3 tipos de anemia

A anemia é uma doença do sangue caracterizada pela diminuição dos glóbulos vermelhos, ou seja, pela redução da quantidade de hemoglobina, uma proteína essencial que carrega oxigênio para os tecidos do corpo.

Quando esses glóbulos estão em baixa no organismo, os tecidos recebem quantidades inadequadas de oxigênio, não sendo capazes de funcionar da forma adequada.

tipos de anemia
3 tipos de anemia

Os principais sintomas da anemia são: fadiga, palidez nas mucosas (como a dos olhos), fraqueza, cansaço, apatia, falta de concentração e tontura, que pode levar inclusive ao desmaio.

Muitas pessoas pensam que basta fazer uma suplementação de ferro para combater ou até mesmo evitar a doença, o que não é verdade. Pensando nisso, separamos três tipos de anemia pois, apesar de provocarem os mesmos sintomas, elas precisam de tratamentos e terapias nutricionais diferentes.

Por isso, quando se tem suspeita da doença, é necessário fazer exames específicos e seguir uma dieta ideal de acordo com o diagnóstico. Confira.

Tipos de anemia e de terapia nutricional

Confira abaixo quais são os tipos de anemia e como seguir uma dieta de acordo com o diagnóstico da doença.

Anemia ferropriva

Por ser a mais comum, é também a mais conhecida e se caracteriza simplesmente pela deficiência de ferro no organismo.

tipos de anemia
3 tipos de anemia

Para curá-la, adote uma dieta rica em:

1) Vísceras: fígado, coração, moela.

2) Carne bovina, aves e peixes.

3) Feijão preto, ervilha, lentilha e grão de bico.

4) Quiabo, jiló.

5) Inhame, aveia.

6) Jenipapo, figo, ameixa, uva passa, açúcar mascavo, melado, banana passa, açaí.

7) Alimentos ricos em ferro junto a alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja, caju, acerola, abacaxi, tangerina e morango.

8) Alimentos ricos em vitamina A (couve, cenoura, abóbora, manga e mamão), B12 (peixes, fígado e carne bovina), ácido fólico (feijão, banana, abacaxi, laranja, lentilha e abóbora) e riboflavina (fígado, abacate, brócolis e fubá).

Evite:

1) Alimentos ricos em fitatos: farelo de trigo, farelo de aveia e excesso de cereais integrais.

2) Alimentos ricos em oxalatos: espinafre, beterraba, farelo de trigo, nozes, chá preto, chocolate.

3) Leite de soja, proteína vegetal texturizada, queijo de soja (tofu) e missô (pasta de soja).

4) Alimentos ricos em fosfatos: leite, queijo, gema do ovo, levedo de cerveja, sementes de abóbora, gérmen de trigo, castanha do pará, amendoim e leite de soja.

5) Alimentos ricos em ferro junto a alimentos ricos em cálcio (leite e derivados).

6) Chá preto, chá mate, café, álcool, refrigerantes do tipo cola.

Anemia megaloblástica

Caracteriza-se pela deficiência de B12 ou ácido fólico no organismo. O tratamento consiste basicamente no consumo de vegetais folhosos verdes, fígado, carnes, ovos, leite e seus derivados.

tipos de anemia
3 tipos de anemia

No caso da deficiência de B9 (ácido fólico) é recomendada a reposição medicamentosa desse nutriente, além do consumo de vísceras de animais, verduras de folha verde, legumes, frutos secos, grãos integrais e levedura de cerveja.

Anemia falciforme

É uma doença hereditária. Os glóbulos vermelhos perdem sua forma oval natural, ficando com o formato parecido com o de uma foice. Por causa dessa alteração, a passagem dos glóbulos vermelhos pelos pequenos vasos sanguíneos torna-se difícil, comprometendo a circulação.

tipos de anemia

Por isso, esse tipo de anemia é caracterizada por episódios de dor abdominal severa, dor nos ossos e nas articulações e retardo no crescimento.

Preferir o consumo de:

1) Leite, chá preto ou chá mate durante as refeições.

2) Alimentos ricos em ácido fólico: folhosos crus, iogurte, peixes, passas, abacaxi, aveia, gérmen de trigo, banana e batata.

3) Alimentos ricos em zinco: leite e derivados, cereais de grãos integrais, nozes e derivados da soja.

4) Alimentos ricos em cobre: nozes, grãos de cereais integrais.

5) Alimentos ricos em vitamina E: abacate, semente de girassol, castanha do pará, gérmen de trigo, amêndoas, azeite de oliva e salmão.

Evite:

1) Alimentos com alto teor de ferro, como fígado, miúdos e fórmulas enriquecidas com ferro.

2) Alimentos ricos em vitamina C nas principais refeições, como laranja, goiaba, caju, açaí e limão.

3) Bebidas alcoólicas.

O que causa a anemia?

A anemia pode surgir por várias causas, sendo as principais carência de vitaminas, doenças genéticas, doenças autoimunes, doenças crônicas, hemorragias e problemas na medula óssea.

Quais são os sintomas de anemia?

Os principais sintomas da doença incluem tontura, falta de apetite, cansaço, coração acelerado, dores de cabeça e palidez da pele (principalmente na região os olhos e das gengivas).

Quais são os melhores alimentos para quem tem anemia?

É interessante que as pessoas com anemia consumam alimentos ricos em ferro como fígado, feijão e carne vermelha, alimentos ricos em vitamina C como laranja ou limão. Além disso, pessoas com anemia podem consumir também o pão integral, beterraba e vegetais escuros (espinafre e rúcula, por exemplo).

Como saber se está com anemia através dos olhos?

Um dos principais sintomas da anemia é a palidez da pele, principalmente nas áreas dos olhos e gengivas. Nesse caso, para identificar a anemia é preciso observar a coloração dessas áreas.

Quando a anemia é grave?

A anemia se caracteriza pela diminuição abaixo do normal de hemácias e a quantidade de hemoglobina. Com isso, a gravidade da doença vai ser identificada a partir do grau de diminuição de hemácias e da quantidade de hemoglobina.

3 tipos de anemia e muito mais!

Espero ter esclarecido suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20