiança e pavor em muitas pessoas, isso se deve ao que ela ocasionou em certas situações como por exemplo os diversos acidentes nucleares, sendo o mais conhecido o de Chernobyl.

Resultado de imagem para Radioatividade

Porém, este não é um fenômeno ruim, também pelo fato de suas diversas aplicações em nosso dia a dia que possibilitaram entre outras coisas o avanço de tratamentos como o da radioterapia.

Elemento Químico Radioativo

Um elemento químico radioativo é aquele que é capaz de emitir radiações fortes a ponto de por exemplo produzir a fluorescência. O fenômeno de emissão ocorre quando o átomo se encontra com excesso de partículas e/ou cargas precisando assim liberar energia na forma de radiação para se estabilizar.

Vídeo sobre Radioatividade:

Cadeias carbônicas

Cadeias carbônicas são os átomos de carbono têm como característica principal a propriedade de se unirem formando estruturas. Sendo a capacidade de se encadear que possibilita a existência de milhões de compostos orgânicos diferentes.

Resultado de imagem para Cadeia carbônica

Átomos como o hidrogênio e halogênios também podem fazer parte de compostos orgânicos, mas como esses átomos são monovalentes, eles nunca farão parte da cadeia carbônica, apenas da molécula.

Classificação das cadeias carbônicas

As cadeias carbônicas podem ser classificadas como: Cadeia aberta, Cadeia fechada, Cadeia normal, Cadeia ramificada, Cadeia saturada, Cadeia insaturada.

Vídeo sobre Cadeias carbônicas:

Eletroquímica

Eletroquímica é uma área da química que estuda as reações que produzem corrente elétrica através de reações chamadas de oxidação e redução.

Resultado de imagem para pilhas de controle

Estuda as reações que ocorrem por intermédio do fornecimento de corrente elétrica, conhecidas como eletrólise.

Eletroquímica no dia a dia

A eletroquímica está presente em pilhas e baterias utilizadas em aparelhos eletrônicos, como celular, controle remoto, lanternas, filmadoras, calculadoras, brinquedos eletrônicos, rádios à pilha, computadores e muitos outros.

Vídeo sobre Eletroquímica:

Soluções

As soluções químicas são misturas homogêneas formadas por duas ou mais substâncias.

Imagem relacionada

Os componentes de uma solução são denominados de soluto e solvente: Soluto: representa a substância dissolvida Solvente: é a substância que dissolve. Geralmente, o soluto de uma solução está presente em menor quantidade que o solvente.

Tipos de Soluções Químicas

  • Soluções Saturadas: solução com a quantidade máxima de soluto para ser totalmente dissolvido pelo solvente. Se mais solvente for acrescentado pode-se acumular, sendo esse excesso chamado de corpo de fundo.
  • Soluções Insaturadas: também chamada de não-saturada, esse tipo de solução contém menor quantidade de soluto.
  • Soluções Supersaturadas: são soluções instáveis, nas quais a quantidade de soluto excede a capacidade de solubilidade do solvente.

Vídeo sobre Soluções:

Oxidação

Oxidação é a reação química em que átomos, íons ou moléculas perdem elétrons. Ela também provoca o aumento do número de oxidação (nox). O termo oxidação foi inicialmente criado para denominar as reações nas quais o oxigênio era o reagente.

Imagem relacionada

As reações de oxidação ocorrem simultaneamente com as reações de redução. Por isso, são chamadas de oxirredução (redox), na qual existe a transferência de elétrons.

Vídeo sobre Oxidação:

FIM

Chegamos ao fim do poste onde fala das Estudo da química, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.