Salmo 90

0

Salmo 90 tem sua autoria atribuída á Moisés. O grande líder de Israel em forma de oração, conversava com Deus sobre a fraqueza do homem, enquanto, clamava pela providencia do Senhor.

Ele fala da brevidade de nossos dias, mostrando que a média de uma vida produtiva vai até os 70 anos, se chegam aos 80, o cansaço lhes acompanha durante os dias que se seguem.O profeta ora para que Deus nos perdoe os erros , afaste os males e prospere os nossos caminhos.

Leia o Salmo 90

SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.
Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.

Tu reduzes o homem à destruição; e dizes: Tornai-vos, filhos dos homens.
Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.

Tu os levas como uma corrente de água; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce.

De madrugada floresce e cresce; à tarde corta-se e seca.
Pois somos consumidos pela tua ira, e pelo teu furor somos angustiados.

Diante de ti puseste as nossas iniquidades, os nossos pecados ocultos, à luz do teu rosto.
Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto que se conta.

Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.

Quem conhece o poder da tua ira? Segundo és tremendo, assim é o teu furor.
Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.
Volta-te para nós, Senhor; até quando? Aplaca-te para com os teus servos.

Farta-nos de madrugada com a tua benignidade, para que nos regozijemos, e nos alegremos todos os nossos dias.

Alegra-nos pelos dias em que nos afligiste, e pelos anos em que vimos o mal.
Apareça a tua obra aos teus servos, e a tua glória sobre seus filhos.

E seja sobre nós a formosura do Senhor nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos.

Salmos 90:1-17

Por quem o Salmo 90 era cantado?

Embora o Salmo o Salmo 90 seja uma oração escrita possivelmente por Moisés, acredita-se que Davi o tenha ordenado na seleção do hinário destinado aos levitas, para adorarem a majestade Santa!

Hoje igualmente, ele é adaptado e cantado em vários idiomas ao redor do mundo. Principalmente por judeus e cristãos.

Salmo 90 cantado por Ana Paula Valadão- Diante do trono

Os Salmos cantados são orações, poemas, expressão da alma e poesia ao mesmo tempo. Enquanto alguém canta extraindo a força que vem de sua alma, é capaz de impactar que as ouve. 

Vede o Salmo 90 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Uma narração maravilhosa da palavra de Deus, em uma das vozes mais bonitas do Brasil

Breve estudo sobre o Salmo 90

De acordo com os estudos feitos por Dennis Alan, o Salmo 90 é o salmo mais antigo da Bíblia. Ele teria sido escrito por Moisés, aproximadamente 1.400 anos antes de Cristo.

Moisés estaria então com 80 anos, e após o preparo dos primeiro 40 anos vividos no Egito, onde teve preparo intelectual, e o preparo espiritual e teste de sobrevivência adquirido no deserto por mais 40 anos, ele retornaria então para o Egito., em busca de libertar o povo de Deus que ali estava cativo.

Na época em que Moisés escreveu esse Salmo, o povo já havia saído do Egito e era guiado por ele no deserto, onde os desafios eram enfrentados todos os dias. No entanto, sempre que alguma coisa parecia não dar certo, o povo murmurava e colocava a culpa em Moisés.

Ele então, cansado precisava orar, para que Deus lhe desse forças para continuar a caminhada e perdoasse aquele povo reclamador.

Analise e mensagem do Salmo 90

A mensagem desse salmo é sem dúvidas, a brevidade de nossos dias, e o quanto precisamos do socorro de Deus em todo o tempo.

Ele também fala da necessidade de alegria, para que pudessem esquecer todo os sofrimento que haviam passado como escravos, mas, pediam que a graça de Deus fosse sobre eles para os sustentarem.

A maravilhosa mensagem do salmo 90 poderá ser lida e refletida, sempre que houver necessidade de animo, diante do cansaço e necessidades do dia a dia. Uma oração a Deus em busca de seus cuidados.

Como trabalhar o Salmo 90 na escola com Crianças e adolescentes

Por ser um Salmo extremamente curioso, poderá permitir, portanto, diversas perguntas e respostas para a garotada. Poderemos começar por algumas pesquisas.

1- Você pode sugerir à turminha, que se dividam em grupos, busquem informações e apresentem um trabalho com anotações e imagens, sobre os seguintes assuntos:

2-Pesquise, de acordo com o IBGE, quantos anos, os homens brasileiros, vivem em média hoje?

3- O que melhorou ou piorou para que as pessoas vivam nessa média de idade?

4- o que é necessário as pessoas terem, para viverem mais tempo?

5 – Em sua opinião, as pessoas vivem mais ou menos, do que o tempo descrito no Salmo 90?

6- Quantos anos Moisés viveu?

No dia marcado para a entrega do trabalho, discuta com eles, como é possível melhorar a qualidade de vida, e fazer com as pessoas vivam mais tempo com saúde. Comente com eles a importância da oração, mas também dos cuidados com alimentação, sono, exercícios, e visita periódica para os exames médicos.

 

Comente, em uma linguagem que eles possam entender, sobre a responsabilidade dos governantes em fornecer recursos para melhorar a qualidade de vida, e qual é a parte de cada pessoa para isso.

Fim

O que acharam de conhecer um pouco sobre o Salmo 90?  Se você gostou, continue nos acompanhando na sequencia das postagens, pois já temos outros Salmos e continuaremos em uma sequencia. Visite outras páginas da Demonstre e curta nossas publicações, deixe seu comentário. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

Um super- abraço e até breve!