O salmo 61 apresenta Davi, o rei de Israel, como um homem que dependia de Deus. Sua prosperidade e seu sucesso como líder da nação. A humildade de Davi foi vista em todas as épocas da sua vida. Salmo 61 é um bom exemplo dessa humilde dependência.

Salmo 61

O projeto do coração de Davi, estava no desejo de alcançar a comunhão eterna com Deus. Portanto, isso  o maior alvo na sua vida, foi o privilégio de servir na casa do Senhor. Para esta finalidade, ele não procurou proteção nem satisfação em outro lugar.

Leia o Salmo 61

Ouve, ó Deus, o meu clamor; atende à minha oração. Desde o fim da terra clamarei a ti, quando o meu coração estiver desmaiado; leva-me para a rocha que é mais alta do que eu.

Pois tens sido um refúgio para mim, e uma torre forte contra o inimigo.
Habitarei no teu tabernáculo para sempre; abrigar-me-ei no esconderijo das tuas asas. (Selá.)

Pois tu, ó Deus, ouviste os meus votos; deste-me a herança dos que temem o teu nome.
Prolongarás os dias do rei; e os seus anos serão como muitas gerações.

Ele permanecerá diante de Deus para sempre; prepara-lhe misericórdia e verdade que o preservem. Assim cantarei louvores ao teu nome perpetuamente, para pagar os meus votos de dia em dia.

Salmos 61:1-8

Por quem o Salmo 61 era cantado

Esse salmo, provavelmente foi cantado por Davi, os levitas, e hoje, ele é entoado por judeus e Cristãos em todo o mundo. Veja abaixo uma linda versão cantada da versão desse salmo.

Vede o Salmo 61 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre o Salmo 61

Analise e mensagem do Salmo 61

No Salmos 61, o Salmista Davi derrama seu coração diante de Deus. A oração dele é para que o Senhor o livre de situações adversas e maiores do que ele.

Contudo, apesar de reconhecer que as circunstâncias são maiores do que ele sua fé lhe mostra que elas não são maiores do que Deus. Por isso, ele diz: “põe-me a salvo na rocha mais alta do que eu”.

Davi achou abrigo debaixo das asas protetoras de Deus, a mesma proteção que Jesus desejava dar para todo o seu povo (Mateus 23:37). O acesso ao refúgio em Deus não depende da vontade do Senhor, pois ele deseja a salvação de todos (1 Timóteo 2:3-4; 2 Pedro 3:9).

Cada um precisa escolher: seguir o exemplo de Davi e buscar o refúgio, ou fazer como o povo de Jerusalém que recusou a proteção divina.

Como trabalhar o Salmo 61 na escola com Crianças e adolescentes

Você conhece a montanha Everest? Ele possui 8.848 metros em relação ao nível do mar. Do seu topo é possível ver as coisas acima de qualquer um. É uma visão privilegiada. No entanto, Deus é a rocha mais alta do que qualquer monte que seja. Podemos chegar nele através da oração e da Sua Palavra.

Veja o vídeo abaixo, depois escreva o que você gostaria de fazer, caso fosse desafiado a passar um dia inteiro no monte Everest. Mas, não esqueça de compartilhar com os amigos suas ideias hein! A natureza nos ensina muito sobre Deus, contudo, nem todos conseguem compreender esse mistério.

Fim

Como foi para você conhecer o Salmo 61? Por certo, o Senhor é nosso socorro, portanto, deve ser buscado em todo tempo. Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

Um abraço e até breve!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.