Salmo 141 aponta Davi comparando as palavras que saem da boca de algumas pessoas, com a prática do pecado e os desejos do coração. Jesus no entanto, comparou o mesmo fato, quando afirmou que as palavras e os maus atos dos homens, vêm dos seus corações (Mateus 15:10-20).

Salmo 141

Se Davi, que foi um homem forte, e ocupou  uma posição de liderança firme, reconheceu o perigo de ser influenciado para o mal por intermédio de outros, significa portanto que, n´s também, devemos escolher os nossos amigos com muito cuidado, para não nos contaminarmos.

Leia o Salmo 141

SENHOR, a ti clamo, escuta-me; inclina os teus ouvidos à minha voz, quando a ti clamar.
Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde.

Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.
Não inclines o meu coração a coisas más, a praticar obras más, com aqueles que praticam a iniquidade; e não coma das suas delícias.

Fira-me o justo, será isso uma benignidade; e repreenda-me, será um excelente óleo, que não me quebrará a cabeça; pois a minha oração também ainda continuará nas suas próprias calamidades.

Quando os seus juízes forem derrubados pelos lados da rocha, ouvirão as minhas palavras, pois são agradáveis.

Os nossos ossos são espalhados à boca da sepultura como se alguém fendera e partira lenha na terra. Mas os meus olhos te contemplam, ó DEUS o Senhor; em ti confio; não desnudes a minha alma.

Guarda-me dos laços que me armaram; e dos laços corrediços dos que praticam a iniquidade. Caiam os ímpios nas suas próprias redes

Salmos 141:1-10

Por quem o Salmo 141 era cantado

Esse magnifico salmo, provavelmente foi cantado por Davi, os levitas, e hoje, ele é entoado por judeus e Cristãos em todo o mundo. Veja abaixo uma linda canção falando do silencio de Deus.

Vede o Salmo 141 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre o Salmo 141

Analise e mensagem do Salmo

Davi conhecia guerras. Quando ainda menino, venceu Golias, o campeão dos filisteus. Antes de ser coroado como o segundo rei de Israel, foi protegido por Deus das perseguições do seu predecessor, Saul.

Uma vez que ascendeu ao trono em Jerusalém, conduziu várias campanhas bem-sucedidas contra os inimigos ao redor de Israel. Venceu os rebeldes, liderados por seu próprio filho, em uma guerra civil que ameaçou seu trono. Em todos esses conflitos, Davi buscou forças em Deus. Muitos dos Salmos são orações feitas por Davi durante essas batalhas.

Davi entendeu, porém, que os inimigos usavam diversas armas, e não somente espadas, flechas e carruagens de ferro. Ele percebeu batalhas espirituais, tentações de seguir os erros de homens maus, como ameaças reais. Na oração de Davi no Salmo 141, ele tratou suas batalhas espirituais com grande urgência, pedindo socorro do próprio Senhor.

A urgência na voz de Davi fica nítida nas primeiras palavras do Salmo. Do meio de uma batalha crítica contra a tentação, ele clama a Deus pedindo ajuda urgente. A guerra contra o pecado não é brincadeira. Devemos travar a batalha com a determinação de vencer, contando com a ajuda do Senhor ( fonte)

Como trabalhar o Salmo 141 na escola com Crianças e adolescentes

O salmo exposto, mostra claramente que precisamos ter cuidado com nossas palavras, pois ao dize-las, alguém poderá se apropriar delas e tentar no prejudicar, portanto, há momentos que é melhor ficarmos calados, concorda? Contudo, se abrirmos nossa boca para adorar ao Senhor, não temos o que temer.

Vamos aproveitar essa reflexão e fazer uma brincadeira em grupo, que embora seja uma dinâmica, traz uma reflexão sobre o silêncio! Vamos fazer uma “competição de seriedade?” Ou como esta brincadeira é conhecida: Vamos bater um sério?

  1. Reúna o grupo de amigos e lance o desafio
  2. Todos deverão permanecer sérios e não deverão dizer palavra alguma.
  3. A pessoa que quebrar o silencio sairá da brincadeira.
  4. Assim, essa forma de brincar deve permanecer até que o vencedor, seja aquela pessoa que conseguiu permanecer séria pelo maior tempo possível.

Essa dinâmica portanto, nos ensina que, permanecer calado poderá ser a melhor opção em certos momentos, pois o silencio poderá nos poupar de muitas perseguições.

Fim

Como foi para você conhecer o Salmo 141 ? Por certo, entendeu que o Senhor é nosso socorro, portanto, deve ser buscado em todo tempo. Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

                                         Um abraço e até breve!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.