Salmo 6 mostra que nosso estado emocional e espiritual, afeta o bem-estar físico. É normal ver pessoas angustiadas ou deprimidas apresentando sintomas de doenças físicas, e  esses mesmos sintomas vão embora, quando o problema se resolve .

 Salmo 6

No Salmo 6, Davi citou os efeitos físicos do seu sofrimento, pelo sentimento que possuía com respeito ao seu próprio pecado e por causa dos adversários que o maltratavam.

Leia o salmo 6

Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor.
Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados.

Até a minha alma está perturbada; mas tu, Senhor, até quando?.
Volta-te, Senhor, livra a minha alma; salva-me por tua benignidade.

Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?
Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas,

Já os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e têm-se envelhecido por causa de todos os meus inimigos.

Apartai-vos de mim todos os que praticais a iniquidade; porque o Senhor já ouviu a voz do meu pranto.

O Senhor já ouviu a minha súplica; o Senhor aceitará a minha oração.
Envergonhem-se e perturbem-se todos os meus inimigos; tornem atrás e envergonhem-se num momento.

Salmos 6:1-10

Por quem esse salmo era cantado

Esse maravilhoso salmo, possivelmente foi cantado por Davi, os levitas, e hoje, ele é entoado por judeus e Cristãos em todo o mundo. Veja abaixo uma linda versão cantada desse salmo. Após ver como se dava o final de suas provas, Asafe descobriu que era feliz!

Série nova no canal!!! Preparado!? Neste primeiro vídeo apresentamos o que vai ser a série de vídeos educativos realizada no Museu Câmara Cascudo. Veja, se inscreve e me conte o que achou, ok!?

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Temos um anunciante!!! Clique na imagem ou no link e veja esse curso ímpar que nosso anunciante está oferencendo para quem está querendo trabalhar na web!

Sobre o autor do curso e o curso: 

Alex Vargas é um empreendedor digital em série e tem mais de 40 projetos online. Só que o melhor é que ele desenvolveu um sistema a prova de falhas e que já vem aprimorando a mais de 4 anos, pra criar esses projetos de forma extremamente rápida. Com esse sistema, que na verdade é um método em passos simples, mas que devem ser aplicados na ordem certa é possível criar vários projetos online de forma muito rápida, progressiva e altamente lucrativa. E esse sistema ele compilou tudo em um Super Treinamento que chamou de Formula Negocio Online. https://go.hotmart.com/S10361627L

Já tivemos acesso ao treinamento e desde a semana passada estou aplicando aqui no blog. De uma olhada nesse ebook, clique no link abaixo:

https://go.hotmart.com/S10361627L?ap=b6e8

O Treinamento é totalmente em vídeo aulas, com mais de 200 vídeos, mais de 50 horas no total de pura informação de qualidade no modelo de passo a passo, é impossível errar.Além disso, tem muito material extra, como: Mapas Mentais, Checklists, Exercícios, Fluxogramas, Ferramentas Para os Membros, Várias Bônus Fantásticos. E ainda uma galera muito bacana que faz parte dos alunos e esta aprendo e trocando idéias, e ainda o próprio Alex Vargas, esta sempre pronto pra responder todas as duvidas. Olha os depoimentos deles:

https://go.hotmart.com/S10361627L?ap=305a

Veja esse vídeo com 10 atividades explicadas para combater o bullying e o preconceito na escola e em casa!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas com poetas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

E ainda temos os vídeos de poesias, sempre maravilhosos e diários no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

Vede o Salmo 6 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Salmo de Davi para ser tocado com instrumento de oito cordas.

Breve estudo sobre o Salmo 6

Analise e mensagem do Salmo

O cabeçalho do Salmo 6 inclui instruções musicais para seu uso na adoração em Israel. Foi confiado ao mestre de canto a tarefa de conduzir esse Salmo para ser acompanhado por instrumentos de oito cordas.

Como o uso de instrumentos musicais foi característica da adoração no templo, essa anotação nos lembra do empenho de Davi em preparar as coisas para a construção do templo e organizar o culto para glorificar o Senhor.

A adoração em Jerusalém não foi feita desleixadamente, conforme o humor de cada pessoa; foi um trabalho realizado com planejamento e dedicação. Ainda hoje, Deus deseja reuniões espirituais realizadas com decência e ordem (1 Coríntios 14:40).

A introdução atribui o Salmo a Davi, mas não identifica seu contexto histórico. Considerando a mensagem e o tom do Salmo, uma boa possibilidade seria no início do reinado de Davi, talvez logo depois de ser aceito como rei pela nação inteira.

A leitura dos primeiros quatro capítulos de 2 Samuel, que registram as dificuldades que Davi enfrentou para consolidar o reino, serve para enriquecer o entendimento da mensagem desse Salmo.

Deus já havia nomeado Davi como sucessor de Saul, mas a aceitação do novo rei pelo povo não foi imediata. O povo do sul de Israel, no território de Judá, aclamou Davi como rei logo após a morte de Saul, mas muitos apoiaram como rei o único filho sobrevivente de Saul, Isbosete.

Houve conflito entre os defensores dos dois, e Davi foi aceito pela nação inteira somente depois da morte de Isbosete. ( fonte)

Como trabalhar o Salmo 6 na escola com Crianças e adolescentes

Vamos estudar um pouco? Como uma pessoa que fica muito triste poderá ficar doente? O que acontece com nosso corpo físico quando passamos por momentos difíceis?

Veja o vídeo abaixo, logo depois, anote no caderno, quais as coisas que você costuma fazer, as quais estão lhe prejudicando. Pense como poderá se livrar delas.

Fim

Como foi para você conhecer o Salmo 29?  O Senhor é fiel e sua palavra é inigualável. Ele reina sobre todos nós! Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos.

Visite outros salmos e confira sua mensagem. Temos diversidade de material na Demonstre para você.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.