10 Répteis

0
722
10 Répteis 9

Olá pessoal, o post de hoje é sobre 10 Répteis. Esses animais fantásticos e diversos vão te acompanhar neste post. Vamos conhecê-los?

                            10 Répteis

Os répteis são animais bem curiosos. Eles possuem uma série de características compartilhadas com outros grupos que permitiram a conquista do ambiente terestre por meio da diminuição da perda de água, aumento da eficiência da respiração e do aumento da proteção em geral. Exemplos dessas características são: pele impermeável e queratinizada, ovos com os envoltórios embrionários, reprodução interna e respiração pulmonar.

Os répteis não formam a espécie animal mais querida ou admirada pelas pessoas. Geralmente, os seus indivíduos ou causam medo ou causam repugnância. Mas há que se reconhecer que muitos répteis têm características incríveis e muitos deles podem até ser bonitos, coloridos e nos oferecerem uma sensação de conexão com a era jurássica.

Confira na lista a seguir 10 exemplos de répteis:

Répteis – Jiboia

A jiboia é uma das maiores serpentes da América, perdendo em tamanho somente para a sucuri, chegando até cinco metros de comprimento.

Répteis - Jiboia

O seu habitat são as copas das árvores das florestas da América do Sul e da América Central. No Brasil, encontrar-se em diversos locais, como na Mata Atlântica, restingas, mangues, no Cerrado, na Caatinga e na Floresta Amazônica.

Vídeo sobre a jiboia

Confira o vídeo sobre esse animal:

Répteis – Tartaruga

As primeiras tartarugas evoluíram há mais de 200 milhões de anos, aproximadamente na época dos primeiros dinossauros, e muitas famílias têm mudado pouco desde então.

Répteis - Tartaruga

As tartarugas são criaturas com características definidas, com suas mandíbulas com bico, ausência de dentes e carapaças feitas de placas ósseas sobrepostas. A maioria das tartarugas aquáticas, como as terrapins e as pond turtles, tem pés com solas e conchas mais baixas que as auxiliam na hora de nadar. As espécies terrestres, como os jabutis, têm pés mais pesados e voltados para dentro e possuem conchas em forma de domos.

Vídeo sobre a tartaruga

Confira o vídeo sobre esse animal:

Reptéis – Lagarto

Os lagartos são animais que vivem em regiões que variam desde florestas à regiões desérticas, possuem hábitos que variam de arborícola à fossório, são desde herbívoros a eficientes predadores, podem possuir quatro, dois ou nenhum membro surgem em diversos tamanhos e variam de poucos centímetros a dois-três metros de comprimento.

Reptéis - Lagarto

Os lagartos são famosos pela rapidez, pelo estado de alerta e pela habilidade para subir ou correr em volta de obstáculos, o que os ajudam a evitar muitos predadores perigosos. Muitas espécies podem deixar cair suas caudas quando são ameaçadas ou pegas. Embora sejam geralmente inofensivos, a maioria das espécies morde quando é capturada, causando dor intensa nos seus captores. Duas espécies, o lagarto-de-contas e o monstro de gila possuem um veneno muito parecido ao de algumas cobras, embora apresentem pouco risco para os humanos.

Vídeo sobre o lagarto

Confira o vídeo sobre o lagarto:

Reptéis – Cobra-coral

A serpente coral, outra espécie extremamente venenosa, é uma serpente ovípara.

Reptéis - Cobra-coral

A mãe põe os ovos em um lugar que considera adequado e espera que quebrem em plena natureza, com todos os riscos que isso implica.

Vídeo sobre a coral

Confira o vídeo sobre esse animal:

 Répteis – Crocodilo

A maioria das aproximadamente 23 espécies de crocodilianos ocorrem em partes tropicais do mundo, mas alguns poucos, como os crocodilos americanos e chineses, podem ser encontrados em regiões temperadas.

Répteis - Crocodilo 

Todas as espécies são semi-aquáticas e não se aventuram longe de estuários, pântanos, lagos e rios. Seu enorme tamanho e seus membros curtos indicam que eles são ágeis na terra apenas em distâncias curtas. Na água, no entanto, são notáveis predadores, movimentando-se com desenvoltura e com agilidade.

As características externas que diferenciam os crocodilos dos outros répteis são, na maioria, as adaptações ao estilo de vida semi-aquático. Por exemplo, a cabeça alongada e os numerosos dentes pontiagudos são características de muitos animais aquáticos, desde peixes até golfinhos. A maior parte do movimento para nadar é feito pela sua robusta cauda.

Vídeo sobre o crocodilo

Confira o vídeo sobre esse animal:

Você gosta de animais? E como está a alimentação do seu PET?

Esse curso ensina a fazer biscoitos naturais para o seu cachorro, o que vai gerar uma super economia e garantir uma alimentação mais saudável para o seu bichinho. Da uma olhada:

https://go.hotmart.com/L7742126L?ap=1aea

Nesse link você pode ver um vídeo mostrando o portal deles:

https://go.hotmart.com/L7742126L?ap=d52f

E nesse uma receita que o pessoal ofereceu para conhecermos o produto:

https://go.hotmart.com/L7742126L?ap=e879

AME o seu bichinho, invista! <3

Répteis – Jacaré

Os jacarés ou aligatores são répteis da família Alligatoridae da ordem Crocodylia.

Répteis - Jacaré 

São animais muito parecidos com os crocodilos dos quais se distinguem pela cabeça mais curta e larga e pela presença de membranas interdigitais nos polegares das patas traseiras. A nível da dentição, o quarto dente canino da mandíbula inferior encaixa num furo da mandíbula superior, enquanto que nos crocodilos sobressai para fora, quando têm a boca fechada.

Vídeo sobre o jacaré

Confira o vídeo sobre esse réptil:

Répteis – Gavial

O gavial (Gavialis gangeticus) é a única espécie da família Gavialidae, ordem Crocodylia, que habita os rios da Índia, Paquistão e do Bangladesh.

Répteis - Gavial

Durante o Mioceno (há aproximadamente 18 Milhões de anos) ocorriam também na América do Sul, incluindo 5 gêneros distintos do atual. Ocorreram também na América do Norte durante o Cretáceo Superior (70-65 Ma). São dos maiores animais da ordem a que pertencem, podendo chegar aos 6-7 metros de comprimento. O gavial distingue-se dos crocodilos pelas mandíbulas longas e afiladas, pela presença de um longo processo posterior do osso quadratojugal pela presença de uma protuberância na extremidade do focinho.

Vídeo sobre o gavial

Confira o vídeo sobre esse animal:

Répteis – Tuatara

É um réptil endêmico da Nova Zelândia que vive apenas em algumas ilhas ao largo deste país, estando extinto nas duas ilhas principais. É considerado uma espécie ameaçada desde 1895. O nome tuatara é uma palavra Maori que significa dorso espinhoso.

Répteis - tuatara

As tuataras têm características mistas entre lagartos, tartarugas e aves. Os dentes estão fundidos aos maxilares e não têm órgãos de copulação nem auditivos externos. São animais de clima frio, que não suportam temperaturas acima dos 27ºC. Os adultos medem cerca de 60 cm de comprimento, pesam entre 0,5 e 1 kg e são terrestres e principalmente noturnos. Os juvenis adaptaram-se a um modo de vida oposto, arbóreo e diurno, principalmente por serem uma das presas favoritas das tuataras adultas.

Vídeo sobre a tuatara

Confira o vídeo sobre esse animal:

Répteis – Lagarto-agama

O lagarto-agama (Agama mwanzae) é um dos répteis mais espetaculares do planeta e desenvolve uma coloração brilhante no rosto e no corpo durante as partes mais quentes do dia. A disputa de território pelos machos também pode fazer com que a coloração mude.

Répteis - Lagarto-agama 

O mais curioso é que o contraste entre um rosto vermelho e azul brilhante do corpo levou este animal a se tornar uma espécie de celebridade, tornando-se conhecido como o “lagarto Homem-Aranha”. Esses animais podem medir até 38 centímetros de comprimento e se alimentam de uma grande variedade de insetos.

Vídeo sobre o lagarto-agama

Confira o vídeo sobre esse animal:

Répteis – Víbora-rinoceronte

As víboras estão entre os predadores mais temidos do planeta. Estas serpentes venenosas se alimentam de presas pequenas, mas muitas interações humanas já tiveram consequências perigosas e até letais.

Répteis - Víbora-rinoceronte

A víbora-rinoceronte não é diferente no quesito de veneno, mas se distingue pela sua gama incrível de cores, que lhe confere o reconhecimento como uma das mais belas cobras do mundo e também lhe proporciona uma forma de camuflagem. Os chifres que saem da ponta de seu “focinho” a torna ainda mais exótica.

Medindo cerca de um metro de comprimento, esses répteis são vagarosos e muito mais “obesos” que as cobras comuns, criando uma aparência pesada e imponente. Mas apesar de toda essa beleza estranha, ela é perigosa e sua mordida é possivelmente fatal.

Vídeo sobre a víbora-rinoceronte

Confira o vídeo sobre esse animal:

                                       Fim do post sobre répteis

Espero que tenham gostado do post sobre 10 répteis. Ele faz parte da nossa série de post de listas de animais.

Participe deixando seus comentários e suas sugestões no Demonstre!

Não deixe de seguir nossa página no facebook e no youtube!

Até a próxima!

Vocês também podem gostar de:

10 Animais da Mata Atlântica

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.