Salmo 12, aponta para as palavras do rei Davi, as quais embora, houvessem sido registradas aproximadamente  3.000 anos atrás, contudo, se encaixam perfeitamente nos dias de hoje. Na atualidade, a perversidade é exaltada e a santidade de Deus é vista com escarnio. Os justos são vistos com tolos ou espertalhões, contudo,a corrupção se espalha entre a sociedade, por todos os lados.

Salmo 12

Mas devemos lembrar que, apesar da blasfêmia de homens, Deus permanece perfeito e santo. Nada escapa sua atenção. Quando ele diz que vai julgar, podemos ter estar convictos de que o fará, pois é fiel em suas promessas.

Leia o Salmo 12

Salva-nos, SENHOR, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens.

Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado.

O Senhor cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente.
Pois dizem: Com a nossa língua prevaleceremos; são nossos os lábios; quem é senhor sobre nós?

Pela opressão dos pobres, pelo gemido dos necessitados me levantarei agora, diz o Senhor; porei a salvo aquele para quem eles assopram.

As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes.

Tu os guardarás, Senhor; desta geração os livrarás para sempre.
Os ímpios andam por toda parte, quando os mais vis dos filhos dos homens são exaltados.

Salmos 12:1-8

Por quem o Salmo 12  era cantado

Salmo 12 era cantado por levitas no templo. Hoje é cantado por Judeus e Cristãos em todo o mundo. É necessário ter cuidado para não se ter uma língua maldizente.

Vede o Salmo 12 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre o Salmo 12

Analise e mensagem do Salmo 12

No Salmos 12, o Salmista Davi apresenta suas orações devido ao ambiente de infidelidade que se apoderou do povo. A mentira, bajulação e a falsidade dominavam os relacionamentos.

Imagine! Uma sociedade em que ninguém acredita em ninguém. Não há companheirismo, solidariedade. É um caos!

Davi se incomoda com isso e intercede ao Senhor que os purifique e o livre. Ao mesmo tempo, ele apresenta a pureza das palavras de Deus e a dos homens infiéis. “As palavras do Senhor são puras”, diz ele.

Confiar nas palavras de Deus nos passa a sensação de segurança e paz. Ao contrário dos homens, o Senhor não mente. Suas palavras não falham e não passam. Elas são para nós como os montes ao redor de Sião. ( Fonte)

Como trabalhar o Salmo 12  na escola com Crianças e adolescentes

“As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes.” Você sabe o que é uma fornalha? Para que serve? Vamos conhecer?

  1. Pesquise o que vem a ser uma fornalha e para que servia na antiguidade
  2. Alguém usa uma fornalha nos dias de hoje?
  3. Faça uma construção textual dizendo, sobre o que lhe vem à cabeça quando ouve a sentença ” Como prata refinada em fornalha de prata refinada 7 vezes”

Fim

Como foi para você conhecer o Salmo 12?  O Senhor é fiel, portanto, sua palavra é inigualável não é mesmo? Ele reina sobre todos nós! Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.