salmo 142 é uma poesia escrita pelo rei Davi, uma oração que o mesmo fez a Deus quando estava na caverna escondido. Um homem como ele não precisava se esconder, mas, Davi fazia isso pois, não queria machucar Saul, porquanto o amava. Ele apenas queria que Deus o livrasse da perseguição.

Salmo 142

O salmo 142 é profundo e traz muito conhecimento,mostrando Davi suplicando a Deus embora mediante a perseguição ele estivesse aflito.

Leia o Salmo 142

Com a minha voz clamei ao SENHOR; com a minha voz supliquei ao SENHOR.
Derramei a minha queixa perante a sua face; expus-lhe a minha angústia.

Quando o meu espírito estava angustiado em mim, então conheceste a minha vereda. No caminho em que eu andava, esconderam-me um laço.

Olhei para a minha direita, e vi; mas não havia quem me conhecesse. Refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma.

A ti, ó Senhor, clamei; eu disse: Tu és o meu refúgio, e a minha porção na terra dos viventes.

Atende ao meu clamor; porque estou muito abatido. Livra-me dos meus perseguidores; porque são mais fortes do que eu.

Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem.

Salmos 142:1-7

Por quem o Salmo 142 era cantado

Esse  salmo,  foi cantado pelo rei Davi, também os levitas. Hoje, ele é entoado por judeus e Cristãos em todo o mundo. Veja abaixo uma linda versão cantada desse salmo.

Vede o Salmo 142 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre o Salmo 142

Analise e mensagem do Salmo 142

O título do Salmo 142 diz que essa oração foi feita por Davi quando estava na caverna. Durante sua fuga de Saul, relatada em 1 Samuel 22 – 24, Davi entrou em cavernas em, pelo menos, duas ocasiões: na caverna de Adulão (1 Samuel 22:1) e em uma no deserto de Em-Gedi (1 Samuel 24:1-3).

A oração registrada no Salmo 142 pode ser de uma dessas cavernas. Pela ênfase no estado solitário do autor, sem amparo de homens, parece mais provável que seja do início de 1 Samuel 22, antes de chegarem os 400 homens que se aliaram a ele.

O Salmo 142 é pequeno, composto de apenas sete versos, mas repleto de sentido e emoção. Consideremos essa oração de Davi da caverna.

A oração de Davi poderia ter sido silenciosa, uma expressão do coração claramente visível para Deus. Mas ele clamou e suplicou em alta voz, e ainda registrou para outros o conteúdo da sua oração íntima. Do coração da caverna, Davi se abriu com Deus e comunicou sobre suas angústia.

 Quando tudo vai bem e achamos que temos controle das nossas circunstâncias, é fácil afirmar nossa confiança no Senhor. Mas quando estamos sozinhos e isolados, fechados em lugares que parecem não ter saídas, conseguimos orar com confiança ao Senhor?

É uma coisa confiar em Deus quando andamos em ruas bem iluminadas que nós mesmos escolhemos; é outra confiar nele quando não conseguimos enxergar um passo pela frente.

Davi estava literalmente dentro de uma caverna, talvez rastejando no chão para se esconder dos seus perseguidores. Ele não sabia o que vinha pela frente, mas Deus sabia, e Davi achou conforto nesse fato.( fonte)

Como trabalhar o Salmo 142 na escola com Crianças e adolescentes

A dinâmica abaixo, mostra o que a caverna pode representar para cada criança, para cada individuo. Dependendo da situação em que a pessoa estiver passando, a caverna pode representar muita coisa.

  1. O professor deve dizer à turma: ” Quando eu falo em caverna, o que te vem à memória?”
  2. O aluno deverá dizer: Sim, e aquilo que a caverna representa para ele.
  3. Observe que a dinâmica aplicada  nas crianças logo abaixo pode manifestar o que cada uma delas sente, não apenas por palavras, mas também, por meio de sua expressão facial.( observe)

4. Fique atento às respostas para que ajude aos alunos confusos em seus sentimentos.

Fim

Como foi para você conhecer o Salmo 142? Por certo, o Senhor é nosso socorro, e deve ser buscado em todo tempo. Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

                                         Um abraço e até breve!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.