A importância do sono

Nada como uma boa noite de sono para acordar renovada e com muito mais disposição para encarar o novo dia. Pena que a rotina atribulada nem sempre permita um descanso tranquilo.

sono

Dormir bem é essencial não só para a melhor execução das tarefas cotidianas. O descanso é de extrema importância para a sua saúde e o seu bem-estar.

O sono é uma necessidade metabólica de recuperação vital ligada a todos os órgãos do corpo. Funções importantes como conservação de energia, metabolismo anabólico (síntese de substâncias), amadurecimento do sistema nervoso central, consolidação da memória e secreção hormonal são desempenhadas.

Fases do sono Segundo a neurologista

O sono é dividido em estágios que formam ciclos. As fases de sonolência e de sono leve fazem parte do sono superficial, que são os estágios I e II, respectivamente.

Quando o sono se aprofunda, a atividade elétrica cerebral fica bem lenta. Esse é o estágio III ou sono de ondas lentas, que representa o momento do descanso cerebral e da reorganização da memória.

A importância do sono

O auge dos processos metabólicos acontece no sono REM (sigla em inglês para movimentos rápidos dos olhos). É o estágio em que sonhamos, em que ocorre o relaxamento total da musculatura do corpo.

O REM representa cerca de 25% do nosso sono. Durante esse período, o corpo promove a renovação de toda a musculatura. O conteúdo aprendido ao longo do dia é processado e armazenado na nossa memória.

O neurologista Paulo Luciano Gomes, do Hospital Universitário Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro, explica que todos os estágios são essenciais para uma boa noite de sono. Qualquer fase é importante, porque a atividade encefálica precisa desses diferentes ritmos.

A importância do sono

As horas de sono A quantidade de sono ideal depende de cada um. Em geral, a população adulta precisa dormir de 6 a 8 horas por noite. Eventualmente, uma pessoa saudável pode dormir menos que isso sem prejudicar a saúde. Só não deve se tornar rotina.

Mesmo que dormir mal por uma noite não afete a sua saúde, essa deficiência de sono será muito sentida no dia seguinte: Uma noite mal dormida interfere em todas as tarefas do dia-a-dia, desde o humor da pessoa até a sua produtividade no trabalho.

Irritação, cansaço, sonolência e instabilidade emocional para enfrentar uma rotina estressante são alguns problemas enfrentados por quem dorme pouco.

Nada de acumular sono para compensar depois.

É fundamental entre a hora que se deita e se levanta. Quando dormimos menos em determinada noite, o que se deve fazer é antecipar um pouco a hora de ir para cama na noite seguinte.

A importância do sono

Se para tentar compensar a pessoa acordar muito mais tarde do que seu horário habitual ou então tirar um cochilo após o almoço, naturalmente ela terá maior dificuldade para dormir na noite seguinte, perpetuando o problema.

Um dos fatores que mais atrapalham o sono e dificultam uma noite tranquila é a rotina atribulada que muitas pessoas levam. Grande parte da população não consegue se desligar dos problemas e acaba tendo seu sono prejudicado.

A privação de sono, normalmente causada por preocupações, pode se tornar crônica, trazendo consequências irreversíveis para a saúde das pessoas.

A importância do sono

– Mantenha o quarto sempre com uma temperatura agradável. Deixe o cômodo arejado durante o dia e escuro à noite;

– Estabeleça horários regulares de dormir e acordar, respeitando seu ritmo biológico;

– Evite álcool ou bebidas com cafeína à noite;

– Evite o uso regular de tranqüilizantes para dormir;

– Faça refeições leves à noite;

– Evite fazer exercícios físicos perto da hora de dormir;

– Evite atividades estimulantes à noite.

Como vem o sono?

Durante o u003cstrongu003esonou003c/strongu003e, o indivíduo passa, geralmente por ciclos repetitivos, começando pelo estágio N1 do u003cstrongu003esonou003c/strongu003e NREM, progredindo até o estágio N3, regride para o estágio N2, e entra em u003cstrongu003esonou003c/strongu003e REM. 

Para que serve o sono?

Dormir bem é essencial, não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade.

O que acontece no corpo durante o sono?

O nosso sistema imunológico se fortalece e há a produção e a liberação de hormônios para o nosso corpo.

saiba mais aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20