salmo 53 3

salmo 53

0
255

Salmo 53 é uma poesia de Davi, mostrando, como as pessoas ao deixarem de acreditar em Deus, perdem o temor, portanto, não se incomodam de praticar a iniquidade e fazer o mal. Contudo, Deus os julgará e tudo trará a juízo.

Salmo 53

Nosso temor e esperança, precisam estar a todo tempo no Senhor, a Ele pertence toda glória e louvor para sempre, mas também lhe pertencem a justiça e o juízo. Portanto, Deus deve ser temido em toda terra.

Leia o Salmo 53

Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, e cometido abominável iniquidade; não há ninguém que faça o bem.

Deus olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus.

Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não, nem sequer um.

Acaso não têm conhecimento os que praticam a iniquidade, os quais comem o meu povo como se comessem pão? Eles não invocaram a Deus.

Ali se acharam em grande temor, onde não havia temor, pois Deus espalhou os ossos daquele que te cercava; tu os confundiste, porque Deus os rejeitou.

Oh! se já de Sião viesse a salvação de Israel! Quando Deus fizer voltar os cativos do seu povo, então se regozijará Jacó e se alegrará Israel.

Salmos 53:1-6

Por quem o Salmo 53 era cantado

Esse fantástico salmo, provavelmente foi cantado por Davi, os levitas, e hoje, ele é entoado por judeus e Cristãos em todo o mundo. Veja abaixo uma linda versão cantada desse salmo.

Vede o Salmo 53 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre o Salmo 53

Analise e mensagem do Salmo 53

No Salmos 53, o Salmista fala mais uma vez sobre a corrupção humana. Ele relembra os temas abordados no Salmos 14.

Os tolos e incrédulos dizem que: “Deus não existe!”. Estes seguem sua loucura e ignoram as obras de Deus na criação. Ignoram sua Palavra e se rebelam contra seus desígnios

Por isso, o Salmista louva a Deus pela salvação que vem de Sião, isto é, Jesus Cristo. O Messias prometido que nos livra da ira vindoura.

Deus fala uma e depois, duas vezes

Portanto, seria de muito bom-tom que os homens atentassem às suas palavras; neste salmo, Deus fala duas vezes, pois ele é quase uma cópia fiel do Salmo 14.

O objetivo é convencer-nos dos nossos pecados, fazer com que enrubesçamos e tremamos por sua causa; e como temos uma tremenda dificuldade de chegar a este ponto, este tema precisa ser exposto de forma bastante detalhada.

A palavra, como convincente que é, é comparada a um martelo cujos golpes precisam ser repetidos com frequência. Deus, aqui, por intermédio do salmista:

1.Mostra-nos como somos maus, v. 1.

2.Dá-nos prova disto através do seu seguro conhecimento, w. 2,3.

III. Pronuncia o terror sobre os perseguidores, os piores dentre os pecadores, w. 4,5.

IV Comunica ânimo ao seu povo perseguido, v. 6.

Existe uma pequena variação entre este salmo e o salmo 14, mas que pode ser considerada desprezível, somente entre os versículos 5 e 6 daquele e o versículo 5 desse; algumas expressões, que tratam da vergonha que os ímpios lançam sobre o povo de Deus, foram lá utilizadas e aqui deixadas de lado, mas, no lugar delas, este salmo contém uma profecia que fala da vergonha que Deus lançará sobre os ímpios. ( Fonte)

Como trabalhar o Salmo 53 na escola com Crianças e adolescentes

Embora existam pessoas que preservam a moral, embora digam não serem religiosas, mas, é fato que a corrupção tem uma forte ligação com a falta do temor de Deus.

  1. Faça uma pesquisa sobre o que é corrupção no sentido político, e depois responda em seu caderno
  2. Por que muitos desviam o dinheiro público
  3. Se as pessoas realmente acreditassem que Deus as está observando, fariam muitas coisas das quais vergonhosamente praticam?
  4. Alguém que realmente acredita, que Deus faz justiça, teria coragem de :matar, roubar e enganar?

Observe que em provérbios está escrito que, o temor do Senhor é o princípio da sabedoria… Se as pessoas acreditam realmente em Deus, no mínimo se afastarão da corrupção.

Como foi para você conhecer o Salmo 53? Por certo, o Senhor é um justo juiz e não tolera a perversão. Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

                                         Um abraço e até breve!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.