Respeito é bom e eu gosto

1

Trouxemos aqui Respeito é bom e eu gosto e outras Atividades sobre Bullying, como demonstração do que poderá ser feito.

Neste post, você encontrará diversas atividades sobre bullying que  com certeza farão que os envolvidos reflitam seus valores éticos e morais.

Respeito é bom e eu gosto

Atividades sobre bullying para imprimir e levar para sala de aula, podem mudar a vida de muitos alunos, pois hoje, existe milhares de crianças suicidas em sala de aula pois sofrem o bullying e os pedagogos podem fazer com que essa história podem mudar.

O bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.

Nas atividades sobre o bullying é importante explicar, o que é bullying? Quais os tipos de bullying e suas consequências? Em que locais ocorrem o bullying? De que maneira ele é praticado? Contra que tipo de crianças e em que situações? Quais são as consequências do bullying em um ambiente escolar? Quais são as consequências possíveis os autores de bullying? Como denunciar o bullying e procurar ajuda contra este? Quais são as formas de prevenção contra o bullying?

Atividades sobre Bullying

O respeito demonstra um sentimento positivo por uma pessoa e também ações especificas e condutas representativas daquela estima, é ter reverência. Respeito também pode ser um sentimento específico de consideração pelas qualidades reais do respeitado.

Neste post, você encontrará diversas atividades sobre bullying que  com certeza farão que os envolvidos reflitam seus valores éticos e morais.

Respeito é bom e eu gosto – Atividades sobre Bullying

Para realizar bem esse projeto, é preciso que todas as ideias acerca do respeito sejam expostas, discutidas e compartilhadas, para que cada participante possa confirmar algumas, abrir mão de outras, transformá-las, trocar impressões, fazer perguntas e ampliar os olhares sobre essa questão. Este talvez seja um primeiro passo a ser dado em direção a uma forma de educar que esteja firmemente pautada nos Direitos Humanos.

Recursos para a atividade:

  • Folhas grandes de papel para registros coletivos;
  • Folhas para registros individuais;
  • Canetas coloridas.

Passo a passo da atividade:

  1. Para começar a falar sobre respeito e desrespeito, vamos individualmente recuperar experiências vividas e refletir sobre elas. A ideia é resgatar situações em que alguém tenha sido desrespeitado e também se perceber como ator de desrespeito, observando que isso acontece com todos… É importante perceber quais sentimentos surgiram nessas situações.
  2. Lembre-se de registrar:
    • Uma situação na escola em que você foi desrespeitado por alguém. Como se sentiu. Como reagiu.
    • Uma situação na escola em que você foi respeitado por alguém. Como se sentiu. Como reagiu.
    • Uma situação na escola em que você respeitou alguém. Como se sentiu. Como reagiu.
    • Uma situação na escola em que você desrespeitou alguém. Como se sentiu. Como reagiu.
  3. O registro desta atividade precisa ser breve, utilizando palavras representativas e focadas em cada situação, nos sentimentos mobilizados e na sua reação. Esse registro será utilizado em um mapeamento que será feito posteriormente, como ponto de partida para pensar a elaboração do plano de ação. Para isso, esses registros precisam ser reunidos e guardados por um integrante do grupo.
  4. Lembrem-se de que estamos falando de algo que acontece de fato e que não devemos ter receio de externar isso. Vamos compartilhar essas questões com o grupo. As ideias que forem surgindo podem ser anotadas na lousa para que depois possam basear alguma conclusão, ainda que provisória.
  5. Considerando o que foi lembrado e compartilhado anteriormente, pensar junto nas seguintes questões: O que leva uma pessoa a respeitar outra? O que leva uma pessoa a desrespeitar alguém? Importante aqui também é o registro coletivo. Tudo isso será utilizado em momentos posteriores, além de ser uma forma de documentar o processo do grupo.
  6. Nesta atividade, o respeito que será abordado é o respeito mútuo. Então, as questões importantes também são: quem eu respeito, por que eu respeito, quem me respeita e por que me respeita. Eu me respeito?
  7. O objetivo desta etapa da atividade é compartilhar impressões, sentimentos e reflexões sobre o tema do respeito. É importante registrar em folhas grandes as falas que apareceram, que serão retomadas no momento do mapeamento.
  8. Por fim, compartilhe como foi refletir sobre situações de respeito e desrespeito. O que mobilizou em cada um?

Fim da atividade Respeito é bom e eu gosto

Se você gostou da atividade, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

10 Atividades sobre Bullying

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista, e quer mais, temos diversas outras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!