A relação professor-aluno é essencial para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa,  portanto,  é um elemento indispensável que precisa ser cultivado de forma saudável  e pedagógica. 

É importante que todo Professor  conheça os direitos do aluno e saiba também como cobrar os deveres do estudante de uma forma correta e ética, que não prejudica a construção de uma relação saudável entre alunos e educadores.

Esta é uma relação que se forma naturalmente assim que a criança entra na escola e considerando-se que o ambiente escolar,  depois da família,  é o lugar onde a criança  e o adolescente passa mais tempo da sua vida,  é imprescindível olhar com carinho para a importância da relação professor e aluno.

Vamos entender melhor a relação professor e aluno e sua importância para o processo de  ensino e aprendizagem e seguir.

A relação professor e aluno no dia a dia escolar

Todo estudante tem o seu professor preferido assim como, com certeza, os educadores também tem aqueles alunos que por alguma razão desperto mais a sua atenção.

relação professor e aluno

Mas, quando se trata da relação professor e aluno é importante que todos os docentes entendam a necessidade de dar atenção por igual a seus alunos conforme as necessidades de cada um.

E os estudantes também devem compreender que é importante se relacionar de forma adequada com  todos os seus professores.

 Acompanhe a seguir. 

1.  A relação professor e aluno:  um vínculo de afeto

Todo professor precisa compreender que a criança constrói com ele um vínculo de afeto,  e ele é uma das figuras mais importantes no  mundo do aluno.

Relação professor e aluno: é importante cultivar! 2

Os professores precisam saber fazer uma  leitura crítica desta situação  entender que o seu papel na formação da criança e do adolescente muitas vezes ultrapassa a mera transmissão de conteúdos, informações e conhecimentos.

Muitos docentes acreditam que se a sua turma permaneceu relativamente calma durante a aula e nada de mais grave aconteceu então está tudo bem.

Existe uma grande pressão por parte da coordenação pedagógica na maioria das escolas e do próprio sistema educacional para que o professor complete os conteúdos obrigatórios,  com  os horários e mantenha a disciplina, e essas preocupações tomam muito do tempo de cada professor.

Todas essas questões são importantes e os docentes realmente precisam  cumprir com as mesmas,  no entanto,  é essencial que os professores entendam que a sua atuação em sala de aula transcende esses aspectos e considerem também a perspectiva do aluno enquanto uma pessoa e um indivíduo. 

O professor acaba se tornando para o aluno um objeto no qual investe muito do seu afeto,  direciona seus pensamentos e seus sentimentos tanto positivos quanto negativos,  afinal, toda criança tem seu professor preferido e aquele professor mais temido ou que não gosta muito,  e isso faz parte do universo infantil.

Dedicar um tempo a compreender cada aluno e suas particularidades vai fazer com que o professor perceba maior a importância que ele tem na vida daquele aluno e também identifique de uma forma mais precisa as reais necessidades educacionais de cada  estudante.

Por que o professor se torna objeto de afeto do aluno?

O estudante faça uma boa parte do seu tempo na escola e acaba desenvolvendo uma identificação pessoal com seus professores,  é um processo natural e saudável  para criança,  seus professores se tornam seus modelos e um fonte de inspiração.

Por que a relação professor e aluno é importante para a aprendizagem?

Quando o aluno tem uma boa identificação com o seu professor o seu processo de ensino-aprendizagem se torna facilitado,  pois o carisma do professor  torna a aprendizagem mais prazerosa para o estudante e o aluno pode também se dedicar mais ao estudo, para que possa deixar contente aquele professor de quem ele gosta.

2.  A relação professor e aluno:  respeito à ética

Entender a as relações entre a ética e a atuação docente é  descansar para que o professor possa manejar adequadamente a sua relação com o aluno,  assim como outras questões importantes da atuação pedagógica.

Relação professor e aluno: é importante cultivar! 3

A relação professor e aluno deve ser construída sobre valores de respeito mútuo,  reciprocidade e empatia,  é fundamental que o professor construir uma relação saudável com os seus alunos e tenha  com eles um bom convívio. 

É verdade que o professor é um indivíduo com seus problemas que estão aquém da compreensão de crianças e adolescentes e nem deve ser divididos com eles,  mas os problemas pessoais e mesmo profissionais que o professor tenha não deve intervir na sua relação com os alunos.

Observar estas e outras questões da ética docente na relação com o aluno é fundamental.  

O professor deve ter consciência daquilo que pode ou não fazer em sala de aula,  dos  limites da sua atuação perante os alunos e também deve ter consciência da importância que ele tem na vida e no imaginário de cada estudante.

O clima em sala de aula fica muito mais propício a aprendizagem quando um docente tem uma boa convivência com o aluno,  e isso pode ser conseguido com atitudes simples como uma conversa em que o professor demonstra para o estudante que se importa com ele e  o compreende. 

Como posso deixar o clima em sala de aula mais favorável e melhorar a relação professor e aluno?

Se você tem uma turma muito disciplinada com alunos que vivem discutindo brigando ou até mesmo te confortando,  ao invés de adotar uma postura mais reflexiva e autoritária Você pode buscar variar atividades em sala de aula,  pois atividades variadas e atrativas para os alunos e diminuem a indisciplina.

Relação professor e aluno: é importante cultivar! 4

Essa postura também vai melhorar a sua relação professor e aluno,  e te aproximar mais dos Estudantes de uma forma que você terá condições de identificar a realidade vivenciada por cada um deles  tendo uma maior compreensão do porque eles se comportam dessa  forma.

Como melhorar a relação professor e aluno no dia a dia escolar?

Todo professor deve ter um entendimento de que é impossível educar sem bom diálogo.  

Relação professor e aluno: é importante cultivar! 5

Procure conversar com seus alunos e entender as razões pelas quais eles tiram notas baixas ou se comportam de forma  indisciplinada,  por exemplo, e de atenção também para aqueles alunos  mais quietos,  sempre observando com atenção para identificar qualquer anormalidade no comportamento de seus alunos.

A relação professor e aluno: dicas finais

Dedique um tempo da sua atuação como professor para conversar e compreendendo seus alunos,  melhor a sua relação com ele vai trazer muitos aspectos positivos para sua sala de aula e para o sucesso das suas metodologias de ensino.

Relação professor e aluno: é importante cultivar! 6

Sempre tenha em mente que cada criança tem um universo único dentro de si e passa por situações diversificadas para da escola,  portanto,  antes de julgar um aluno negativamente e desistir dele, busque compreender porque ele age dessa forma,  muitas vezes ele precisa de ajuda.

Pode ser difícil conseguir fazer isso  enfrentando turmas indisciplinada de bagunceiros é um cenário profissional com pouca infraestrutura investimentos precatórios da Educação.  

Então, quando você se sentir desanimado lembre-se da razão pela qual você se tornou um professor, resgate dentro si sua nobre missão de ensinar e recorde-se da importância que essa profissão tem para a sociedade e para o aluno, muito além dos problemas que o sistema educacional  atual possui.

Essas foram as nossas dicas de hoje, conte o que você achou os comentários e até a próxima!