Como fazer publicidade nas principais redes sociais?

0

Redes sociais são as principais fontes de anúncios na internet. Essa realidade é reflexo da popularidade desses sites, afinal quem atualmente não possui uma conta no facebook, por exemplo?

O fato é que anunciar nas redes sociais traz inúmeros benefícios, como aproximar o cliente do vendedor e facilitar a comunicação entre esses, e portanto, para se dar bem nesse negócio tudo que você precisa fazer é respeitar as características de anúncio permitidos em cada uma dessas plataformas.

Como anunciar no Facebook (Facebook Ads)?

Assim como o Google Ads, o Facebook Ads é uma ferramenta online e paga para fazer anúncios de serviços e produtos.

Como fazer publicidade nas principais redes sociais? 1

Para iniciar essa jornada dos anúncios no Facebook, primeiramente você tem que criar uma página na rede social. Por meio das páginas você poderá se conectar com pessoas que se identificam com a sua empresa ou causa.

A importância de criar uma página no Facebook advém das regras da plataforma para anúncios: apenas as páginas podem fazer anúncios.

Impulsionar ou anunciar por meio de darkpost?

Existem duas formas de anunciar no facebook:

Impulsionar

O primeiro tipo de publicidade é mais aparente pois não se restringe a sua página de origem, portanto, elas aparecem também no feed dos usuários. Entretanto, essas publicações não aparecem aleatoriamente nos feeds, elas são filtradas pelo algoritmo do Facebook, EdgeRank, de acordo os interesses de busca de cada usuário.

Essa técnica é essencial para quem deseja que uma publicação não fique restrita a sua página. Isso porque você tornou uma publicidade orgânica(não paga) em uma publicidade impulsionada(paga).

Darkpost

Assim como um anúncio impulsionado, o anúncio Darkpost também tem como função anunciar fora da esfera da página da empresa, e assim, alcançar um público maior. Entretanto, diferente do primeiro modo de publicidade na rede social, este por sua vez se aparenta bastante com um post.

Além disso, existem outras formas de diferenciar o post darkpost do impulsionado:

  • Mais opções de segmentação;
  • Mais opções de formatos e objetivos;
  • Mais opções de criativos (imagens, vídeos, apresentações).

Esse tipo de post é fundamental se o seu objetivo é :

  • levar as pessoas até sua página
  • ganhar mais curtidas
  • levar as pessoas até o aplicativo da sua empresa(caso tenha)

Passo a Passo para o anúncio

De forma simplificada você primeiramente irá até a página de anúncios (Gerenciador de Anúncios). Em seguida, defina qual o objetivo do seu marketing.

O próximo passo é escolher o nome da sua campanha, a cidade, o público que irá receber as publicações e o orçamento.

Como anunciar no Instagram (Instagram Ads)

Diferente do Facebook, no instagram você não necessariamente precisa ter uma conta na plataforma. Entretanto, você necessariamente precisa de uma conta no Facebook para gerenciar seus anúncios.

Criando anúncio para Instagram
Criando anúncio para Instagram

Com sua conta do facebook ativa, o próximo passo é baixar o aplicativo do Instagram. Feito isso, acesse o gerenciador de anúncios do, e em seguida clique em criar.

 

Esse processo é bem intuitivo visto que a própria plataforma disponibiliza um fluxograma com todos os passos para a criação do anúncio e te direciona para cada etapa.

Como anunciar no Twitter (Twitter Ads)

Uma ferramenta que tem ganhado destaque na internet é o twitter. Com sua proposta de comunicação mais rápida e integrada com todo o globo, o twitter tem se tornado uma das plataformas mais adoradas pelo público, e mais capacitada para anúncios.

Os anúncios na plataforma fazem parte de uma atualização recente. E portanto, ainda não possui valores tabelados ou específicos. Dessa forma, os anúncios via Twitter Ads são realizados através de leilão.

Existem duas formas “leiloar os anúncios”, e, assim,  definir valores para suas campanhas. As duas formas são: lance automático ou o lance máximo.

Lance automático

Essa primeira garante ao Twitter otimizar de forma automática os lances para você. Selecionando essa forma a plataforma Twitter insere o seu anúncio nos leilões com o lance mais baixo possível. Outro ponto que o site atinge é a busca por realizar os objetivos gerais de campanha.

Lance máximo

Por outro lado, o segundo modelo de leilão do seu anúncio é selecionando manualmente o valor para a publicação. Esse modelo também é conhecido como Lead, clique ou engajamento para o seu negócio. Esse modelo funciona da seguinte maneira: você insere um lance manualmente, e não precisa pagar o valor selecionado caso ganhe.

Ao invés de você pagar o valor do seu lance, você irá pagar US$ 0,01 acima do lance do anunciante que ficar em segundo lugar com o ajuste de qualidade. O modelo da sua campanha vai guiar seus passos e os critérios de preço da plataforma.

Esses lances são divididos por tipo de anúncio e por tipo de campanha.

Tipos de anúncio

Existem dois tipos de anúncio: para promover conta e tweets promocionais. O primeiro é responsável por realizar uma pesquisa nos perfis e dar como resultado as contas mais semelhantes a sua e a dos seus seguidores, analisando sempre os interesses em comum.

O resulta do aparece na forma da aba “quem seguir” localizado no canto superior direito da sua página inicial.

O segundo tipo de anúncio também chamado de tweets promocionais  tem como função monitorar constantemente as postagens da sua conta. Esse monitoramento irá medir o grau de interação, engajamento e divulgação.

Caso nenhum desses dados tenha se modificado desde a última análise, o twitter promove um melhoramento na sia postagem por meio de mais engajamento. Dessa maneira, você só pagará por essa propaganda quando alguém seguir ou interagir com sua postagem.

Tipo de campanha

Quanto ao tipo de campanha, os anúncios podem se dividir em:

  • Campanha de cliques ou campanha de conversões em websites
  • Campanha de seguidores
  • Campanhas de engajamentos com tweets
  • Campanha de instalações  ou campanha de engajamento com aplicativos
  • Campanha de Leads

 

 

Obrigado por querer aprender sobre anúncio nas redes sociais!

Obrigado por ter acompanhado o post. Espero do fundo do coração que você tenha aprendido sobre anúncios nas redes sociais.