in , ,

Salmo 11

Salmo 11 2

Salmo 11 tem Davi como autor, mas, não aponta  qual a situação em que se encontrava quando o escreveu. É possível que o mais famoso salmista de Israel tenha escrito esse Salmo durante a batalha enfrentada com Saul, o primeiro rei de Israel, portanto, um momento de aflição.

Salmo 11 1

Salmo 11

Como Davi  no momento da angústia, desejava fugir para seu monte, é possível que o Salmo 11 seja posicionado no início do conflito com Saul, na época em que Davi permaneceu como servo fiel ao rei, como está registrado em 1 Samuel capitulo 18.

Leia o Salmo 11

1 No SENHOR confio; como dizeis à minha alma: Fugi para a vossa montanha como pássaro?

2 Pois eis que os ímpios armam o arco, põem as flechas na corda, para com elas atirarem, às escuras, aos retos de coração.

3 Se forem destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?

4 O Senhor está no seu santo templo, o trono do Senhor está nos céus; os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens.

5 O Senhor prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma.

6 Sobre os ímpios fará chover laços, fogo, enxofre e vento tempestuoso; isto será a porção do seu copo.

7 Porque o Senhor é justo, e ama a justiça; o seu rosto olha para os retos.

Salmo 11 2

Por quem o Salmo 11 era cantado

Esse  louvor, provavelmente foi cantado por Davi, pelos levitas, e hoje, é entoado por judeus e Cristãos em todo o mundo. Veja abaixo uma linda canção, baseada em versos desse salmo.

Vede o Salmo 11 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre o Salmo 11

Analise e mensagem do Salmo 11

No SENHOR me refugio. Como dizeis, pois, à minha alma: Foge, como pássaro, para o teu monte” (verso 1).

Montanhas são lugares naturais de proteção, citadas portanto,  diversas vezes nas Escrituras. Nessa ocasião, porém, a opção de se esconder no monte seria um fracasso espiritual.Contudo, confiar no Senhor seria  melhor.

Enquanto Davi ouvia esse conselho de alguém, ele pensou no seu relacionamento com o próprio Senhor. Fugir para os montes seria falta de confiança em Deus, portanto deveria resistir. Deus escolheu Davi para ser o próximo rei de Israel, e as perseguições por Saul e seus servos não negariam a promessa divina.

Davi agiria por fé, e não como um pássaro seguindo instintos de autopreservação.

Davi encerra o Salmo com declarações confiantes da justiça de Deus. Ele pune os perversos e aceita em comunhão eterna aqueles que amam a justiça. Deus predeterminou o destino de cada um, conforme sua decisão de amar a justiça ou amar o pecado. Escolhemos o nosso caminho, para a vida ou para a morte (Deuteronômio 30:15-20; Mateus 7:13-14).

Jamais devemos ficar desesperados diante das injustiças desse mundo, pois os justos confiam no Deus que está no seu templo celestial, pronto para julgar todos.

-por Dennis Allan

Salmo 11 3

Como trabalhar o Salmo 11 na escola com Crianças e adolescentes

Caçar pássaros é legal? O salmista no salmo 11 metaforiza a perseguição que estava passando, comparando seu sofrimento ao de uma ave caçada. Ainda hoje algumas pessoas capturam aves, ferindo-as ou tirando-lhe a liberdade, apenas para apreciá-las por detrás de uma gaiola.

Contudo, alguns tipos de aves, são criadas em viveiros, portanto, não podem ser soltas com tanta pressa, vamos verificar como acontece a proteção das aves em nosso dias?

  1. Assista o vídeo abaixo e tire suas conclusões
  2. Anote tudo o que conseguiu aprender assistindo o vídeo
  3. Compartilhe com seus colegas suas ideias e compare os pareceres.

Fim

Como foi para você conhecer o Salmo 11? Por certo, o Senhor é nossa proteção, e devemos nos abrigar Nele em todo tempo. Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

                                         Um abraço e até breve!

Jean Jacques Rousseau - Contrato Social

Jean Jacques Rousseau – Contrato Social

10 Receitas da Vovó 1

10 Receitas da Vovó