Salmo 121 é um salmo atribuído ao rei Davi. Ele um dos 15 salmos intitulados “cânticos dos degraus” ou “cânticos da subida.”Portanto, ele fazia parte do hinário de Israel, é conhecido como cântico de caminhada, quando o povo subia para adorar a DEUS em Jerusalém.

Estoriadores, consideram que  Davi o teria escrito, quando fugia de Saul, escondendo-se no deserto de Zife, fato registrado em 1 Sm 23.14-29. Portanto, seria um cântico de agradecimento, porquanto Deus o havia dado livramento.

Os filhos de Israel o entoavam sempre lembrando: “O meu socorro vem do Senhor, que fez o céus e a terra”. Israel compreendia que só em Deus, teriam salvação!

Leia o Salmo 121

Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.

Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.

O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.
O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.

O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre

Por quem o Salmo 121 era cantado?

O Salmo 121 era cantado pelos israelitas que subia para Jerusalém, em busca  de adorar ao DEUS único e poderoso! Portanto, eles o entoavam enquanto caminhavam em direção a Sião.

Esse Salmo, é cantado hoje, por israelitas e cristãos em todo o mundo. Embora a melodia possa variar de acordo com quem a adapta, no entanto, a mensagem permanece intacta.

Observem a beleza da melodia, transmitindo muita paz para o coração. Assim eram os cânticos dos Samos, pois intencionavam adorar a Deus ou fazer-lhe súplicas.

 Vede o Salmo 121 em vídeo – Narrado na voz de

Cid Moreira

Os Salmos narrados à voz de Cid Moreira, se tornaram um clássico, irresistível de não ouvir! Tamanha maravilhosa sonoridade que sua potente voz confere à palavra.

Breve estudo sobre o Salmo 121 parte 1

 O primeiro verso, mostra, possivelmente, um peregrino que subia ao Monte Sião, em Israel, observando, diversos altares, erguidos, pela  busca desesperada do povo, por socorro. Portanto,tais atos, o fez refletir, a necessidade que o homem tem, em apegar-se a algo que o livre de pertubações.

Foi aí que o salmista expressou: ” Elevo os meus olhos para os montes, de onde me virá o socorro?  E logo em resposta a si mesmo ele diz: “O meu socorro vem do Senhor,que fez o céu e a terra!” Por isso, Ele não deixará que seus pés vacilem, aquele que nos guarda jamais tosqueneja.

Deus nunca vacila, nem dorme. A palavra tosquenejar significa: “cochilar, repousar a cabeça e dormir”.  Portanto,  Deus jamais dormirá, pois nos guarda em todo o tempo.

Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. Porquanto,Ele, o eterno Deus, o criador de todas as coisas não cochilará. Ele guarda Israel e nos guarda. Podemos contratar guarda-costas, mas, se o Senhor não nos proteger, estamos perdidos.

O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. O SENHOR (todo em letras maiúsculas) aqui é a referência ao próprio nome de Deus no tetragrama hebraico YHWH e que se assemelha à expressão EU SOU na mesma língua.

Deus é apresentado por nome no texto. Ele é comparado a nossa sombra a nossa direita. No entanto, isso não deve ser interpretado literalmente. Pois, Deus “não é uma sombra”, como está bem claro no livro de Tiago,1.17. Essa é uma metáfora, para descrever, a proximidade que o Senhor está de nós, para nos guardar e proteger.

Portanto, como a sombra não desgruda de nós, Ele também não nos abandona.Mas, é preciso estar ligado Nele, é isto que o texto quer dizer.

Breve estudo sobre o Salmo 121 parte 2

O sol não te molestará de dia, nem a lua, de noite. Isso não quer dizer que não podemos passar mal com o sol de 40°.

 

Esse verso quer dizer que, pela guarda e vigilância de Deus ser a todo tempo, nada será sem Ele saber.

Nenhuma catástrofe natural, assalto, problema ou dificuldade será sem o conhecimento e a pré-ciência de Deus e Ele tem poder para não deixar que nada aconteça conosco.

O SENHOR te guardará de todo mal; ele guardará a tua alma. Por certo, a melhor tradução aqui fosse “ele guardará a tua vida”.

Há um desacordo entre os cristãos sobre o que o termo “alma” significa na Bíblia. Uns acham que é o nosso intelecto, outros que é a nossa vida.

Deus guardará a nossa vida, em todo tempo, instante e momento. Ele não nos deixará. Ele nos protegerá. Nosso Pai é o Deus Todo-poderoso.

O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre. Esta é a prova definitiva. Por nome está escrito que Ele nos guardará em todo tempo e circunstância. Ele tem todo o poder e sabe o que é melhor para cada um de nós.

Autor: Andrey Lima

Adaptação: Elaine Costa

Analise e mensagem do Salmo 121

Analisando o Salmo 121, é possível perceber, a gratidão de Davi a Deus, por todos os livramentos que recebia. As suas grandes conquistas e proteção eram atribuídas unicamente, ao fato de ser guardado por Deus. Portanto, o povo precisa também agradecer ao Senhor.

Alguns israelitas se mostravam rebeldes, desviando sua adoração do DEUS todo poderoso. Mas, também havia ali, os que não abriam mão de subirem até o verdadeiro lugar, para prestarem uma adoração sincera ao Senhor.

A verdadeira essência do Salmo 121 não deixam dúvidas, de que, confiar inteiramente em Deus é ter sucesso garantido. Portanto, é melhor confiar no Senhor e tê-lo, como amigo e protetor. Mas, nunca esquecer de agradecê-lo por sua bondade e proteção.

Como trabalhar o Salmo 121 na escola com Crianças e adolescentes

Atividade 1

A proposta aqui é para lá de interessante e acredito que as crianças irão amar! A geografia de Israel é cheia de segredos, portanto, seus montes são muito valorizados. Nessa atividade,crianças pesquisarão sobre o que havia, de especial no Monte Sião, e responderão as seguintes perguntas:

  1. Onde fica o Monte Sião, qual seu nome nos dias de hoje?
  2. Por que ele se chamava o Monte Sião?
  3. Quais eventos aconteceram naquele lugar?
  4. Quais personagens bíblicos estiveram ali?
  5.  Como está o Monte Sião hoje
  6. Quais são os motivos que levam um terreno, monte ou até mesmo partes do mar a sofrerem mudanças?

Atividade 2

O povo de Israel, registrava os acontecimentos para ficarem documentados. O que podemos fazer para preservar a nossa história?Que tal começarmos agora, escrevendo sobre fatos importantes que nos aconteceram nos últimos dias?  Faça uma construção textual, mas, não esqueçam de compartilhar com os colegas.

A divulgação do que acontece, é importante para que acontecimentos entrem para a história de um povo, portanto, vamos divulgar também a nossa?

Fim

Aqui terminamos um breve estudo sobre o salmo 121, contudo, ainda há muito mais a se aprender com os salmos! Portanto, visite sempre nosso blogue e encontre milhares de propostas para aplicar em sala de aula, quer seja na escola secular ou dominical.

Temos o carinho de preparar o que há de melhor, para assessorá-lo em sala de aula.

Um enorme abraço e até breve!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.