in

Racionalismo Iluminismo (1515 – 1770)

Racionalismo Iluminismo (1515 – 1770) 2

Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho diferenciado, onde fala das teorias da Política e seus pensadores, e neste dia vamos falar dos fatos e ocorridos Políticos, com o Racionalismo e Iluminismo (1515 – 1770).

Onde vamos falar dessas etapas de desenvolvimento, do inicio ao fim falando e mostrando todas as etapas do processo do surgimento das teorias Política até os dias atuais, baseado nas origens.

Racionalismo e Iluminismo (1515 – 1770)

A razão e o pensamento racionalista guiavam todos os desejos e as vontades iluministas. Os pensadores pautavam suas reflexões nas temáticas relacionadas à sociedade e ao mundo natural em que vivemos.

Racionalismo Iluminismo (1515 – 1770) 1

O Iluminismo, defendia que a chave para decifrar tais indagações se encontrava na capacidade racionalizante do ser humano, ou seja, no racionalismo, e não na tradição e na religião.

No começo, tudo era comum a todos

Resultado de imagem para No começo, tudo era comum a todos

Sim no começo tudo era bastante comum, mas pelo fato de que as pessoas não tinham conhecimento do que estava se passando perto delas, logo após os estudiosos começarem a mostrar a verdadeira realidade, foi o começo de enxergar o futuro prospero.

Francisco de Vitória

Francisco de Vitória foi um teólogo espanhol neo-escolástico e um dos fundadores da tradição filosófica da chamada “Escola de Salamanca”, sendo também conhecido por suas contribuições para a teoria da Guerra Justa e como um dos criadores do moderno direito internacional. Entrou na Ordem dos Pregadores em 1504.

Vídeo sobre Francisco de Vitória:

A soberania é o poder absoluto e perpétuo de uma comunidade

Resultado de imagem para soberania

Esse conceito se relaciona com a autoridade suprema, geralmente no âmbito de um país, legitimada pelo maior saber de administrar um território. Ou seja, “soberania” pressupõe ser a excelência da capacidade material e do conhecimento para poder administrar corretamente uma sociedade.

Jean Bodin

Jean Bodin foi um jurista francês, membro do Parlamento de Paris e professor de Direito em Toulouse.Também adepto da teoria do direito divino dos reis, Jean Bodin tornou-se conhecido como o Procurador Geral do Diabo devido a sua incansável perseguição a feiticeiras e hereges.

Vídeo sobre Jean Bodin:

A lei natural é o fundamento da lei humana

Resultado de imagem para fundamento da lei humana

Teoria da lei natural é definida como a lei que afirma que humanos possuem certas leis inatas predestinadas para eles, que deixam-os determinar o que é certo e o que é errado. (Bainton 174) Esta teoria foi adaptada por filósofos religiosos para se ajustar à religião cristã.

Francisco Suárez

Francisco Suárez foi um jesuíta, filósofo, jurista espanhol. Ele foi um dos principais expoentes da Escola de Salamanca e considerado um dos maiores escolásticos após Tomás de Aquino. Seu trabalho é considerado o marco inicial da segunda escolástica, e determinou a transição do movimento renascentista para o barroco.

Vídeo sobre Francisco Suárez:

Política é a arte de unir os homens entre si

Resultado de imagem para Política é a arte

A política dá a chance de os homens entre si para estabelecerem uma vida social comum, cultivá-la e conservá-la, obrigando-se os consociados à comunicação mútua daquilo que é necessário e útil para uso e consórcio da vida social.

Johannes Althusius

Johannes Althusius foi um filósofo e teólogo calvinista alemão, conhecido por sua obra “Politica methodice digesta et exemplis sacris et profanis illustrata”; edições revisadas foram publicadas em 1610 e 1614.

Vídeo sobre Johannes Althusius:

Liberdade é o poder que temos sobre nós mesmos

Resultado de imagem para Liberdade

A liberdade é poder fazer o que quiser a qualquer hora e lugar sem  depender da opinião de nenhuma outra pessoa somente de si mesmo, onde a própria pessoa toma sua decisões baseado em que lhe deixa feliz.

Hugo Grócio

Hugo Grócio, Hugo Grotius, Huig de Groot ou Hugo de Groot foi um jurista a serviço da República dos Países Baixos. É considerado o fundador, junto com Francisco de Vitória e Alberico Gentili, do Direito internacional, baseando-se no Direito natural.

Vídeo sobre Hugo Grócio:

A condição do homem é a condição de guerra

Resultado de imagem para condição de guerra

Um argumentos de Hobbes que mexem com nossa cabeça porque ele é um escritor de uma época em que os filósofos trocavam a tradição de que todo poder vinha de Deus, através da igreja, para, dentro do pensamento racional, discutir a verdadeira natureza da condição e do comportamento humano. E Thomas Hobbes disse algo desconcertante: “No estado de natureza, a condição do homem é a condição de guerra de todos contra todos”. Ou seja, sem um governante, forte, mataríamos uns aos outros.

Thomas Hobbes

Thomas Hobbes foi um matemático, teórico político e filósofo inglês, autor de Leviatã e Do cidadão. Na obra Leviatã, explanou os seus pontos de vista sobre a natureza humana e sobre a necessidade de um governo e de uma sociedade fortes.

Vídeo sobre Thomas Hobbes:

O objetivo da lei é preservar e aumentar a liberdade

Resultado de imagem para objetivo da lei

A lei é uma grande aliada da liberdade para pessoas que são honesta e tem repito ao próximo, fazendo da lei uma forma de viver respeitando e amando o próximo.

John Locke

John Locke foi um filósofo inglês conhecido como o “pai do liberalismo”, sendo considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social. Locke ficou conhecido como o fundador do empirismo, além de defender a liberdade e a tolerância religiosa.

Vídeo sobre John Locke:

Quando os poderes legislativo e executivo estão juntos, não pode haver liberdade

Resultado de imagem para legislativo e executivo

A separação de poderes é necessário, não apenas, buscar na origem das ideias dos precursores desta teoria, tais como, Montesquieu, Locke, Aristóteles, Platão, como também, alcançar a fonte de suas inspirações.

Montesquieu

Charles-Louis de Secondat, barão de La Brède e de Montesquieu, conhecido como Montesquieu, foi um político, filósofo e escritor francês. Ficou famoso pela sua teoria da separação dos poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituições internacionais.

Vídeo sobre Montesquieu:

Empreendedores individuais são bons cidadãos

Resultado de imagem para Empreendedores individuais

Empreendedores são uma nação próspera construída sobre as virtudes dos cidadãos individuais, trabalhadores e produtivos, não sobre as características do governante ou de uma classe social como a aristocracia.

Benjamim Franklin

Benjamin Franklin foi um jornalista, editor, autor, filantropo, político, abolicionista, funcionário público, cientista, diplomata, inventor e enxadrista estadunidense. Foi um dos líderes da Revolução Americana, conhecido por suas citações e experiências com a eletricidade.

Vídeo sobre Benjamim Franklin:

FIM

Chegamos ao fim da lista, que fala das etapas de Fundamentos da Política, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

Salmo 26 1

Salmo 26

Salmo 19 2

Salmo 19