Salmo 42 foi escrito pelos filhos de Corá. Ele aponta para possíveis circunstâncias, como os apertos que Davi passou quando fugiu de Absalão. É possível que esses rapazes tenham acrescentado seu hino à coletânea de Davi,  para reforçar a confiança do rei nesses momentos difíceis.

Salmo 42

A corça, e um tipo de cervo, ilustram o desejo do autor pela presença de Deus. Mostrando que, tal qual um animal precisa de água para sobreviver, nós precisamos de Deus para a nossa sobrevivência espiritual. O autor não apenas aceita a presença de Deus, ele a busca ativamente e não vê a hora de estar na presença do Senhor.

Leia o Salmo 42

Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?

As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?
Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava.

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.

Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte.
Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim.

Contudo o Senhor mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida.

Direi a Deus, minha rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo?
Com ferida mortal em meus ossos me afrontam os meus adversários, quando todo dia me dizem: Onde está o teu Deus?

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.

Salmos 42:1-11

Por quem o Salmo 42 era cantado

Cantado pelos filhos de Corá, por Davi e por todos os demais que temem a Deus na terra! O salmo 42 é um verdadeiro louvor à majestade Santa. Portanto, está entre os salmos que Davi cantava. Abaixo você ouve Fernandinho: ” Faz Chover”

Vede o Salmo 42 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre o Salmo 42

Breve mensagem sobre o salmo 42, com o pastor,  portanto, uma boa porção da palavra de Deus!

Analise e mensagem do Salmo 42

Antes de ler o Salmo 42, podemos observar que a atribuição desse hino aos filhos de Corá é uma mensagem sobre a misericórdia de Deus. A rebeldia de Corá, pelo menos 400 anos antes da composição desse Salmo, levou à morte dele e de milhares de outros (leia o relato em Números 16).

Na leitura desse registro, a abrangência do castigo não fica completamente clara. Fala das famílias, até das crianças (Números 16:27), e depois diz que foram engolidos pela terra as casas, os pertences e os homens envolvidos (Números 16:31-33). Outro texto tira a nossa dúvida quando diz explicitamente: “Mas os filhos de Corá não morreram” (Números 26:11).

Observando a gravidade do desrespeito demonstrado por Corá, Deus poderia ter acabado com a linhagem desse levita. Mas, o Senhor deu oportunidade para outras gerações da família se mostrarem diferentes. Ao invés de se rebelar contra o Senhor, os filhos (descendentes) de Corá se dedicaram ao louvor de Deus. Escreveram alguns Salmos lindos e cheios de reverência para com o Senhor. ( Dennis Allan )

Como trabalhar o Salmo 42 na escola com Crianças e adolescentes

O salmo 42, fala sobre o servo que brama pelas correntes da água. Você sabe que tipo de animal é o servo? Ele é conhecido no Brasil com Veado, é um animal selvagem, portanto, dificilmente se adaptará morar em casas. Contudo, logo abaixo, temos um vídeo muito interessante sobre um desses animaizinhos, que apareceu em Sorocaba, São Paulo, e se tornou o xodó da casa.

  1. Assista o vídeo abaixo, para conhecer um pouco sobre ele
  2. Faça uma produção textual, onde você encontra um cervo e se se torna seu amigo.
  3. Você pode criar como ficção, crônica ou relato. Poderá haver diálogo, ou  poderá simplesmente narrar a história.
  4. Permita que todos os participantes apresentem sua criação
  5. Escolha a história mais bonita e envie para a Demonstre! Teremos o prazer em publicá-la aqui!

Estamos  te aguardando, portanto capriche!

Fim

Como foi para você conhecer o Salmo 42?  O amparo da parte do Senhor na velhice, é a garantia de sucesso e felicidade. Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

Um abraço e até breve!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.