salmo 30 1

Salmo 30 é um maravilhoso cântico, atribuída possivelmente sua composição ao rei Davi. Ele mostra a dor e arrependimento pelos erros cometidos, assim como o pedido de misericórdia e busca pela bondade de Deus.

Diante da incerteza e angustias, mas com certa esperança de alcançar novamente a presença e o favor de Deus, Davi se desmanchava diante do Senhor, até senti-lo.

Leia o Salmo 30

Exaltar-te-ei, ó SENHOR, porque tu me exaltaste; e não fizeste com que meus inimigos se alegrassem sobre mim. Senhor meu Deus, clamei a ti, e tu me saraste. Senhor, fizeste subir a minha alma da sepultura; conservaste-me a vida para que não descesse ao abismo.

Cantai ao Senhor, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade. Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida.

O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

Eu dizia na minha prosperidade: Não vacilarei jamais. Tu, Senhor, pelo teu favor fizeste forte a minha montanha; tu encobriste o teu rosto, e fiquei perturbado.

A ti, Senhor, clamei, e ao Senhor supliquei. Que proveito há no meu sangue, quando desço à cova? Porventura te louvará o pó? Anunciará ele a tua verdade?

Ouve, Senhor, e tem piedade de mim, Senhor; sê o meu auxílio. Tornaste o meu pranto em folguedo; desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria,

Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre.

Salmos 30:1-12

Por quem o Salmo 30 era cantado?

Esse salmo de Davi foi composto para dedicação do templo. Por certo as lagrimas deviam descer dos olhos de Davi, enquanto entoavam esse salmo. Ele foi cantado pelos levitas, por Davi, e hoje é cantado ainda, por cristãos e judeus em todo o mundo.Portanto, vamos adorar a Deus!

Salmo 30 verso 5

Vede o Salmo 30 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Esse maravilho salmo 30 narrado na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre o Salmo 30

Um estudo profundo, administrado pelo reverendo Augustus Nicodemos

Analise e mensagem do Salmo 30

Lutero, Calvino e Augustinho, tinham preferencia pelo salmo 30. Por certo esse maravilhoso salmo, possui algo de muito profundo.Ele se identifica com a realidade cristã ou judaica. portanto deverá sempre  ser observado, com muito carinho e atenção, principalmente por aqueles que se encontram ansiosos, desejando buscar a ajuda de Deus.

Como trabalhar o Salmo 30 na escola com Crianças e adolescentes

Você sabe qual é a composição das lágrimas? Chorar é bom ou ruim? Por que será que depois que choramos podemos nos sentir melhor, ou então estourarmos com dores de cabeça?  Veja o vídeo abaixo e tire conclusões com a turminha!

  1. Após assisti-lo faça uma breve pesquisa para saber qual a composição das lágrimas.
  2. Abra uma roda para a discussão. Surpreenda-se e divirta-se com a criatividade e o pensamento das crianças.
  3. Para finalizar, promova uma disputa com direito a votos, sobre quem consegue imitar o chora de forma mais convincente.

As pessoas antigas costumavam dizer que chorar lava a alma! Será que lava mesmo?

Fim

O que achou da breve exposição sobre o salmo 30 ? Na verdade ele é lindo, mas, é quase impossível sitá-lo sem chorar concorda? Portanto, já prevendo isso, o salmista registrou: O choro dura uma noite, mas, a alegria vem pela manhã!” Se você gostou e que ler mais salmos como esse, acesse o blog da Demonstre e desfrute de tudo de bom que existe aqui.

Um abraço e até breve!

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.