Roda de conversa

0

Trouxemos aqui Roda de conversa e outras Atividades sobre Bullying, como demonstração do que poderá ser feito.

Neste post, você encontrará diversas atividades sobre bullying que  com certeza farão que os envolvidos reflitam seus valores éticos e morais.

Roda de conversa

Atividades sobre bullying para imprimir e levar para sala de aula, podem mudar a vida de muitos alunos, pois hoje, existe milhares de crianças suicidas em sala de aula pois sofrem o bullying e os pedagogos podem fazer com que essa história podem mudar.

O bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.

Nas atividades sobre o bullying é importante explicar, o que é bullying? Quais os tipos de bullying e suas consequências? Em que locais ocorrem o bullying? De que maneira ele é praticado? Contra que tipo de crianças e em que situações? Quais são as consequências do bullying em um ambiente escolar? Quais são as consequências possíveis os autores de bullying? Como denunciar o bullying e procurar ajuda contra este? Quais são as formas de prevenção contra o bullying?

Atividades sobre Bullying

O respeito demonstra um sentimento positivo por uma pessoa e também ações especificas e condutas representativas daquela estima, é ter reverência. Respeito também pode ser um sentimento específico de consideração pelas qualidades reais do respeitado.

Neste post, você encontrará diversas atividades sobre bullying que  com certeza farão que os envolvidos reflitam seus valores éticos e morais.

Roda de conversa – Atividades sobre Bullying

Entender o cotidiano das crianças é uma ótima maneira de identificar atitudes desrespeitosas e trabalhar relações de valores éticos e morais entre os alunos.

Recursos para a atividade:

  • Sala ampla;
  • Cartolina;
  • Canetinhas coloridas.

Passo a passo da atividade:

  1. Primeiramente, o professor promove uma conversa e sugere como tema a discussão de situações que tenham acontecido no dia-a-dia de cada criança, em casa, na escola e/ou em outros estabelecimentos que seja considerada uma atitude desrespeitosa e uma atitude respeitosa.
  2. Diante das falas das crianças o professor deverá  promover reflexões sobre os relatos e diante das conclusões apresentar o primeiro cartaz com as ideias iniciais acerca do que é respeito, para que analisem os avanços acerca desse conceito após o estudo.
  3. Para finalizar, as crianças produzirão um cartaz em duplas, abordando uma temática do respeito (etnia, relações sociais, relações econômica,s entre outros) sendo válido colagens, desenhos, pinturas… o que a criatividade permitir. Os cartazes poderão ficar expostos nos corredores da escola e as duplas poderão fazer plantões durante o recreio como Vigilantes do Respeito ou algo do gênero,  a fim de identificar e ajudar outros colegas da escola a refletir acerca de alguma atitude desrespeitosa.
  4. Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
  • Participaram da construção do conceito de respeito;
  • Participaram das discussões propostas sobre a temática do respeito a partir das situações encontradas na história lida;
  • Confeccionaram os materiais sugeridos (texto,  cartaz);
  • Envolveram-se na atividade de Vigilantes do Respeito na hora do recreio, onde eles fiscalizaram se alguém está praticando bullying ou sendo desrespeitoso com alguém

Fim da atividade Roda de conversa

Se você gostou da atividade, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

10 Atividades sobre Bullying

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista, e quer mais, temos diversas outras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!