Salmo 40 mostra claramente, como vale a pena clamar e esperar o socorro de Deus. O salmista Davi mostra que  em sua  perseverança ao buscar o auxilio do Senhor, ele alcançou o que tanto necessitava. No entanto, antes, ele necessitou de paciência para esperar a operação Divina.

Só Deus pode tirar o homem do charco de lodo ( metáfora para situação de sofrimento e derrota). Ele pode mudar a vida daqueles que recorrem a Ele. Portanto, o que esperam em Deus, terão não apenas livramentos, mas também, a alegria de viver e  um novo cântico em seus lábios.

Leia o Salmo 40

Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.

E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.

Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira.
Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar,

são mais do que se podem contar.
Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste.

Deus ama aqueles que tomam atitudes para honra-lo

Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito.
Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.

Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, Senhor, tu o sabes.

Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade.
Não retires de mim, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.

Porque males sem número me têm rodeado; as minhas iniquidades me prenderam de modo que não posso olhar para cima. São mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça; assim desfalece o meu coração.

Digna-te, Senhor, livrar-me: Senhor, apressa-te em meu auxílio.
Sejam à uma confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida para destruí-la; tornem atrás e confundam-se os que me querem mal.

Desolados sejam em pago da sua afronta os que me dizem: Ah! Ah!
Folguem e alegrem-se em ti os que te buscam; digam constantemente os que amam a tua salvação: Magnificado seja o Senhor.

Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.

Salmos 40:1-17

Por quem o Salmo 40 era cantado?

Cantado pelo rei Davi, pelos levitas, por Israel no passado. Hoje cantado por judeus e cristãos em todo mundo. Portanto, salmo 40 é atemporal.

Salmo 40 cantado na versão e voz de Davi Sacer – estilo jovem

Davi Sacer canta Salmo 40 em um estilo jovem, moderno.

O estilo musical poderá variar, em conformidade com as gerações, culturas , idades ou gostos musicais, mas, a essência da palavra é imutável.

Salmo 40 cantado na voz de Carlos de Oliveira – estilo tradicional

Carlos de Oliveira cantando nos anos 80 uma versão do salmo 40 em um estilo tradicional adotado por pentecostais.

Esse é o mês da consciência negra no Brasil. Você conhece as leis que se relacionam com a história dos negros no Brasil?

E aí, você acha que a pedagogia de Paulo Freire é Marxista? Veja isto!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Menino Judeu cantando

O amor e a alma exposta em adoração a Deus, na voz de um garoto judeu.

 Vede o Salmo 40 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre o Salmo 40

Esboço de Salmos 40:

Salmos 40.1 – 4: Benefícios de esperar em Deus

Do verso 1 ao 4 o salmista mostra o quanto vale a pena esperar em Deus e confiar, que ele pode mudar situações difíceis. Portanto, aquele que acreditam Nele, podem estar até mesmo em uma situação miserável, contudo, nada impede que Deus possa agir em suas vidas e mudar a situação. Mas, é necessário clamar por ajuda.

Salmos 40.5 – 10: Quantas maravilhas!

Dos versículos 5 ao 10 o salmista mostra quantas maravilhas Deus já fez no passado. Portanto, nada impede que o Senhor opere também em sua vida. Ele mostra sua confiança e esperança no agir de Deus na vida dele.

Salmos 40.11 – 17: Não me negues a tua misericórdia

Dos versos 11 ao 17, ele ora para que a misericórdia do Senhor o guarde e proteja por todos os seus dias. Desta forma ele estará seguro e longe da fúria de seus inimigos.

O salmo 40 é um salmo de gratidão, de pedido de socorro ao mesmo tempo. Contudo, mesmo assim, não deixa de ser também uma forma de desabafar com Deus, sobre tudo que causa aflição ao salmista.

Analise e mensagem do Salmo 40

Observe contudo que, embora o salmo 40 apresente um pedido de socorro, visto, principalmente no verso 11 a 17, em outras partes, ele revela a fé no Senhor por ter atendido o clamor. Portanto, trata-se de um salmo que expressa  pedido de ajuda, mas também agradecimento e fé acreditando que o mal já foi vencido.

Como trabalhar o Salmo 40 na escola com Crianças e adolescentes

Esperar com paciência no Senhor, não  é muito simples para algumas pessoas.A ansiedade para resolver certas situações, podem fazer que algo dê errado. Portanto, é preciso esperar o tempo para cada coisa, e isso que queremos ensinar aos pequenos, vamos lá?

Convide a turma a se dividir em grupos para realizarem a pesquisa. Ela constará em quanto tempo é necessário para cada acontecimento. Assim cada grupo deverá apresentar um relatório com suas pesquisas e imagens, no dia marcado pelo professor.A listagem é a seguinte:

  1. Quanto tempo uma galinha precisa chocar seus pintinhos até nascerem? O que acontece se ela chocar menos dias?
  2. Quanto tempo a cadela precisa aguardar o nascimento de seu cachorrinhos ? Se eles passarem do tempo de nascer, o que pode acontecer com a cadela ou os cachorrinhos.
  3. Quanto tempo uma mãe leva para gerar um bebê. Se o bebê nascer antes do tempo, pode ter problemas? E se nascer depois?
  4. O que acontece com a plantação quando chove ou deixa de chover no tempo certo?

Quando as crianças apresentarem as questões, faça com que vejam  a importância de esperar com paciência. Portanto, esperar o tempo para cada acontecimento é importante, em todos aspectos da vida.

Para Deus agir e responder a oração, é conseguir a garantia de vitória, e que tudo acontecerá no momento certo, é preciso esperar.

Fim

Observou como o salmo 40 tem um ensino maravilhoso sobre a paciência? Portanto, esperar a hora exata para cada vitória é importante. Mas, quando existe pressa em resolver certas questões, elas poderão dar errado.

Se deseja conhecer mais sobre os salmos, e outras atividades que desenvolvidas aqui para a educação infantil, nos acompanhe no blog da demonstre, aqui tem muita riqueza para você. Fique sempre conosco e tenha muito mais informações.

Um grande abraço e até breve!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.