in , , , ,

salmo 140

salmo 140 1

Salmo 140 é um pedido de ajuda do salmista, para que o Senhor o livrasse das perseguições de seus inimigos. Embora ele confiasse em Deus, sabia que haviam homens maus intentando prejudicá-lo, portanto, necessitava da ajuda de Deus.

Esse salmo 140 foi escrito por Davi, quando passava por momentos de grande perseguição diante de calunias e sofrimentos, portanto foi um salmo em forma de clamor pelo socorro de Deus.

Leia o Salmo 140

Livra-me, ó SENHOR, do homem mau; guarda-me do homem violento, Que pensa o mal no coração; continuamente se ajuntam para a guerra. Aguçaram as línguas como a serpente; o veneno das víboras está debaixo dos seus lábios. (Selá.)

Guarda-me, ó Senhor, das mãos do ímpio; guarda-me do homem violento; os quais se propuseram transtornar os meus passos.

Os soberbos armaram-me laços e cordas; estenderam a rede ao lado do caminho; armaram-me laços corrediços. (Selá.)

Eu disse ao Senhor: Tu és o meu Deus; ouve a voz das minhas súplicas, ó Senhor.
Ó Deus o Senhor, fortaleza da minha salvação, tu cobriste a minha cabeça no dia da batalha.

Não concedas, ó Senhor, ao ímpio os seus desejos; não promovas o seu mau propósito, para que não se exalte. (Selá.)

Quanto à cabeça dos que me cercam, cubra-os a maldade dos seus lábios.
Caiam sobre eles brasas vivas; sejam lançados no fogo, em covas profundas, para que se não tornem a levantar.

Não terá firmeza na terra o homem de má língua; o mal perseguirá o homem violento até que seja desterrado.

Sei que o Senhor sustentará a causa do oprimido, e o direito do necessitado.
Assim os justos louvarão o teu nome; os retos habitarão na tua presença.

Salmos 140:1-13

Por quem o Salmo era cantado?

O salmo 140 foi entregue por Davi ao mestre do coro, portanto foi cantado por Davi e os levitas. Ainda hoje é cantado por Judeus e Cristãos em todo mundo. Desta forma, existem samos de adoração e de pedidos de socorro. Da mesma forma há diversas canções inspiradas nesse magnifico salmo.

Sê forte, cantado na voz de Shirley Carvalhaes

Vede o Salmo em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre o Salmo

Um estudo sobre a proteção encontrada em Deus, exposta no salmo 140

Analise e mensagem do Salmo

Um renomado pintor ministrava uma aula a um grupo de aspirantes a artistas e lhes falava sobre composição artística. Entre as composições inapropriadas para uma obra de arte, ele tomou como exemplo a pintura de paisagens.

Afirmou ser errado retratar locais como florestas sem pintar no meio da paisagem um caminho para fora das árvores: “Quando um artista pinta uma paisagem desse tipo, deve sempre inserir uma saída.

Caso contrário, a densa mistura das árvores e a falta de espaços entre elas deprimem e causam ansiedade nos observadores”. Resumindo, para esse pintor toda obra de arte deve produzir um sentimento de esperança de maneira que o desamparo e o sofrimento sejam retratados.

Davi nunca visitou museus de arte, mas conhecia muito bem as paisagens da agonia e sabia o valor de um caminho para fora delas. Nesse sentido, sua vida poderia ser colocada em um quadro. Ele sofreu várias perseguições injustas, principalmente nos dias de Saul, nos quais os assessores reais faziam intrigas contra o salmista e acirravam o ódio do rei contra ele.

Pr. Thomas Tronco

Como trabalhar o Salmo  na escola com Crianças e adolescentes

Vamos escrever um pouco? A reflexão sobre fato que nos acontecem na vida, poderão nos ajudar a repensar, por que nos sentimos as vezes tristes ou deprimidos em certas situações. Portanto, vamos pensar mais, e fazer uma linda produção textual?

  1. Escreva sobre algo que marcou sua infância
  2. Inclua em sua produção textual, pessoas que se mostraram como vilões e outros que você considera como heróis
  3. Coloque seus sentimentos e desejos no texto
  4. Se desejar ler para a sala será bem vindo, mas se não quiser, guarde para sua reflexão.

Davi desejou que seus inimigos tivessem o troco, pelo mal que lhe fizeram, e você? consegue perdoar a quem te ofendeu? O que Jesus nos ensina em Mateus capitulo 6 verso:12?

Fim

E então, o que acharam de conhecer um pouco sobre o Salmo 140? Viram como Davi se comportava diante das perseguições? Ele pedia socorro a Deus, para que o livra-se, portanto, salmo 40 é uma oração.  Se você gostou, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

Um abraço e até breve!