4 tipos de pele: como saber o seu?

Olá! No texto de hoje iremos falar sobre os tipos de pele: seca, mista, oleosa e normal. Boa leitura!

Conhecendo sua pele

É fato que a variedade de cosméticos que encontramos por aí é de enlouquecer! No entanto, em meio a tantos produtos, como escolher o ideal para a sua pele? Simples: basta conhecê-la bem, identificando a que “família” ela pertence. Seca, mista, oleosa ou normal? A gente sempre tem um palpite, mas agora é hora de tirar a prova dos nove e acertar no seu programa diário de beleza.

Para começar, examine a sua pele. A normal é macia, lisa e com poros não visíveis. A oleosa é espessa, com poros dilatados, brilho excessivo e tendência a apresentar cravos e espinhas. Já a pele seca é fina, áspera, descama com facilidade, tem poros não visíveis e precisa de muita hidratação. Por fim, a mista tem áreas oleosas e outras secas ou mistas. No rosto, a oleosidade aparece na zona T (testa, nariz e queixo).

tipos de pele
Tipos de pele

O segundo passo, para confirmar o diagnóstico visual, é fazer o teste do papel absorvente, desses de cozinha mesmo. “Lave o rosto com sabonete neutro e aguarde entre 15 e 30 minutos. Em seguida, pressione o papel na pele durante cinco segundos. Se ele ficar, por exemplo, todo manchado, aí está o indício da pele oleosa”, explica a dermatologista Osvania Maris Nogueira.

Ainda assim, não pense que é só observar, fazer o teste do papel e pronto. Alguns outros detalhes devem ser levados em consideração.

“As variações climáticas e de poluição do ar podem interferir de forma que a pele fique mais seca ou mais oleosa.”

Osvania Maris Nogueira – Dermatologista
tipos de pele
Tipos de pele

A dermatologista Regina Schechtmann conta, inclusive, que muitas pacientes com viagem marcada vão ao seu consultório apenas para confirmarem que tipo de cosméticos podem comprar fora do país ou nos free shops. “Os cremes que as européias usam, por exemplo, não são necessariamente o que nós devemos utilizar. Os cosméticos de lá podem ser muito pesados para o nosso clima”, afirma a médica.

Portanto, seguir a indicação da amiga também não vale. Afinal, o creme que foi ótimo para a pele dela não necessariamente vai ter o mesmo efeito na sua. Mas e se ela tem a pele oleosa e você também? Então tudo bem? Não. “Isso porque a pele também pode ser mais ou menos sensível, mais ou menos espessa e por aí vai, dependendo da pessoa”, explica Regina Schechtmann.

Assim, só o dermatologista pode orientar de forma precisa quais são os cosméticos que poderão ser aliados da beleza e saúde da sua pele.

“uma boa higiene da pele, pelo menos duas vezes ao dia e com sabonete apropriado para cada tipo, é fundamental, assim como a hidratação. Outro fator de extrema importância é a fotoproteção, mas o filtro solar também deve ser adequado ao seu tipo de pele.”

Osvania Maris Nogueira – Dermatologista

A seguir, veja os tipos de pele.

Tipos de pele

Pele normal: não precisa de cuidados especiais, mas é importante mantê-la limpa e protegida. Use hidratante para pele normal e filtro solar.

Pele oleosa: limpe-a muito bem de manhã e antes de dormir. Restos de maquiagem ou sujeira fecham os poros e agravam o problema da oleosidade. Os cosméticos devem se apresentar sob a forma de gel ou spray e devem ser oil free, ou seja, sem óleo na fórmula.

Pele seca: precisa de muita hidratação. Use, portanto, um bom hidratante, especial para peles secas, após limpá-la ou sempre que sentí-la mais ressecada. Não utilize cosméticos com álcool, que ressecam ainda mais.

Pele mista: não use produtos muito gordurosos ou que retirem totalmente a oleosidade da pele. Eles podem resolver um lado do problema, mas agravam o outro.

Perguntas frequentes sobre tipos de pele

Quais são os tipos de pele?

Há sete tipos de pele, sendo os principais: normal, seca, oleosa e mista.

Como saber se a pele está hidratada?

Alguns sinais podem indicar se a pele está hidratada ou não. É importante observar se sua pele sofre descamação, se costuma sentir muita coceira, se a pele fica com um aspecto esbranquiçado e se há uma frequente sensação de repuxamento.

O que caracteriza uma pele normal?

A pele normal costuma apresentar uma textura mais saudável e aveludada, não havendo ressecamento ou brilho em excesso. Além disso, a produção de gordura desse tipo de pele se dá em quantidade apropriada.

Como manter a pele hidratada?

Para que a pele consiga estar suficientemente hidratada é necessário tomar alguns cuidados, como por exemplo beber bastante água durante o dia, usar um creme hidratante apropriado para o seu tipo de pele, não tomar banhos quentes e fazer uso de protetor solar.

Como saber se a pele está saudável?

Para identificar se a pele está saudável ou não é necessário verificar alguns pontos importantes como: se sua textura é uniforme, se não possui excesso de oleosidade, se não há poros dilatados. É importante lembrar também que a pele saudável possui toque aveludado e elasticidade.

E aí, conseguiu descobrir qual dos tipos de pele é o seu?

Continue acompanhando os textos do Blog Demonstre, separei um especialmente para você: Síndrome de Burnout.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20