Adultos devem tomar vacinas?

Um dos primeiros cuidados que temos com um bebe, é o caderno de vacinas, que precisa ser mantido atualizado e em dias, com acompanhamento do seu Agente de Saúde. as vacinas são aplicadas ao longo dos meses, e anos. Mas, engana-se quem pensa que ao entrar na adolescência, não é mais preciso ter esse cuidado.

Adultos devem tomar vacinas?

Você sabia que se a água contaminada de uma poça respingar em você, é possível contrair o vírus da hepatite A? A vacinação (ou imunização) sensibiliza o sistema imunológico, o que auxilia na prevenção de doenças causadas por vírus e bactérias específicas.

Esse tipo de cuidado não deve ser interrompido quando a criança atinge a maior idade, independente de quantos anos já tenha, a vacina é sempre um meio seguro de se prevenir.

A vacina da coqueluche, tétano e difteria, por exemplo, confere proteção por uma década: após a primeira dose, deve-se tomar um reforço a cada 10 anos. Quando isso não acontece, a coqueluche pode ser transmitida de pai para filho. Doenças que pareciam ter sumido estão retornando exatamente porque algumas pessoas se recusam a tomar as medidas de prevenção.

Adultos devem tomar vacinas?

Gasta-se muito mais dinheiro com medicamentos e equipamentos para cura e controle do que com campanhas de vacinação. Vacina é sinônimo de prevenção e ela não pode ser associada apenas às campanhas do governo.

Idosos recebem anualmente incentivo para vacinar-se contra gripe, mas eles não são os únicos atingidos. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 10% da população mundial têm a doença todos os anos.

Um indivíduo em fase adulta responde 80% mais aos componentes da vacina contra a gripe do que o idoso que responde em média 58%. No entanto, não há campanhas preventivas nesse sentido.

Existem alguns mitos como o de que as grávidas não podem ser vacinadas. A partir do 2º trimestre de gestação a mulher pode ser vacinada para proteger tanto ela quanto o bebê contra a gripe.

Adultos devem tomar vacinas?

Calendário de vacinação de adultos

Antimeningocócica

Disponível na rede particular, só é indicada para casos específicos.

Antipneumocócica

Idosos e portadores de doenças crônica que possam levar à pneumonia devem ser vacinados.

Catapora

As clínicas particulares oferecem essa vacina para adultos que nunca tiveram a doença. São necessárias duas doses.

Dupla ou tríplice bacteriana

A primeira dose, aplicada na infância, é a tripla (difteria, tétano e coqueluche). A cada dez anos, deve-se tomar a dupla, que protege contra as duas primeiras doenças.

VACINA

Febre amarela

Válida por dez anos, é indicada para moradores de áreas endêmicas.

Gripe

Crianças e adultos podem imunizar-se em clínicas particulares, pois as campanhas governamentais abrangem apenas os idosos. O ideal é fazer o reforço anual.

Hepatite A

A doença se manifesta de forma mais grave em adultos e é transmitida por água contaminada. Só está disponível em clínicas particulares.

Hepatite B

Transmissível sexualmente, é oferecida para pessoas até 19 anos e profissionais de saúde nos postos públicos.

HPV

Previne contra o câncer de colo de útero. Deve ser aplicada até os 26 anos e, preferencialmente, antes do início da vida sexual.

Tríplice viral

Essa vacina contra sarampo, rubéola e caxumba é aplicada na infância, mas preciso de reforço. Está disponível nos postos de saúde.

Adianta tomar vacina contra a gripe para combater problemas respiratórios?

Não, mas evita que a pessoa tenha um quadro evolutivo do seu problema. Busque orientação de como vacinar em segurança.

Quais vacinas estão no calendário infantil?

Tríplice: contra difteria, tétano e coqueluche. Influenza: Gripe. Tríplice viral: contra sarampo, caxumba e rubéola. Meningocócica conjugada para meningococo A, C, W135 e Y.

Quais são as vacinas que não são fornecidas pelo SUS?

Vacina anti meningite meningocócica grupo A, C, W e Y. …u003cbru003eVacina anti pneumoco 13 valente. …u003cbru003eVacina anti hepatite A. …u003cbru003eVacina anti difteria, tétano e coqueluche acelular. …u003cbru003eVacinas combinadas. …u003cbru003eVacina pentavalente contra rotavírus. …u003cbru003eVacinas para o viajante. …u003cbru003eVacina anti meningite meningocócica grupo B.

O que devo saber sobre vacinas?

As u003cstrongu003evacinasu003c/strongu003e são algumas das substâncias mais importantes da sociedade, pois elas atuam diretamente na prevenção de doenças. Sendo assim, são formas de evitar epidemias ou sofrimento pessoal com doenças e tratamentos.

Saiba mais sobre cuidados com a saúde aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20