3 doenças nos olhos

Olá! No texto de hoje iremos falar sobre 3 doenças nos olhos: ceratocone, conjuntivite e glaucoma. Boa leitura!

Doenças no olho

Algumas doenças podem causar desconforto, comprometimento parcial da visão e até mesmo a perda total da visão. O surgimento dessas doenças se dá de forma hereditária ou devido a idade.

doenças nos olhos
3 doenças nos olhos

Apesar de ser muito comum, alguns cuidados podem ser tomados para evitar o surgimento da doença ou, caso ela já tenha se manifestado, para um diagnóstico cedo e tratamento efetivo. Pensando nisso, separamos 3 doenças nos olhos que são muito comuns. Confira.

Ceratocone

Trata-se de uma doença que afeta a espessura e formato da córnea, causando uma visão distorcida ou turva. Essa doença não possui cura, mas o uso de óculos ou lentes de contato pode ajudar. Além disso, a doença pode ser estabilizada entre os 30 e 40 anos de idade.

doenças nos olhos
3 doenças nos olhos

Para a realização do diagnóstico é necessário avaliar os aspectos físicos do paciente, bem como realizar exames clínicos (tomografia da córnea, por exemplo). Seu tratamento inclui uso de óculos e lente, entretanto, nos estágios mais críticos da doença pode não surtir mais efeito. Com isso, surge a necessidade de realizar cirurgias para tratar a doença, sendo elas:

  • Crosslinking corneano;
  • Implante de anéis intraestromais;
  • Transplante de córnea.

Conjuntivite

Muito conhecida, a conjuntivite caracteriza-se como uma doença inflamatória que envolve a membrana que recobre o globo ocular. A conjuntivite pode surgir através de bactérias, vírus ou alergias.

Os sintomas da conjuntivite incluem vermelhidão em um ou nos dois olhos, pálpebras inchadas, secreção, sensibilidade à luz e visão distorcida. Entretanto, os sintomas variam de acordo com o tipo da doença, ou seja, se é viral ou bacteriana.

doenças nos olhos
3 doenças nos olhos

Para o diagnóstico da doença é necessário que o oftalmologista analise os aspectos clínicos do paciente, além de investigar os sintomas apresentados e realizar exames.

É válido ressaltar que a conjuntivite não costuma deixar sequelas, entretanto, é necessário que seja tratada para evitar comprometimento da visão. Além disso é importante ter alguns cuidados para evitar o surgimento da conjuntivite como lavar as mãos, não compartilhar toalhas de rosto, não usar maquiagens de outras pessoas e não colocar as mãos nos olhos.

Glaucoma

O glaucoma é outra doença bastante comum, entretanto, é cercada de algumas dúvidas. A doença envolve o nervo óptico, causando a perda de células da retina. O surgimento da doença se dá através da pressão intraocular, no entanto, não existe um nível exato da pressão para que a doença seja desenvolvida. Mesmo assim, quando essa pressão começa a se elevar, maior é o risco para que o glaucoma surja.

doenças nos olhos
3 doenças nos olhos

O glaucoma está dividido em quatro tipos:

  • Glaucoma primário de ângulo aberto ou glaucoma crônico;
  • Glaucoma de ângulo fechado ou glaucoma agudo;
  • Glaucoma congênito;
  • Glaucoma secundário.

A doença é silenciosa, isto é, não é sintomática, pelo menos no estágio inicial. Apesar disso, pode ser percebida através da perda da visão periférica. Ao perceber os sinais, é importante procurar um profissional, evitando assim um diagnóstico tardio.

O diagnóstico é feito através de exames clínicos solicitados por um oftalmologista. Além disso, alguns fatores de risco devem ser levados em consideração como idade (se está acima dos 40 anos), histórico familiar de glaucoma, histórico de outras doenças nos olhos e pressão arterial alta.

Lembre-se, o glaucoma é uma doença que precisa de atenção, devendo ser tratada da forma correta para evitar o comprometimento da visão. Caso não seja tratada, a doença pode causar cegueira.

Perguntas frequentes sobre doenças nos olhos

O que é uma doença ocular?

Como a nomenclatura já sugere, uma doença ocular caracteriza-se por afetar a região do ocular. É válido lembrar que algumas doenças, caso atinjam estágios mais graves, podem causar cegueira.

O ceratocone pode causar cegueira?

Caso não seja tratada e esteja em um estágio bastante avançado, o ceratocone pode causar cegueira. Entretanto, a cegueira ocorre em casos em que os estágios estão mais avançados e não são acompanhados pelo oftalmologista.

Como o ceratocone pode ser evitado?

É muito comum que se coce os olhos, entretanto, não é indicado, pois pode contribuir para o surgimento da doença, sobretudo se já houver casos de ceratocone na família.

O que diferencia a conjuntivite viral da bacteriana?

Apesar de terem sintomas semelhantes, a secreção em cada tipo é diferente. Na conjuntivite viral a secreção surge de forma esbranquiçada e em pequena quantidade, já a secreção na conjuntivite bacteriana possui coloração amarelada e em maior quantidade.

Quais os sintomas de glaucoma?

O glaucoma costuma ser uma doença assintomática, pelo menos no início, no entanto, alguns sintomas podem surgir caso a doença tenha atingido um estágio mais avançado. Nesse caso, os sintomas podem incluir vermelhidão nos olhos, visão embaçada, dores na região dos olhos, dores de cabeça, dificuldade para enxergar no escuro, entre outros.

3 doenças nos olhos e muito mais!

Obrigada por acompanhar o post até aqui! Confira outros textos do Blog Demonstre, separei um especialmente para você: 8 tipos de queijo: tabela nutricional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20