Respeito de raças

0

Trouxemos aqui Respeito de raças e outras Atividades sobre Bullying, como demonstração do que poderá ser feito.

Neste post, você encontrará diversas atividades sobre bullying que  com certeza farão que os envolvidos reflitam seus valores éticos e morais.

Respeito de raças

Atividades sobre bullying para imprimir e levar para sala de aula, podem mudar a vida de muitos alunos, pois hoje, existe milhares de crianças suicidas em sala de aula pois sofrem o bullying e os pedagogos podem fazer com que essa história podem mudar.

O bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.

Nas atividades sobre o bullying é importante explicar, o que é bullying? Quais os tipos de bullying e suas consequências? Em que locais ocorrem o bullying? De que maneira ele é praticado? Contra que tipo de crianças e em que situações? Quais são as consequências do bullying em um ambiente escolar? Quais são as consequências possíveis os autores de bullying? Como denunciar o bullying e procurar ajuda contra este? Quais são as formas de prevenção contra o bullying?

Atividades sobre Bullying

O respeito demonstra um sentimento positivo por uma pessoa e também ações especificas e condutas representativas daquela estima, é ter reverência. Respeito também pode ser um sentimento específico de consideração pelas qualidades reais do respeitado.

Neste post, você encontrará diversas atividades sobre bullying que  com certeza farão que os envolvidos reflitam seus valores éticos e morais.

Respeito de raças – Atividades sobre Bullying

No Brasil, existe um forte mito da democracia racial, onde o racismo é uma realidade latente, porém silenciado por fortes discursos que negam a existência.

É necessário falar sobre o respeito racial nas escolas para que a diversidade não seja tratada como algo exótico e para que ninguém se sinta superior a ninguém.

Recursos para a atividade:

  • Informações extraídas da certidão de nascimento;
  • Quadro comparativo na lousa;
  • Giz.

Passo a passo da atividade:

  1. Professor, para iniciar nossos trabalhos solicite, no dia anterior, como atividade de casa, no caderno de atividades de casa ou na agenda, que os pais enviem cópia da certidão de nascimento, pois você precisará delas para trabalhar em sala de aula.
  2. De posse das certidões, faça uma coleta de dados, sobre a origem dos alunos: onde nasceram, e como consta na certidão, se são negros, brancos ou amarelos e preencha a tabela sugerida a seguir.
  3. Ao abordarmos este tema, devemos ter cuidado com o significado de raça e etnia, pois eles são  considerados sinônimos, mas não são. A diferença entre raça e etnia, é que etnia também compreende os fatores culturais, como a nacionalidade, religião, língua e as tradições, enquanto raça compreende apenas os fatores morfológicos, como cor de pele, constituição física, estatura, entre outros. A palavra etnia muitas vezes é usada erroneamente como um eufemismo para raça.
  4. Organize uma tabela para o registro e a coleta de dados, que você irá utilizar para iniciar a aula.

Total de alunos:

Nasceram na cidade
Nasceram no estado
Nasceram em outros estados
Constam como brancos
Constam como negros
Constam como pardos
Constam como amarelos

  1. Organize os alunos em uma roda de conversa e apresente imagens de pessoas com diferentes etnias e raças. Você poderá levar para a sala de aula imagens recortadas de jornais, revistas ou livros ou projetá-las.
  2. Questione os alunos sobre as diferenças que estão vendo e qual a importância delas para que se relacionem com estas pessoas.
  3. Em seguida, apresente os dados coletados na tabela e pergunte se são todos iguais, quais as diferenças e em que isto pode tornar alguém melhor ou pior que o outro.
  4. Após o diálogo, leve para sala de aula um espelho, e solicite que cada aluno vá até ele e se observe: formato do rosto, tipo de cabelo, cor da pele, dentre outras.
  5. Depois, conte-lhes que vamos fazer um autorretrato. Explique-lhes que não precisa ficar idêntico, mas temos que buscar aproximar com as nossas principais características. Se for necessário, mostre-lhes alguns autorretratos, realizados por outras crianças. Veja a sugestão a seguir.
  6. Entregue uma folha de papel para cada aluno e solicite que desenhe seu autorretrato, solicite que coloque todas as características que achar importante.
  7. Peça que cada aluno se apresente para o grupo mostrando seu autorretrato, depois monte com eles um painel, no pátio da escola, com o título da música que irá trabalhar “TUDO BEM SER DIFERENTE”. Se quiser enriquecer, solicite fotos dos alunos  e coloque-as no  painel.
  8. Outra possibilidade é solicitar a parceria da professora de Artes, nesta atividade, com certeza enriquecerá o trabalho.

Fim da atividade Respeito de raças

Se você gostou da atividade, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

10 Atividades sobre Bullying

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista, e quer mais, temos diversas outras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!