Salmo 26

0

Salmo 26, mostra o rei Davi se apresentando em sua fidelidade, como um homem que seguia os princípios ensinados pela palavra, portanto, a leitura desse hino mostra para nós o lado didático e o lado prático do serviço ao Senhor.

Salmo 26

No Salmo existe uma descrição para o homem fiel, abençoado pelo Senhor, que deseja andar na sua integridade, e continua com um contraste com os adversários, que não têm lugar na congregação de Deus.

Salmo 26 1

Leia o salmo 26

Julga-me, SENHOR, pois tenho andado em minha sinceridade; tenho confiado também no SENHOR; não vacilarei.

Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração.
Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos; e tenho andado na tua verdade.
Não me tenho assentado com homens vãos, nem converso com os homens dissimulados.

Tenho odiado a congregação de malfeitores; nem me ajunto com os ímpios.
Lavo as minhas mãos na inocência; e assim andarei, Senhor, ao redor do teu altar.
Para publicar com voz de louvor, e contar todas as tuas maravilhas.

Senhor, eu tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória.
Não apanhes a minha alma com os pecadores, nem a minha vida com os homens sanguinolentos,

Em cujas mãos há malefício, e cuja mão direita está cheia de subornos.
Mas eu ando na minha sinceridade; livra-me e tem piedade de mim.
O meu pé está posto em caminho plano; nas congregações louvarei ao Senhor.

Salmos 26:1-12

Por quem o Salmo 26  era cantado

O salmo 26 era cantado por judeus e cristãos em todas as épocas. Ainda hoje existem músicas que trazem esse salmo, ou trechos de seu poema. Abaixo você ouve Voz da verdade em Inocente!

Vede o Salmo 26  em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre o Salmo 26

Salmo 26 2

Analise e mensagem do Salmo 26

 Salmo 26 oferece o exemplo da vida de Davi em seguir essas orientações.

“Faze-me justiça, SENHOR, pois tenho andado na minha integridade e confio no SENHOR, sem vacilar. Examina-me, SENHOR, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos. Pois a tua benignidade, tenho-a perante os olhos e tenho andado na tua verdade” (versos 1 a 3).

As palavras de Davi não devem ser interpretadas como afirmações absolutas de fidelidade constante. Qualquer pessoa que tem lido a história da vida de Davi sabe que ele falhou várias vezes, cometendo pecados graves. Mas uma qualidade que ajudou Davi a manter sua posição respeitada foi seu desejo de estar em comunhão com Deus, uma atitude que o levou a se arrepender depois de errar. Assim, apesar dos seus sérios erros, ele continuou caminhando na integridade e obediência ao Senhor, como ele afirma nesse Salmo.

Uma das características que define um governante é a qualidade dos seus conselheiros. Davi, certamente respeitando o princípio de Salmo 1:1, recusou a se assentar com pessoas que desrespeitavam a vontade de Deus:

“Não me tenho assentado com homens falsos e com os dissimuladores não me associo. Aborreço a súcia de malfeitores e com os ímpios não me assento” (versos 4 e 5).

Enquanto esse princípio é importante para reis, presidentes e governadores, foi revelado para o benefício de todos. Quando os amigos e outras pessoas influentes em nossa vida não respeitam a Deus, certamente vão nos incentivar a demonstrar a mesma rebeldia. Davi rejeitou tais influências pois desejava sinceramente a presença do Senhor.( Fonte)

Como trabalhar o Salmo 26  na escola com Crianças e adolescentes

Salmo 26 3

Amigo secreto ou amigo oculto

Você sabe que na vida temos tanto amigos quanto inimigos ocultos não é? Viram que no salmo 26 o rei Davi se queixa de perseguição, sem que ele tenha  feito mal nenhum? Pois é, a vida é dessa forma! Para termos amigos e inimigos, basta termos nascido! E nossa dinâmica de hoje, mesmo  que seja uma brincadeira tradicional , irá nos ensinar muito sobre isso,portanto, vamos lá?

  1. Escreva o nome dos participantes em papeizinhos, e cada um tire o seu, mas não deixe que ninguém o veja.
  2. Nessa brincadeira, a pessoa sorteada é quem terá de adivinhar quem que a tirou, ao invés do amigo secreto dar dicas para as pessoas adivinharem quem ele tirou!
  3. A pessoa fecha os olhos enquanto seu amigo secreto levanta a mão para todos o identificarem.
  4. Em seguida, ela faz perguntas até acertar quem o tirou.
  5. Para ficar mais instigante, o grupo pode combinar a quantidade de perguntas.
  6. Assim, se a pessoa não acertar, ela paga uma prenda!
  7. E depois, claro, recebe o seu presente.

Essa é uma brincadeira de final de ano, mas que pode ser feita em qualquer data! Além de promover a interação, permite conhecermos melhor uns aos outros.

Fim

Como foi para você conhecer o Salmo 26?  Devemos confiar no Senhor e andar em retidão, adorando ao DEUS poderoso e único. Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

 Um abraço e até breve!