As 9 Maiores Religiões ao Redor do Mundo

0

Você conhece todas as religiões que podem ser encontradas ao redor do mundo?

Neste post,  inspirado nos artigos do Mais RPG, você encontrará uma lista com as principais Religiões ao Redor do Mundo. Abaixo estarão descritas as características, quantidade de praticantes, locais e os principais símbolos dessas religiões, de forma a enaltecer esse traço social e difundir tal conhecimento.

Religiões ao Redor do Mundo

A religião pode ser entendida como um conjunto de crenças e sistemas culturais que busca, no mundo metafísico, relacionar a humanidade com o mundo espiritual. A maioria das religiões ao redor do mundo possuem características em comum, tais como reuniões regulares, sistema de crenças, escrituras sagradas ou tradição oral, entre outras coisas.

religioes-ao-redor-do-mundo

Ao redor do mundo existem inúmeras religiões, cada uma delas com seus próprios seguidores. Elas podem se basear em um único Deus, em um conjunto de Deuses, em elementos naturais ou até mesmo no Vazio. Porém, independente de suas crenças, todas as religiões tem o mesmo objetivo: Ajudar as pessoas a lidarem com o mundo ao seu redor. Abaixo serão apresentadas as principais religiões ao redor do mundo para que você possa conhecer um pouco mais desse tema.

Cristianismo

O cristianismo é uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, considerado filho de Deus. Essa religião se divide em três principais vertentes: Catolicismo, Ortodoxos e Protestantes. É regida com base no seu livro sagrado, a Bíblia. Os praticantes do cristianismo acreditam na vida após a morte, na igreja e nas escrituras sagradas, entre outras crenças.

cristianismo

Quantidade de Praticantes

2,3 bilhões de adeptos

Simbologia

Cruz cristã

Espiritismo

O Espiritismo Kardecista consiste em uma doutrina religiosa codificada por Allan Kardec, pedagogo francês. Essa religião se baseia em 5 obras básicas: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo O Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. Seus praticantes acreditam em um Deus único, na possibilidade de comunicação com os espíritos e na reencarnação como parte do processo de crescimento espiritual.

espiritismo

Quantidade de Praticantes

13 milhões de adeptos

Simbologia

Ramo de Videira

Judaísmo

O judaísmo é uma das religiões monoteístas mais antigas. Ela se baseia na Torá Escrita e na Bíblia Hebraica e é praticada pelo povo judeu. Essa religião é dividida em 3 grupos: O judaísmo ortodoxo, o judaísmo conservador e o judaísmo reformista. Dentre os judeus, como diferencial, quem define leis e questões de justiça são Rabinos (líderes religiosos do judaísmo) baseado nos textos sagrados e nos costumes.

judaísmo

Quantidade de Praticantes

15 milhões de adeptos

Simbologia

Selo de Salomão, também chamado de Estrela de Davi

Budismo

O budismo é uma religião e filosofia de vida que não inclui a crença em um ou vários Deuses entre suas práticas. Originária da Índia, atualmente apresenta maior número de adeptos no Japão, China, Tailândia e Tibete. A prática dessa religião se baseia nas três jóias: Buda (o mestre), Dharma (ensinamentos) e Sangha (comunidade). No mais, o budismo se divide em três grandes tradições: Theravada, Mahayana e Vajrayana.

budismo

Quantidade de Praticantes

376 milhões de adeptos

Simbologia

Roda Dharmica ou Dharmacakra

Hinduísmo

O hinduísmo é uma tradição religiosa que não possui um fundador. Grande parte de seus praticantes são da Índia e do Nepal e suas escrituras se dividem em Shruti (revelado) e Smriti (lembrado). Seus adeptos acreditam em um ser supremo cósmico chamado de Brâman que é representado por divindades individuais. Dentre elas as mais relevantes são as que compõem a trindade sagrada: Brahma, Shiva e Vixnu.

hinduísmo

Quantidade de Praticantes

900 milhões de adeptos

Simbologia

Om (também chamado de Aum; principal mantra)

Islamismo

O islamismo é uma religião monoteísta que se baseia em seu livro sagrado: O Alcorão. Suas cidades sagradas são Medina, Meca e Jerusalém, seu adepto fiel é conhecido como muçulmano e seu Deus como Allah. Os muçulmanos acreditam nos profetas que são enviados por Allah. Dentre os principais estão: Maomé (Muhammad), Abraão, Moisés, entre outros. O islamismo é formado sobre cinco pilares: Recitar o credo, orar 5 vezes ao dia na direção de Meca, observar o jejum durante o Ramadã, realizar o zakat (doação aos mais pobres) e visitar Meca uma vez na vida.

islamismo

Quantidade de Praticantes

1,6 bilhões de adeptos

Simbologia

Lua crescente com uma estrela

Sikhismo

O Sikhismo é uma religião originalmente fundada por Baba Nanak que tinha o objetivo de representar a fusão entre o islamismo e o hinduísmo. Seus três pilares são: Deus presente, trabalho honesto e compartilhar com os necessitados. No mais, os sikhs (praticantes do Sikhismo) defendem a tolerância e a igualdade e acreditam no karma. Seu livro sagrado é o Adi Granth.

sikhismo

Quantidade de Praticantes

20 milhões de adeptos

Simbologia

Khanda

Xintoísmo

O xintoísmo é a religião tradicional do Japão de vertente politeísta. Ela pode ser entendida como um sistema de crenças espirituais. Suas características principais são o culto à natureza e aos antepassados.

xintoísmo

Quantidade de Praticantes

120 milhões de adeptos

Simbologia

Torii (portal composto por duas barras verticais com uma barra horizontal no topo)

Taoísmo

O Taoísmo é uma religião que enfatiza a vida em harmonia com o Tao (termo que remete à “caminho” ou “princípio”. Essa crenças taoístas enfatizam a serenidade, a não ação, o vazio, a simplicidade, etc. Além disso elas valoram três tesouros: compaixão, moderação e humildade. Majoritariamente Chinesa, traz a ideia de Yin-Yang.

taoismo

Quantidade de Praticantes

20 milhões de adeptos

Simbologia

Yin-Yang

Fim do artigo sobre as Religiões ao Redor do Mundo

Bom, aqui termina a lista das Religiões ao Redor do Mundo. Espero que tenha gostado! Veja mais listas como essa, com outros fatos interessantes das mais diferentes culturas e regiões do mundo, em breve, aqui no blog!

(Visited 2 times, 1 visits today)