Salmo 95 é uma maravilhosa convocação à adoração ao Deus Todo poderoso. Ele busca a convencer ao povos, que adorem ao Senhor, pois a sua benignidade dura para sempre. Deus é o criador de todas as sublimidades que existem no universo, portanto deve ser louvado constantemente.

Salmo 95

O convite do Salmo 95 é para que o povo adore ao Senhor sem restrição, pois Deus é grande, magnífico e Santo em todos seus caminhos.

Leia o Salmo 95

Vinde, cantemos ao SENHOR; jubilemos à rocha da nossa salvação.
Apresentemo-nos ante a sua face com louvores, e celebremo-lo com salmos.

Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses.
Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas.

Seu é o mar, e ele o fez, e as suas mãos formaram a terra seca.
Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou.
Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão.

Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto; quando vossos pais me tentaram, me provaram, e viram a minha obra.

Quarenta anos estive desgostado com esta geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não tem conhecido os meus caminhos.
A quem jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso.

Salmos 95:1-11

Por quem o Salmo 95 era cantado

Esse magnifico salmo, provavelmente foi cantado por Davi, os levitas, e hoje, ele é entoado por judeus e Cristãos em todo o mundo. Veja abaixo um lindo louvor com Chagas Sobrinho, o qual convida a louvar ao Senhor!

Vede o Salmo 95 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Ouça a Palavra do Senhor, na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre o Salmo 95

Estude com Pr. Trivelatto  pontos importantes do salmo 95

Analise e mensagem do Salmo 95

Davi sentiu imenso prazer em adorar ao Senhor, e se dedicou ao trabalho de incentivar, organizar e conduzir o culto a Deus em Israel. Salmo 95 é uma chamada à adoração com um contraste interessante. Ou abrimos os corações para dar ao Criador sua devida honra, ou endurecemos os corações e viramos as costas para ele.

Salmo 95 não inclui título, mas o autor do livro de Hebreus o atribui a Davi (Hebreus 4:7). Não sabemos em que momento Davi compôs este Salmo, pois a mensagem nele apresentada é típica de Salmos de todos os períodos do seu reinado.

Adoração com propósito

(versos 1 a 3). A adoração a Deus é ativa e proposital. Davi chama os adoradores a saírem e se unirem a outros para oferecer louvores. No contexto do Novo Testamento, se torna especialmente claro que podemos adorar a Deus em qualquer lugar e momento, uma vez que esse serviço seja feito “em espírito e em verdade” (João 4:24), ou seja, com sinceridade e conforme as orientações que Deus nos dá nas Escrituras.

Em Israel na época de Davi, porém, alguns atos de adoração foram oferecidos a Deus exclusivamente no local que o Senhor determinou como centro nacional da sua religião. Adoração no tabernáculo temporário, na época de Davi, ou no templo permanente edificado por seu filho nas gerações posteriores, fazia parte do serviço que Deus pedia do seu povo.

Para participar no culto nacional, os israelitas saíam das suas casas e viajavam, às vezes grandes distâncias, para se reunirem em Jerusalém.

Culto e adoração requer sacrifício

O serviço a Deus não foi visto por esses adoradores, e não deve ser visto hoje, como algo passivo, feito com pouco ou nenhum esforço. O conceito de culto ou adoração nas Escrituras é inseparável da noção de serviço.

Quando Jesus falou de adorar e dar culto a Deus (Mateus 4:10), ele usou palavras traduzidas no texto do Antigo Testamento como temer e servir (Deuteronômio 6:13). Para o sincero adorador, esse serviço não é uma tarefa desagradável ou árdua.

Os hinos de louvor, mesmo sendo sacrifícios (Hebreus 13:15), são oferecidos com júbilo, pois são cantados para honrar “o Rochedo da nossa salvação” que nos proporciona a segurança nas tempestades dessa vida. Ele é o único verdadeiro Deus.

Como trabalhar o Salmo 95 na escola com Crianças e adolescentes

“Seu é o mar, e ele o fez, e as suas mãos formaram a terra seca.”

Já teve curiosidades para saber, por que o mar não entorna? O que você sabe sobre o ciclo das águas?  Além de maravilhoso é super curioso, não é? Portanto,  vamos pesquisar?

  1. Após assistir o interessante vídeo abaixo com seus alunos, convide-os a fazer uma construção textual, registrando a opinião deles, sobre o que acham do processo pelo qual passam as águas do mar.
  2. Peça que respondam em seus textos, a pergunta: ” Por que o mar não entorna?
  3. Se houver possibilidades abra um circulo para discutirem as maravilhas e os mistérios do mar!

Fim

Como foi para você conhecer o Salmo 95? Por certo, o Senhor  deve ser adorado em todo tempo. Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

                                         Um abraço e até breve!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.