in , , , , ,

Salmo 23

Salmo 23 2

Salmo 23, além de belíssimo, expressa o desejo do salmista em receber os cuidados do Senhor Poderoso. O autor desse Salmo, o rei Davi, comparou o amor e o cuidado que tinha por suas ovelhas, com a proteção e alento, que ele mesmo recebia de Deus.

Amado e citado por milhares de pessoas, principalmente por crianças, o Salmo 23 é uma oração em forma de cântico, confiando na providência Divina.

Salmo 23 1

Leia o Salmo 23

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.

Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Salmos 23:1-6

Por quem o Salmo 23 era cantado

O Salmo 23 era principalmente cantado pelo rei Davi, que antes de assumir o reinado de Israel, foi um excelente pastor de ovelhas. Enquanto cuidava delas no campo, com sua harpa compunha os mais belos louvores ao Senhor dos exércitos.

Após assumir o reinado, o rei Davi ordenou cantores ( Levitas)  para que louvassem a Majestade Santa. Eles reuniram todos os salmos antigos, assim como utilizavam os que Davi havia feito.

Ainda Hoje, entretanto, os Salmos são cantados por cristãos e judeus, possivelmente em novas versões musicais, contudo, com a mesma essência da letra original.

Versão salmo 23 cantado na voz de Aline Barros

https://www.youtube.com/watch?v=ToM6RUdeel0

  Esse maravilhoso Salmo, traz paz e muita segurança para aqueles que procuram abrigo nos braços de Jesus, mas, também mostra que as vezes, a correção é dolorosa, contudo, Ele nunca nos abandona.

Vede o Salmo 23 em vídeo – Narrado na voz de

Cid Moreira

Na maravilhosa voz de Cid Moreira, o Salmo 23 é narrado, sendo possível ser ouvido até por aqueles que possuem leitura.Portanto, ouça esse maravilhoso salmo e faça sua reflexão.

Breve estudo sobre o Salmo 23

Abaixo você pode conferir, um estudo muito interessante, realizado pelo arqueólogo, o doutor Rodrigo Silva. Ele comenta sobre a história desse Salmo, e elucida cada frase mencionada por Davi. Ele explica, como as ovelhas se comportavam e  ainda hoje se comportam, quando são criadas no deserto.

Após esse maravilhoso estudo, você conseguirá entender, cada passagem descrita no Salmo 23. Portanto, entenderá cada expressão usada pelo salmista, ao escrever seu cântico. Comparando o cuidado que ele tinha por sua ovelhas, com o tratamento que recebemos do Senhor.

Confira, assistindo até o fim, esse riquíssimo  documentário, arqueológico, antropológico e humano, sobre o motivo desse rico Salmo, estar entre os preferidos pelas pessoas.

Analise e mensagem do Salmo 23

Uma das interpretações equivocadas quanto ao Salmo 23, é o fato de as pessoas pensarem que se orarem todos os dias e citarem esse Salmo, terão tudo o que desejarem, e isso não é verdadeiro. Na verdade, ter tudo o que se tem necessidade  é diferente de possuir algo por vaidade.

Deus sempre estará pronto a suprir nossas necessidades, mas não tem obrigação alguma de nos dar tudo o que desejamos. Pois nem sempre, algo que desejamos é necessário. Como pastor maravilhoso que é, o Senhor sempre cuidará de nós, enquanto estivermos debaixo de sua proteção, como ovelhas de seu pasto ( metáfora)

Como trabalhar o Salmo 23 na escola com Crianças e adolescentes

1.Peça que as crianças pesquisem e tragam para a escola, informações e fotos dos lugares onde ainda hoje existem criação de ovelhas. Pesquise também sobre o clima desses lugares, e qual é o mais propicio para ovinocultura.

2.Uma dinâmica bem animada e fácil, que tanto crianças ou adolescentes, irão amar! Afinal de contas, quem não gosta de brincar com olhos fechados?

  1. Em uma sala, coloque diversos obstáculos, com uns 3 ou 5 objetos. Pode ser cadeira, mesinha, corda esticada no chão, uma caneta em um canto.
  2. Separe as crianças em pares e  escolham quem serão as ovelhas e quem será pastor.
  3. A ovelha deverá ficar de olhos fechados e seguir a voz do pastor.
  4. O pastor deverá guiar a ovelha por meio de comandos, dizendo onde deve ir, como se mover, etc.
  5. O objetivo é que as ovelhas transponham os obstáculos sem abrir os olhos.
  6. Depois trocam-se os papéis: quem foi ovelha passa a ser pastor.

Conforme o estudo  do vídeo acima, feito pelo arqueólogo Rodrigo Siva, as ovelhas ouvem e conhecem a voz de seu pastor. De forma alguma permitirão que estranhos as enganem.

Para crianças menores, o professor pode construir um envelope de ovelhas, com EVA, ou cartolina,  e fazer as pequenas ovelhinhas de algodão como mostrado abaixo. Posteriormente tirando as ovelhinhas do envelope, conte a história para eles conforme a sugestão de Ana Michely.

Fim

Pois bem, o que acharam do aprendizado sobre o Salmo 23? Viram quanta coisa interessante, temos para aprender na vida? A maior dela, é aprendemos que Deus nos ama de tal maneira, que nos trata como um pastor às ovelhas, enquanto Ele mesmo é nosso pastor.

  Se você está gostando da série dos Salmos, permaneça conectado conosco. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

Um super- abraço e até breve!

Aula de Canto 1

Aula de Canto

Músicas de Viola 21

Músicas de Viola