As brincadeiras folclóricas sobreviveram ao tempo e às mudanças culturais, pelo fato de muitos pais transmitirem aos filhos o que aprenderam com seus avós. Na realidade, até hoje os meninos sonham em empinar uma pipa, e quase todas as meninas se encantam pelas bonecas de pano feitas à mão. Sem falar nas brincadeiras animadíssimas. Como demonstração do que poderá ser feito, trouxemos aqui Roda Pião e outras brincadeiras folclóricas.

Roda Pião

São muito utilizadas na educação infantil pois além de divertirem, trabalham com a cognição, a coordenação, a criatividade, a concentração e desenvolve a interação social das crianças. As brincadeiras folclóricas são passadas de geração em geração e normalmente não possuem um autor definido. Elas podem sofrer algumas modificações, seja no nome ou nas regras, dependendo da região do país.

Brincadeiras folclóricas

Elas acompanharam o crescimento de muita gente. Devido à vasta expansão do uso tecnológico, as crianças de hoje, se não forem estimuladas, acabam perdendo a oportunidade de aproveitarem os benefícios das brincadeiras folclóricas. Para que possam conhece-las, sugerimos aqui algumas delas.

Roda Pião – Brincadeiras folclóricas

Uma brincadeira folclórica simples que faz brilhar os olhos de muitas crianças. Roda Pião é fácil de brincar e conquista  a atenção dos pequenos que ficam horas empolgados observando-o. Pode-se aproveitar a ocasião, para ensiná-los sobre os movimentos de rotação e translação da terra, enquanto se divertem.

Recursos para a brincadeira: Roda Pião:

  • Público alvo: Crianças a partir do primeiro ano do ensino fundamental.
  • Idade: 6 anos em diante.
  • Recursos: 1 pião e um cordão.
  • Objetivo: Por certo, a diversão é o maior objetivo dessa brincadeira ,  e pode-se aproveitar ainda para aprender ciências.

Passo a passo da brincadeira do Roda Pião:

  1. O brinquedo poderá ser comprado pronto, ou  feito de madeira polida até que fique arredondado e  com um bico para baixo, tendo um prego na ponta que toca o chão.
  2. A pessoa que estiver brincando,  amarra um barbante e faz voltas no pião.
  3. Depois é só puxar com força para que ele rode.
  4. Se quiser, é possível improvisar um pião, usando uma esfera qualquer, tampinha de garrafa, ou outros. Basta atravessar um prego ao meio  e terá o brinquedo.

Dá para aproveitar esta brincadeira folclórica, e passar noções de física, para os meninos maiores, e ensinar sobre os movimentos da terra e as estações do ano  aos mais novos.

Fim da brincadeira Roda Pião

Se você gostou das brincadeiras, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

10 Brincadeiras folclóricas

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista de brincadeiras, e quer mais, temos diversas outras brincadeiras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.