Salmo 96, fala da dignidade de Deus, mostrando ser ele o único e legítimo, digno de adoração. Ele merece toda  gratidão, portanto,  suas criaturas devem honra-lo com hinos de adoração.

Salmo 96

Este Salmo, considera o domínio universal do único Deus, e seu desejo de estender a salvação a todos. A mensagem do Salmo 96 tem como prioridade a convocação para honrar e glorificar o Senhor  nosso Deus. Portanto, vamos adorá-lo!

Leia o Salmo 96

Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR toda a terra.
Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; anunciai a sua salvação de dia em dia.
Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos as suas maravilhas.

Porque grande é o Senhor, e digno de louvor, mais temível do que todos os deuses.
Porque todos os deuses dos povos são ídolos, mas o Senhor fez os céus.
Glória e majestade estão ante a sua face, força e formosura no seu santuário.

Dai ao Senhor, ó famílias dos povos, dai ao Senhor glória e força.
Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferenda, e entrai nos seus átrios.
Adorai ao Senhor na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra.

Dizei entre os gentios que o Senhor reina. O mundo também se firmará para que se não abale; julgará os povos com retidão.

Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; brame o mar e a sua plenitude.
Alegre-se o campo com tudo o que há nele; então se regozijarão todas as árvores do bosque,

Ante a face do Senhor, porque vem, porque vem a julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos com a sua verdade.

Salmos 96:1-13

Por quem o Salmo 96 era cantado

Esse salmo maravilhoso, provavelmente foi cantado por Davi, os levitas, e hoje, ele é entoado por judeus e Cristãos em todo o mundo. Veja abaixo uma linda versão cantada desse salmo.

Vede o Salmo 96 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Cid Moreira, com sua voz inconfundível traz a mensagem do Salmo 96, de forma tocante forte, contudo, profundamente edificadora.

Breve estudo sobre o Salmo 96

Um breve estudo sobre a grandeza de Deus, mostra como precisamos nos submetermos ao Rei, mas, sem pensarmos em olhar para traz!

Analise e mensagem do Salmo 96

Davi, o segundo rei de Israel, organizou o serviço ao Senhor em Jerusalém. Nomeou os homens responsáveis para conduzir a adoração dos israelitas. O primeiro hino registrado nesse contexto do culto em Jerusalém inclui partes dos Salmos 105, 96 e 106 (nesta sequência).

Salmo 96 se destaca dos outros dois citados por sua mensagem universal. Charles Spurgeon o descreveu como um hino missionário, pois seu apelo se dirige às nações, e não exclusivamente a Israel.

O Salmo começa com um convite tríplice de cantar ao SENHOR (versos 1 e 2). O Salmista convida os adoradores a cantar “um cântico novo”.

Essa expressão, encontrada várias vezes nos Salmos, pode significar apenas o fato do hino ter sido escrito para uma ocasião específica. É importante notar, porém, o uso das mesmas palavras em outros livros que falam sobre a salvação em Cristo.

A frase aparece em Isaías 42:10 em um contexto que anuncia a vinda do Servo do Senhor com sua mensagem para os gentios (nações não judias). O capítulo é citado no Novo Testamento como profecia sobre Jesus (Mateus 12:18-21; Lucas 2:32 etc.).

No livro do Apocalipse, um novo cântico está vinculado à mensagem da redenção em Cristo (considere Apocalipse 5:9 e 14:3 nos seus respectivos contextos).

É certo ver no Salmo 96 um vislumbre do evangelho de Jesus Cristo que seria pregado a todas as nações. O Salmo foi composto 1.000 anos antes do nascimento de Jesus, mas ocupa um lugar importante no louvor dos cristãos atuais, pois nos chama a proclamar a mensagem da salvação às nações ( fonte)

Como trabalhar o Salmo 96 na escola com Crianças e adolescentes

“Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; brame o mar e a sua plenitude.Alegre-se o campo com tudo o que há nele; então se regozijarão todas as árvores do bosque…”

Já imaginou a grandeza do Senhor em sua criação? Você conhece todas as espécies que existem na terra e no mar? Possivelmente não! Nem mesmos aqueles que se dedicam dia e noite às pesquisas, sabem de fato, quantas espécies diferentes existem no céu e na terra.

Mas, que tal pesquisarmos algumas das obras primas do criador?

  1. Divida a turma em grupos
  2. Lance um desafio, para que cada grupo pesquise o máximo de criaturas estranhas que existem na terra e no mar.
  3. Eles poderão trazer fotos, videos, ou recortes de revistas
  4. Ganha o desafio, o grupo que apresentar um maior número de espécies!

Para dar uma forcinha, aí vai um vídeo com uma quantidade de espécies diferentes, para você se surpreender! Interessante, que grande parte dos animais terrestres, tem sua versão marinha! Portanto, vamos conferir?

Fim

O Salmo 96 é magnífico, não é mesmo? Se você gostou desta postagem, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

Um abraço e até breve!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.